terça-feira, 3 de novembro de 2009

Parlamento Guineense discute Orçamento de Estado para ano económico 2010

Bissau – Os deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP), iniciam esta terça-feira em Bissau mais uma sessão de trabalho referente ao ano legislativo 2009/2010.

Na referida sessão, que termina no próximo dia 3 de Dezembro, os parlamentares vão discutir, entre outros assuntos constantes na ordem do dia, o Orçamento Geral de Estado para ano económico 2010, assim como fazer análise do projecto de lei sobre o sistema de informação e de segurança nacional.

Durante a plenária, prevê-se que o PAIGC indigite o deputado substituto da deputada Antónia Mendes Teixeira, a ex-líder da Bancada Parlamentar do partido do Governo, que morreu na semana passada vitima de acidente de viação na estrada que liga Bissau à região de Gabú, no leste da Guiné-Bissau.

A presente sessão deverá contar igualmente com o regresso de Raimundo Pereira ao cargo de Presidente da Assembleia Nacional Popular, depois de pouco mais de seis meses em que esteve ausente, desempenhando funções de Presidente Interino. O desempenho de Raimundo Pereira aconteceu na sequência do duplo assassinato do Presidente da República João Bernardo «Nino Vieira» Vieira e do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Baptista Tagme Na Waié nos dias 1 e 2 de Março do ano em curso respectivamente.

A abertura desta sessão legislativa deverá também contar com a presença do Presidente da República da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, o que acontecerá pela primeira vez desde que assumiu oficialmente as funções de chefe do Estado guineense, em Setembro último.

Sem comentários: