sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Presidente da República interino recebe deputados da Irlanda do Norte

Bissau – ( Fonte: RDN ) - O Presidente da República interino recebeu quinta-feira dois deputados da Irlanda do Norte.

No final do encontro, um dos dois parlamentares disse à imprensa estar na capital guineense com a finalidade de apresentar condolências às autoridades do país tendo manifestado a vontade de ver realizadas as eleições presidenciais dentro da normalidade constitucional e tornar a G-Bissau um país estável.

* * *

O Departamento do estado norte-americano safisfeito com o Governo e suas forças armadas

Bissau – ( Fonte: RDN ) - O Departamento do Estado norte-americano está safisfeito com o Governo e com as forças armadas da Guiné Bissau pela forma como souberam enfrentar a ameaça à governação democrática.

Este posicionamento consta da mensagem de condolências dirigida à família enlutada e as autoridades guineense pela morte do Presidente Malam Bacai Sanha.

Ainda, no documento, os EUA garantem que vão continuar a apoiar as aspirações pela paz, estabilidade e prosperidade na G-Bissau, prometendo nesse sentido colaborar com a comunidade internacional e cooperar com o Presidente interino, Raimundo Pereira, para organizar as eleições em momento oportuno.

* * *

PRS volta a posicionar-se sobre a assunção de Raimundo Pereira ao cargo de Presidente interino

Bissau – ( Fonte: RDN ) - O Partido da renovação social (PRS) voltou quinta-feira a posicionar-se sobre a assunção de Raimundo Pereira ao cargo de Presidente interino.

Em nota que intitulou "clarificação à imprensa", o PRS promete que não "extravasará os limites jurídico-constitucionais que regulam a matéria de preenchimento interino da vacatura do cargo de Presidente da República.

Porém, diz-se na nota, na impossibilidade prática de evitar este cenário, o que o PRS fez e fará até ao dia 9 de Março, altura em que terminarão os prazos constitucionais deste Presidente interino e reserva-se à esse direito de manifestar a sua desconfiança política por causa dos atropelos às regras constitucionais durante a sua assunção ao mesmo cargo em 2009 àquando da promoção de um ciclo de espancamentos e assassinatos de adversários políticos, e, ao mesmo tempo chamar a atenção de que o mesmo tem o poder de destituir o atual PGR chamado pelo PR Malam Bacai Sanha para desvendar os mesmos crimes.

"Ainda assim, e por que não se configura na nossa constituição da República de forma autónoma um presidente substituto, o PRS espera que desta vez, não se formalize nenhuma farsa inconstitucional de tomada de posse e juramento, pela mesma razão que o Presidente interino não tem que preencher os requisitos de eligibilidade dos candidatos à Presidente da República", adianta.

"Que fique claro, o PRS não passará nenhum cheque em branco a nenhum Presidente da República, para que não se repita o historial de violências e assassinatos de 2009, que ainda não tiveram o devido esclarecimento judicial", conclui-se na nota de esclarificação à imprensa assinada pelo seu vice-presidente.

* * *

Cabo Verde vai observar 24 horas de luto no dia em que o Presidente Bacai sanha vai a enterrar

Bissau – ( Fonte: RSM ) - O Governo de Cabo Verde decretou terça-feira um luto nacional de 24 horas em todo o arquipélago no dia em que o corpo de Presidente Bacai sanha vai a enterrar.

O Primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, assegurou que uma delegação do seu país presenciará o funeral do estadista guineense, previsto para este domingo em Bissau, realçando também a qualidade do falecido Presidente que considerou combatente da liberdade das pátrias guineense e cabo-verdiana.

(Bombolom-FM) - Para já, a imprensa soube que o Presidente da Gâmbia, Iahya Djemmeh, o ex-Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires e o atual chefe do Governo, José Maria Neves, marcarão presença nas exéquias fúnebres do malogrado estadista.

* * *

Governo cubano lamenta a morte do Presidente Malam Bacai Sanha

Bissau – ( Fonte: RDN ) - O Governo cubano lamentou quinta-feira a morte do Presidente da República, Malam Bacai Sanha.

Em comunicado, Raul Castro Ruzz apresenta às autoridades de Bissau a condolência do povo cubano ao da Guiné Bissau.

* * *

CICV diz estar a acompanhar condições de detenção e tratamento dos detidos no caso 26 de Dezembro último

Bissau – ( Fonte: RDN ) - O Comité internacional da Cruz Vermelha (CICV), diz estar a acompanhar as condições de detenção e tratamento de pessoas detidas na sequência do caso 26 de Dezembro último.

O seu representante no país, Alfa Djaló, disse ter solicitado às autoridades competentes para criarem melhores condições no quadro do respeito pela dignidade da pessoa humana.

"Com a autorização das autoridades competentes, tivemos acesso aos centros prisionais de Mansoa, Base Aérea e Amura, onde visitamos 38 pessoas detidas. E, tendo em conta a situação e condições, tivemos que prestar assistência", indicou.

Sem comentários: