quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

José Eduardo dos Santos condena "veementemente" crise militar em Bissau

Fonte ( Lusa, 4-01-12 ) - O Presidente de Angola e em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), José Eduardo dos Santos, classificou a recente crise militar na Guiné-Bissau como ação "potenciadora de instabilidade" e condenou-a "veementemente".

A tomada de posição de José Eduardo dos Santos consta de uma carta enviada no final de 2011 aos seus homólogos da CPLP.

Nessa carta, José Eduardo dos Santos apelou aos militares guineenses, particularmente às chefias militares, "que se abstenham de qualquer ingerência nos assuntos políticos e respeitem a sua tutela e a ordem constitucional, assim como o Estado de Direito e os Direitos Humanos".

José Eduardo dos Santos destacou ainda a atenção que a comunidade internacional atribui à Guiné-Bissau, designadamente a iniciativa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na conclusão e assinatura de um Memorando de Entendimento relativo à aplicação do roteiro sobre a reforma nos setores da Defesa e Segurança, assim como o recente prolongamento pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas do mandato da missão no país (UNIOGBIS) até Fevereiro de 2013.

Estes elementos "são reveladores da atenção que a comunidade internacional presta à República da Guiné-Bissau, tendo em vista a consolidação da paz e da estabilidade interna e o resgate da esperança num futuro melhor para todo o povo guineense", escreveu.

José Eduardo dos Santos reiterou, desse modo, o seu apoio à execução da reforma dos setores da Defesa e Segurança e às reformas económicas na Guiné-Bissau, que classificou como "elementos determinantes para o processo de estabilização sociopolítica" guineense e apelou aos restantes estados membros da CPLP que reafirmem o seu empenho "na promoção das boas relações de amizade, solidariedade e cooperação com a República da Guiné-Bissau".

No passado dia 26 de dezembro, a Guiné-Bissau voltou a atravessar um período conturbado, marcado pela sublevação de alguns militares e que levou os efetivos angolanos estacionados em Bissau a garantir a segurança do primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior.

Da crise militar resultaram dois mortos e prisão do chefe de Estado-Maior da Armada, Américo Bubo Na Tchuto, e de outros 25 suspeitos.

O chefe de Governo disse posteriormente que o plano visava a sua eliminação física bem como do chefe das Forças Armadas, António Indjai.

Angola mantém desde 21 de março em Bissau cerca de 200 efetivos das suas forças armadas e polícia nacional, integrados na MISSANG para apoiar a reforma do setor de defesa e segurança da Guiné-Bissau.

* * *

O deputado Conduto de Pina e o presidente da LGDH Luis Vaz Martins estão ambos na mira do Universal Woman Rights

Bissau - ( Fonte: Bombolom-FM ) - A organização Universal Woman Rights está de olhos postos sobre a Guiné-Bissau, instando o deputado da nação, Conduto de Pina, e o presidente da LGDH, Luis Vaz Martins, sobre a morte do major Iaia Dabó.

O serviço da autoridade mundial, com assento na ONU, na qualidade de observador, não está contente com o assassínio sumário e a sangue frio do major Iaia Dabó, acusado de alegada participação na sublevação à ordem constitucional ocorrida em 26 de Dezembro findo por agentes da Polícia de Intervenção Rápida.

Num comunicado assinado pelo seu presidente, Ali Hakil Khallil, embaixador da paz e direitos humanos insta à estas duas figuras o esclarecimento o mais breve possível à opinião pública nacional e internacional sobre o onde e como encontraram o major Iaia Dabó e as circunstâncias em que o mesmo foi abatido.

A organização anuncia a chegada para breve à Bissau de um dos seus representantes para acompanhar o estado de saúde das pessoas detidas e das condições prisionais a que foram sujeitas.

À este propósito, a LGDH agendou para esta sexta-feira uma conferência que consagra à impunidade versus consolidação da paz entre outros assuntos.

* * *

Tentativa de golpe de estado de 26 de Dezembro foi uma inventona que visa perseguir personalidades

Bissau - ( Fonte: RSM ) - A suposta tentativa de golpe de estado de 26 de Dezembro foi apenas uma inventona que visou a perseguição de certas personalidades políticas e militares da G-Bissau, acusou o presidente do FUNDEP.

Albino de Fonseca, que se exprimia quarta-feira numa conferência de imprensa em Bissau, disse que "aos olhos da FUNDEP é uma inventona na medida em que a FUNDEP acompanhou as entrevistas feitas às pessoas implicadas e as que disseram ter descoberto esta tentativa".

"A tonalidade da voz por si só, tecnicamente, afasta-se de longe ao conteúdo de um golpe de estado. Porque a voz que nós ouvimos a justificar a tentativa do golpe de estado não foi uma voz séria", precisou esse líder político sem assento no parlamento.

Fonseca ligou a tentativa ao aeronave que se teria aterrado em Amedalai, setor de Mansoa, onde teria descarregado a droga.

"No dia 1 de Dezembro, o CEMGFA faz uma declaração enquanto ele tinha razão, mas não soube explicar, contra a vinda das forças de CEDEAO. Contudo, pouco depois, uma aeronave faz aterragem em Amedalai, setor de Mansoa, ao que parece, próximo da propriedade agrícola de António Indjai, aeronave protegida até pelos militares", adiantou ele.

* * *

Comissão de inquérito criada para investigar o último caso iniciou trabalhos preliminares

Bissau - ( Fonte: RSM ) - A comissão de inquérito criada para investigar os últimos acontecimentos iniciou já trabalhos preliminares, cujos resultados vão ser divulgados nos próximos tempos, garantiu o PGR.

Edmundo Mendes, fez esta declaração à imprensa esta quarta-feira, em Bissau, garantiu já está a imprimir uma grande dinâmica em torno do processo concernente ao caso 26 de Dezembro e que os resultados serão conhecidos dentro em breve.

"Estamos a fazer os trabalhos preliminares, trocas de correspondências e informações a volta do assunto. Eu penso que estão sendo dadas todas as condições necessária para que a comissão faça o seu trabalho", garantiu.

Por outro lado, Edmundo Mendes avançou que a continuidade dos militares supostamente implicados na prisão tem a ver com a sua própria segurança.

* * *

Acontecimentos de 26 de Dezembro dominam encontro entre PM e Associação dos Antigos Combatentes

Bissau - ( Fonte: RDN ) - Os Acontecimentos do passado dia 26 de Dezembro dominaram o encontro quarta-feira em Bissau entre o Primeiro-Ministro e a Associação dos Antigos Combatentes.

No encontro, os Antigos Combatentes pediram uma reunião alargada com o Governo para a tomada de medidas contra as ações praticadas pelos militares.

Por seu turno, o PM Carlos Gomes Jr assegurou aos combatentes que, este ano, muitas ações vão ser realizadas pela melhoria da vida dos Antigos Combatentes, e que, ainda este ano, 400 elementos da forças armadas vão ter que passar à reforma com pensões garantidas.

* * *

Sindicatos do setor de ensino acusam Governo de não estar a cumprir acordo firmado pelas partes

Bissau - ( Fonte: RDN ) - Os sindicatos e professores acusaram quarta-feira, numa só voz, que o Governo não está a cumprir o acordo que firmou com as organizações sindicais do setor do ensino público.

Demais, o SINAPROF e SINDEPROF denunciaram o fato de, até agora, o Governo não ter efetivado mais de 800 professores e nem efetuou mudanças de letra a mais de trezentos outros.

Os dois sindicatos defendem que aquando da última paralisação das aulas nas escolas públicas as duas partes haviam chegado a um acordo, cujo cumprimento pelo Executivo é instado por Lauriano Pereira - presidente do SINDEPROF, como forma para evitar futuras paralisações no setor.

* * *

Presidente do IMC quer redobrar número das associações de mulheres pela melhoria da sua vida

Bissau - ( Fonte: RDN ) - A Presidente do instituto das mulher e criança (IMC) quer redobrar o número das associações femininas pela melhoria da sua vida.

A Iracema do Rosário destacou a implementação da política nacional de infância como prioridade da instituição que dirige.

"É nacessário fazer uma política nacional da infância, está é que é a nossa visão. Temos muito para fazer este ano, é um grande desafio que temos, porque havemos de trabalhar sobre a política de igualdade, acesso à justiça e combate à violência baseada no género", avançou.

"Podemos afirmar que estamos felizes uma vez que o Ministério da Justiça criou uma oportunidade para a justiça na G-Bissau, as pessoas que não têm justiça, vamos continuar a insistir; porque trabalhamos com uma convicção certa - que é da promoção e defesa quer da mulher quer da criança guineense. Mas o que nos falta são os meios", defendeu ainda.

Iracema do Rosário considerou 2011 como ano positivo,. devido a aprovação das leis pelo Parlamento que punem a mutilação genital feminina e o tráfico de menores.

Sem comentários: