terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Os deputados retomam debates em torno do OGE para 2012

Bissau (Fonte : RDN ) - Os deputados retomaram segunda-feira os debates em torno do OGE para o ano económico de 2012.


Trata-se de uma proposta orçamental no valor de 115 biliões de francos Cfa, que o Governo apresentou aos parlamentares na semana finda.

Esta segunda-feira, o PM Carlos Gomes Jr esteve perante os deputados para responder questões formuladas por estes à volta da proposta de orçamento que fez para o próximo ano económico.

Os deputados do PAIGC, PRS e AD formularam, variadamente, entre seis e sete pontos sobre o OGE, os quais foram respondidos pelo chefe do Governo.

NDLR: "A Comissão Especializada da ANP para a Área Económica não foi chamada logo na sessão de hoje a apresentar o seu relatório síntese, que, em traços gerais, trouxe algumas informações mais concretas - como é o caso da cifra correcta do OGE, que é de 116.063.000.000 de francos Cfa, 54 biliões dos quais reflectem o défice que já tem a promessa de cobertura por parte dos doadores e parceiros internacionais!", disse um correspondente.

Segundo o mesmo correspondente, prevê-se um crescimento económico na ordem dos 5% para o próximo ano, de acordo com a comissão especializada, crescimento esse que exigirá o esforço do Governo no alargamento das bases tributárias.

* * *

O PAIGC reforça fileiras em Bafatá com vista as próximas eleições


Bissau (Fonte : RDN ) - O PAIGC reforça as fileiras em Bafatá com vista as próximas eleições.


No domingo, aquela cidade capital da região do mesmo nome realizou a cerimónia de 'transição' de dois altos dirigentes regionais do PRS e do PRID para o PAIGC.

Tratam-se dos senhores Queta Baldé e João Iaia Baldé, que decidiram integrar o PAIGC como forma de participar da resolução de problemas que afetam as populações da região, em particular, do círculo 14.

Botché Candé, coordenador do PAIGC para a zona Leste foi o arquitecto da aquisição destes militantes.

* * *

O setor dos transportes públicos inicia uma paralisação de três dias consecutivos


Bissau (Fonte : RDN ) - O setor dos transportes públicos inicia uma paralisação de três dias consecutivos a partir desta terça-feira, em consequência de uma greve decretada pelo sindicato dos motoristas da administração público-privada e afins.


A greve visa reclamar contra as operações stop e pela criação de um guichet único para todos os pagamentos.

* * *

Trezentos e cinquenta jovens guineenses vão receber formação policial em Angola


Bissau, (Fonte: Lusa,12 de Dezembro de 2011) - A Agência Portuguesa de Notícias, LUSA, disse num despacho datado de segunda-feira que um grupo de 350 jovens guineenses deixou Bissau no mesmo dia para Angola.


O grupo vai receber formação de seis meses nos domínios de intervenção rápida, ação anti-motim e segurança de titulares de cargos públicos.

De acordo com Armando Nhaga, comissário-geral adjunto da Policia guineense, a ida dos candidatos à polícia acontece ao abrigo dos apoios que Angola tem dado à Guiné-Bissau no âmbito da modernização e reforma do setor da defesa e segurança.

* * *

Bissau é palco da reunião técnico-preparatória do conselho de ministros da OHADA

Bissau (Fonte : RDN ) - A cidade de Bissau acolhe até esta quarta-feira a reunião técnico-preparatória da reunião do conselho de ministros da OHADA que inicia esta quinta-feira.

O ministro guineense da justiça, Adelino Mano Queta, foi quem presidiu a cerimónia oficial de abertura.

Malam Bacai Sanha saiu do estado de coma

Bissau, (Fonte: PNN Portuguese News Network ) – Segundo um comunicado da Presidência da República, o Chefe de Estado guineense já não se encontra em estado de coma.

Esta revelação veio desmentir rumores segundo os quais, Malam Bacai Sanha teria falecido no hospital parisiense Vale de Grâce, onde se encontra.

Citando fontes médicas, o Gabinete do Presidente da Republica afirma que «o estado de saúde de Malam Bacai Sanha melhorou e continua a evoluir positivamente».

De referir que, até à data, o grande obstáculo que o Chefe de Estado guineense tem conhecido no exercício da sua magistratura, desde há dois anos, tem a ver com o seu estado de saúde, que o levou várias vezes ao estrangeiro, sobretudo a Dakar e a Paris.

Malam Bacai Sanha sofre da diabetes e, as suas deslocações de urgência, para cuidados e exames médicos, acontecem em virtude de recaídas no seu estado de saúde.

O Presidente guineense deixou o país no dia 22 de Novembro, para ir ao Senegal. Quatro dias depois, a 26 de Novembro, foi transferido para França, onde se encontra hospitalizado.

Face ao actual estado de saúde de Malam Bacai Sanha, vê-se que os guineenses estão apreensivos com o cenário político que se perspectiva, mesmo sabendo que, em caso de não poder continuar a exercer as suas funções, há regras definidas constitucionalmente.

Alguns círculos partidários já falam de um debate ou diálogo político para encontrar soluções.

* * *

Semana empresarial guineense abriu suas portas segunda-feira em Bissau

Bissau (Fonte : RDN ) - A semana empresarial guineense abriu suas portas segunda-feira em Bissau.

À semana, que só fecha suas portas nesta sexta-feira, participam dois empresários portugueses da associação empresarial de Portugal.

O grupo de empresários lusos tenciona investir nas áreas de agro-indústria, turismo, construção civil e serviços.

A semana iniciou com um seminário sobre a 'oportunidade de negócio e investimento na G-Bissau'. No evento será apresentado o novo projecto da UE a favor das energias renováveis no país.

* * *

País apresenta muitas fragilidades que dificultam crescimento

AngolaPress,12-12-2011

A Guiné-Bissau é um país com importantes sectores emergentes de recursos naturais mas ao mesmo tempo com grandes fragilidades que dificultam o desenvolvimento ou o crescimento económico, defendeu hoje (segunda -feira) em Bissau Shanta Devarajan, do Banco Mundial.

Economista principal da região África do Banco Mundial, Shanta Devarajan fez estas considerações no âmbito de um seminário coorganizado pelo Governo guineense e Banco Mundial onde está a ser analisado o memorando económico da instituição internacional e a estratégia de intervenção na Guiné-Bissau de 2011 a 2013.

Numa primeira abordagem, o Banco Mundial reconhece potencialidades à Guiné-Bissau, mas adianta que existem desequilíbrios estruturais que acabam por atrasar ou condicionar o crescimento económico do país.

Essa situação, considera ainda Devarajan, é motivada sobretudo pela instabilidade política ou dificuldades na implementação das reformas estruturais, o que acaba por constituir-se num "ciclo vicioso".

Na opinião do responsável do Banco Mundial, o país, além de boas perspectivas ao nível dos recursos mineiros, tem potencialidades a explorar nos sectores da agricultura, turismo, pesca, energia, portos e ainda teria ganhos substanciais caso consiga levar a cabo a reforma no sector da defesa e segurança.

Para acelerar o crescimento económico da Guiné-Bissau, o Banco Mundial propõe a melhoria da gestão da autoridade que controla a atividade portuária do país, criação de um órgão regulador do operador portuário, maior participação do sector privado e a resolução do litígio existente entre o Estado guineense e o grupo português Tertir.

Ao nível da agricultura, o Banco Mundial aconselha as autoridades guineenses a adoptarem medidas para a transformação local da castanha do caju, principal produto de exportação do país, aumentarem a produção local do arroz, horticultura e frutas tropicais.

Tal como considerou a ministra da Economia guineense, Helena Embaló, o Banco Mundial também defende que toda estratégia de assistência internacional para a Guiné-Bissau deve ter em conta os eixos preconizados pelo DENARP (Documento Estratégico de Redução da
Pobreza).

Sem comentários: