terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Gabinete do Presidente da ANP acusa Oposição Democrática de recorrer à insinuações falsas para atingir objetivos inconfessáveis

Bissau, Fonte : RDN, 5-12-11 - O gabinete do Presidente da ANP acusou segunda-feira, em comunicado, a Oposição Democrática de recorrer à insinuações falsas para atingir objetivos inconfessáveis.

O mesmo gabinete vai ainda mais longe ao dizer que a 'postura desse grupo de partidos políticos na oposição, revela claramente a falta de seriedade política e com intenção para tornar cúmplices todas as altas figuras do estado guineense que exerciam função quando foram assassinados Baciro Dabó e Hélder Proença'.

É nesse sentido que o gabinete de Raimundo Pereira considera como 'má fé e ignorância jurídica' a intenção da Oposição Democrática.

No comunicado é esclarecido que Raimundo Pereira nunca esteve ligado aos crimes, por isso convida o coletivo da oposição democrática a consultar arquivos de alguns mídia sobre a posição assumida na altura pelo Presidente Interino.
* * *

UNTG anuncia a iminência de mais uma paralisação no setor público do país

Bissau, Fonte : RDN, 5-12-11 - O secretário nacional da Organização sindical UNTG, anunciou segunda-feira a iminência de mais uma paralisação no setor público do país.

Em causa, de acordo com Pedro de Carvalho, vulgo Ndinho, está o alegado aumento salarial que a central sindical União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) tem estado a exigir do Governo.

"Eles têm no OGE o aumento dos valores aduaneiros sobre produtos da primeira necessidade. O preço de todas essas coisas têm estado a disparar... e os 5 a 3% de aumento pré-anunciados só vão gerar uma inflação que cobrirá todo o efeito do aumento", disse de forma pessimista.

"O que nós estamos a prevêr é que 2012 vai haver uma situação bastante difícil para os trabalhadores públicos do país", adiantou Ndinho, que apelou por outro para o diálogo com o Governo sobre a matéria.
* * *

As sequelas do conflito político-militar de 1998 continuam bem vigentes em Bissau

Bissau, Fonte : Lusa, RDN, 5-12-11 - As sequelas do conflito político-militar que abalou a G-Bissau em 1998 continuam bem vigentes nos bairros periféricos de Bissau.

Como sinal, segunda-feira, 5 de Dezembro, ocorreu a explosão de uma bomba de fabrico desconhecido no Bairro de Enterramento. A explosão não causou vítimas nem danos materiais.

O chefe das operações do EMGFA, Thomas Djassi, disse que, além desta explosão, a equipe de engenheria militar descobriu no local do impacto mais de doze bombas do género, cuja remoção já foi feita pela mesma equipe.

* * *

Dia Mundial do Voluntariado assinalado no país

Bissau, Fonte : RDN, 5-12-11 - O Dia Internacional de Voluntários foi assinalado segunda-feira no país sob o lema - 'O Voluntariado Faz a Diferença'.

À propósito, a comissão nacional dos voluntários e o programa dos voluntários das NU, promovem uma série de atividades abertas aos representantes das instituições públicas, sistema das NU e ao SNLS e aos cidadão comum.

Esta celebração do Dia Internacional de Voluntários ficou marcada com o lançamento global do relatório sobre o estado do voluntariado no mundo.

O documento espelha a importância do voluntariado sobretudo nas contribuições do trabalho dos voluntários em diversas áreas, destacando a redução dos riscos de desastres e coesão social.

* * *

A implementação de uma política nacional para equidade do género debatida em Bissau

Bissau, Fonte : Lusa, 01 de Dezembro de 2011 - A implementação da política nacional para a equidade do género esteve em debate segunda-feira na capital guineense.

O debate visou recolher mais informações da sociedade civil do estado de implementação da política nacional para a equidade do género. Dezenas de organizações da sociedade civil participaram no debate.

* * *

A proteção dos passageiros no espaço da UEMOA foi tema dum seminário em Bissau

Bissau, Fonte : RDN, 5-12-11 - A proteção dos passageiros no espaço da UEMOA foi tema de um seminário decorrido segunda-feira em Bissau.

Promovido pela Agência de Viação Civil da G-Bissau, em parceria com a Organização Oeste-Africana, o seminário visa sensibilizar sobre a regulamentação relativa à proteção dos passageiros na UEMOA.

Sem comentários: