quarta-feira, 4 de maio de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Assinalado terça-feira Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - O Dia Mundial de Liberdade de Imprensa foi assinalado terça-feira sob o lema “Média do Século XXI, Novas Fronteiras e Novas Barreiras".

Além de marcado com cerimónias na sede da ONU, em Nova Iorque, a UNESCO também fez uma conferência com o Departamento de Estado norte-americano sobre o crescimento da Internet e novas média sociais.

O responsavel pelo escritório das Américas da ONG Reporteres Sem Fronteiras, Benois Hervians, falou à rádio ONU, de Paris, sobre liberdade de imprensa no Brasil.

Pela ocasião dos eventos desse Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, será atribuído o prémio da UNESCO ao jornalista iraniano, Hagmadi Zaidabadi, que foi preso após as eleições presidenciais de 2009 no Irão e cumpre neste momento a pena de 6 anos.

A marcar o evento na Guiné-Bissau, a Rádio Sol Mansi falou com dois profissionais da imprensa guineense a saber, o presidente do Sindicato de jornalistas e técnicos da comunicação social, Mamadú Candé e o director do jornal estatal, Nô Pintcha, Simão Abina.

Para Mamadú Candé, a liberdade da imprensa está muito mais avançada na Guiné-Bissau do que nos outros países da sub-região, embora essa liberdade ser relativa. "A mesma podia ser maior se os jornalistas tivessem bons salários", adiantou ele.

“Nós devemos fazer um jornalismo de isenção, de independência. Um jornalismo com responsabilidade e um jornalismo virado ao desenvolvimento, para ajudar o país a encontrar melhores soluções e não um jornalismo barato, que instigue problemas, ou publique coisas falsas. É preciso engajarmo-nos todos e a sociedade deve nos fornecer as condições necessárias. Porque nós trabalhamos em piores condições, trabalhamos mal e com muitas dificuldades”, acrescentou esse líder sindicalista que apelou, por outro lado aos profissionais do sector a não julgarem ninguém, mas a fazerem o seu trabalho dentro da sua ética e deontologia profissional.

Na opinião do director do jornal Nô Pintcha, Simão Abina, são os jornalistas que, na maior parte das vezes, desrespeitam as suas liberdades.

* * *

Semana Mundial de Acção para Educação inicia em Bissau

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - A rede de campanha de educação para todos no país, RECEPT-Guiné-Bissau, iniciou terça-feira a semana mundial de educação das mulheres e raparigas numa cerimónia presenciada pelo chefe do Governo, Carlos Gomes Jr.

Durante esta semana a RECEPT-GB vai desenvolver uma série de actividades com enfoque sobre relatos de mulheres e raparigas sobre suas próprias histórias no processo da sua educação.

Ainda, no decorrer da semana, algumas destacadas personalidades femininas do país serão convidadas para falarem de como a educação mudou as suas vidas.

* * *

O Banco Mundial vai financiar construção e equipamento de escolas de formação para os professores

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - Nos próximos três anos, o Banco Mundial vai financiar a construção e equipamento de 400 salas de aulas e 100 latrinas a nível nacional além de três escolas de formação para os professores.

Este financiamento foi anunciado terça-feira pelo responsável dessa instituição bancária mundial para a Guiné-Bissau, Geraldo Martins, a saída de um encontro com o ministro da educação.

Trata-se de um projecto que vai apoiar o sistema educativo no seu todo, mas, particularmente, o ensino básico. O montante total do projecto é de dezasseis milhões e seiscentos mil mil dólares.

As cidades de Cacheu, no norte, Bafatá, no leste e Buba no sul terão cada uma s sua escola de formação para professores.

No âmbito deste projecto, o Representante do UNICEF na Guiné-Bissau, Geoff Wiffin, disse que estão a apoiar o Ministério da Educação para coordenar este programa de educação com todos os doadores. Hoje, disse ele, tivemos uma reunião com todos os doadores principais do programa da educação no país".

Sem comentários: