sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Guiné-Bissau: Lula da Silva convida Bacai Sanhá a visitar o Brasil

Bissau – O Presidentebrasileiro, Luíz Inácio Lula da Silva, convidou o recém-eleito Presidente da República da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá para visitar o seu país, em data ainda a definir.

Numa mensagem envida ao chefe de Estado guineense, por ocasião da sua investidura ao cargo do Presidente da República, no dia 8 de Setembro, o chefe de Estado brasileiro afiançou o seu homólogo da Guiné-Bissau de que o seu país vai continuar o seu compromisso de ajuda ao progresso e consolidação da paz no país.

Como exemplos do compromisso assumido, Lula da Silva referiu, na sua missiva, iniciativas como aquelas que estão em curso no Centro Cultural Brasileiro na Guiné-Bissau e no Centro de Formação Profissional de Bissau, financiado pelo Governo brasileiro. Lula da Silva referiu que estes são, entre outros, exemplos do interesse do Brasil na promoção da ampla cooperação bilateral entre o seu país e a Guiné-Bissau.

A nível político, o chefe de Estado brasileiro disse na sua mensagem ter acompanhado com preocupação os recentes acontecimentos, que considerou graves, que marcaram a cena política do país, e que ameaçaram de certa forma a paz e a democracia na Guiné-Bissau.

Na mesma mensagem, Lula da Silva adiantou ainda que com a realização das recentes eleições, foi confirmada a vontade do povo guineense de rumar à reafirmação e institucionalização das instituições democráticas nacionais com vista ao desenvolvimento socioeconómico do país.

Estas são entre outras, causas que Lula da Silva disse estar convicto que Malam Bacai Sanhá, enquanto Presidente da República, vai poder desenvolver. Por último, o estadista brasileiro mostrou-se esperançado no desenvolvimento da Guiné-Bissau, país ao qual o Brasil está ligado por fortes laços de amizade e de solidariedade.

Sumba Nansil

Sem comentários: