sexta-feira, 3 de junho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PM recebe missão empresarial cabo-verdiana

Bissau ( Fonte: Rádiodifusão Nacional - RDN ) - O Chefe do Governo, Carlos Gomes Júnior recebeu quinta-feira a missão de empresários cabo-verdianos.

No final da audiência, o ministro cabo-verdiano da Indústria, Turismo e Energia, Humberto Brito, reconheceu a existência de condições para investir na Guiné Bissau.

Por seu lado, o PM destacou esforços do seu Governo no sentido de facilitar investimentos no país, e disse acreditar que a missão empresarial cabo-verdiana abrirá novos horizontes de cooperação.

"A visita dos nossos irmãos de Cabo-Verde era esperada há muito tempo... neste momento quase estão criadas todas as condições para estreitar a cooperação entre empresários guineenses e cabo-verdianos.

A missão, que veio ao país fazer uma prospecção do mercado nacional, termina a sua visita este sábado com a assinatura de acordos entre as partes.

* * *

Ministro da Justiça está em Bafatá onde inaugura centro de produção biométrico de bilhete de identidade

Bissau ( Fonte: Rádiodifusão Nacional - RDN ) - O Ministro da Justiça esteve quinta-feira em Bafatá, onde inaugurou o centro de produção biométrico de bilhete de identidade.

É o segundo centro de produção biométrica de bilhetes de idade a ser instalado no leste da Guiné Bissau. Depois de Bafatá, Mamadú Saliu Djaló Pires seguiu para Canchungo, Buba e Gabú.

Além desses centros, Djaló Pires visitou também os centros prisionais reabilitados de Bafatá e Mansoa, que começaram a receber presos com melhores condições.

* * *

O BM vai desembolsar 2,24 milhões de dólares norte-americanos à Guiné Bissau

Bissau ( Fonte: Rádiodifusão Nacional - RDN ) - O BM vai desembolsar 2,24 milhões de dólares norte-americanos à Guiné Bissau.

O documento que suporta o desbloqueamento da verba foi assinado quinta-feira pela ministra da Economia, do Plano e Integração Regional , Helena Nosolini Embaló e pelo Director interino das Operações do Banco Mundial, MacDonald Benjamin.


Este apoio financeiro suplementar, destina-se ao Projecto de Urgência para a Reabilitação dos setores de electricidade e água, que tinha beneficiado em Setembro de 2010 de um donativo de 12,7 milhões de dólares do BM, refere um comunicado do Ministério da Economia e Plano.

O presente acordo foi assinado numa altura em que uma missão do BM inicia quatro dias de contactos com as autoridades nacionais.

* * *

PRS inicia reunião do seu conselho nacional

Bissau ( Fonte: Rádiodifusão Nacional - RDN ) - O Partido da Renovação Social (PRS), inicia nesta sexta-feira a reunião do seu conselho nacional.

No evento, para o qual estão agendados temas, como a proposta de revisão do estatutos do partido, a eleição da comissão organizadora do terceiro congresso do PRS e a marcação da data de realização do congresso, vão participar cerca de 250 delegados eleitos em diferentes estruturas do partido.

O conselho nacional, órgão entre os congressos, reúne-se ordinariamente uma vez por ano ou a pedido de dois terços dos seus membros.

* * *

O caso da criança de oito anos de idade, vítima de violência em Bissau, já está sob a alçada da PJ

Bissau ( Fonte: Rádiodifusão Nacional - RDN ) - O caso da criança de oito anos de idade, vítima de violência no Bairro de Belém, em Bissau, já está sob a alçada da Polícia Judiciária, revelou o administrador da Associação dos Amigos de Crianças (AMIC), Fernando Cá.

A mulher responsável pela violência e torturas da criança padece de problemas de saúde que precisam de ser resolvidos, avançou Fernando Cá.

* * *

Governo financia trabalhos de levantamento cartográfico

( Portuguese News Network, 2011-06-02 ) - Os cartógrafos do Instituto Nacional de Estatística (INE), esta segunda-feira, na região de Tombali, no sul do país, os trabalhos de levantamento cartográfico, com vista às eleições autárquicas na Guiné-Bissau.

O Governo disponibilizou para o efeito 208 milhões de FCFA para a realização deste processo de levantamento cartográfico das autarquias em todas as regiões do país. Sobre o assunto, e em exclusivo à PNN, o Director-geral do Instituto Nacional do Estatística, Carlos Mendes da Costa, garantiu que os trabalhos já estão em curso. «Neste momento temos a nossa equipa no terreno, que já iniciou trabalhos nos sectores de Catió, Quebo, Bedanda e Cacine, confirmou Mendes da Costa.

Com a realização deste trabalho, o garantiu que as autoridades nacionais estão agora em condições de realizar as eleições autárquicas, as primeiras na Guiné-Bissau, desde a abertura política do país em 1994.

* * *

Angola: PR muda 32 embaixadores, quatro em países lusófonos

( DiárioDigital, 2 de Junho de 2011 ) - O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, fez na quarta-feira uma vasta remodelação de representantes de Angola no exterior, exonerando 26 embaixadores e nomeando 32 outros.

No quadro das remodelações, quatro países da lusofonia foram abrangidos -- Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

As exonerações de embaixadores incluem oito países em África, dez na Europa, cinco na América, nomeadamente Estados Unidos, e três na Ásia, incluindo a China.

Sem comentários: