terça-feira, 27 de março de 2012

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Decreto Presidencial Nº 28, de 2012
( Fonte: Bombolom-FM )

O Presidente da República interino decreta, nos termos do Artigo 70º da constituição de República, o seguinte:

1º É o senhor Arnaldo Gomes nomeado para exercer as funções de conselheiro para os assuntos da cultura e desportos do Presidente da República interino, com direitos e regalias inerentes ao cargo.

Artigo 2º, é dada por finda a comissão de serviço do senhor Marciano Indi, que havia sido nomeado pelo decreto presidencial Nº 11, de 2012.

Este decreto presidencial produz efeitos jurídicos a partir de 10 de Fevereiro de 2012.

* * *



Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz, Democracia e Desenvolvimento reúne-se com PRI

Bissau ( Fonte: Bombolom-FM, 26-3-12 ) – O Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento esteve reunido segunda-feira com o PRI.

No final do encontro, um dos dirigentes desse movimento e presidente CGSI-GB, Filomeno Cabral, disse terem levado a Raimundo Pereira a preocupação da sociedade civil sobre a atual situação política que o país depois do escrutínio presidencial antecipado da primeira volta a 18 de Março último.

Este líder sindicalista pediu as partes para se sentarem à mesma mesa em busca de uma melhor solução de bem para a Guiné Bissau e para os guineenses.

"Este encontro com PRI enquadra-se no âmbito do nosso programa que iniciarmos sábado, através diligências com a comunidade internacional e com os órgãos de soberania nacional. Isso, devido a nossa pequena instabilidade que se está a viver neste momento, devido a não aceitação dos resultados provisórios publicados pela CNE. O motivo que nos trouxe aqui hoje é para trocarmos informações entre a sociedade civil e a Presidência da República, e, também, mostramos-lhe a nossa ideia, a nossa proposta da forma como isso é possível ultrapassar", sublinhou.

"O PRI achou que esta nossa iniciativa é ótima, é de louvar... Nossa proposta ao PRI é o diálogo com todas os partes, com todos os parceiros, com todas as entidades. Abordamos também com o PRI a questão de Zamora Induta e ele está a diligenciar a sua situação. Sim, a situação é de lamentar, pois tudo aconteceu num momento em que toda comunidade internacional - que esteve presente no nosso país - elogiaram as eleições..", avançou ele.

Este encontro acontece depois de o PRI ter recebido embaixadores residentes dos países membros da UE.



* * *



Candidato independente garante que vai retomar suas funções de Presidente do parlamento guineense

Bissau ( Fonte: Bombolom-FM, 26-3-12 ) – O candidato independente, Manuel Serifo Nhamadjo, garantiu segunda-feira, que vai retomar suas funções de Presidente do parlamento guineense.

Dirigindo-aos órgãos de imprensa, Nhamadjo justificou a sua tese que ele é obrigado a voltar ao cargo por considerar "nulo o processo eleitoral".

"Com certeza, havendo eleições nulas, só tenho que retomar o meu trabalho. Vou exercer as funções de Presidente da ANP em exercício", fez ele ver.

- Jornalista: - "Há rumores de que a comissão nacional de jurisdição está a preparar sanções contra alguns candidatos que não apoiaram o candidato do PAIGC."

- Serifo Nhamadjo: "Que comissão? Está a falar com o Presidente da Assembleias!.."

- Jornalista: "Estou a falar da jurisdição do partido"

- Nhamadjo: "O partido que faça o seu trabalho. Eu faço o meu", rematou ele.



* * *



Cinco candidatos às eleições presidenciais antecipadas mantêm encontro com embaixador do Senegal

Bissau ( Fonte: Bombolom-FM, 26-3-12 ) – Os cinco candidatos às eleições presidenciais antecipadas de 18 de Março mantiveram segunda-feira, em Bissau, um encontro com o embaixador do Senegal na Guiné Bissau.

Os cinco, Koumba Ialá, Serifo Nhamadjo, Henrique Rosa, Afonso Té e Serifo Baldé dizem ter informado ao diplomata senegalês das sua posição sobre o processo eleitoral.

O seu porta-voz, o candidato Koumba Ialá (líder do PRS), disse que vão continuar firmes em não concorrer à segunda volta.

"Os candidatos já tinhamos explicado a nossa posição depois da publicação dos resultados eleitorais que nós condenamos firmemente, e dizemos que as eleições foram fraudulentas e que este processo é um processo nulo; não merece a nossa confiança e que tem que se fazer o recenseamento de base ao nível nacional. Podemos fazer eleições que respeitem as regras democráticas de transparência e justiça", vincou.



* * *



Cinco candidatos contactam embaixadores para apresentar alegadas provas de fraude eleitoral

Bissau, ( Fonte: Lusa,26-3-12 ) - Os cinco candidatos que contestam os resultados das eleições presidenciais antecipadas na Guiné-Bissau iniciaram hoje contactos com os embaixadores residentes no país para apresentar alegadas provas de fraude eleitoral.

Os cinco (Kumba Ialá, Serifo Nhamadjo, Henrique Rosa, Afonso Té e Serifo Baldé) foram recebidos hoje pelo embaixador do Senegal em Bissau, Mamadu Niang, na qualidade do decano dos embaixadores acreditados na Guiné-Bissau.

Em declarações aos jornalistas, Serifo Nhamadjo disse que os cinco foram apresentar ao embaixador Niang a sua versão dos factos.

"É uma diligência que tencionamos continuar junto dos diplomatas estrangeiros e não só para dar a nossa versão dos factos. Como sabem há sempre tentativa de intoxicação e nós vamos apresentar o que pensamos ser o justo, caberá aos nossos interlocutores tirar as suas ilações", disse Nhamadjo, terceiro candidato mais votado nas presidenciais do passado dia 18.

Questionado sobre o que tencionam fazer daqui para frente, uma vez que reafirmam, nas palavras de Kumba Ialá, a sua determinação de nenhum dos cinco tomar parte na segunda volta das presidenciais, Serifo Nhamadjo disse que estão a aguardar uma resposta da Comissão Nacional de Eleições (CNE) onde depositaram na sexta-feira alegadas provas de fraude.

"Ainda não temos uma resposta da CNE. Temos estado a seguir as normas constitucionais, as nossas reclamações nas mesas de voto não foram atendidas, nas CRE (Comissões Regionais de Eleições) idem aspas, agora estamos na CNE que, eventualmente, irá dar a sua versão e talvez a partir dai seguiremos para o Supremo Tribunal de Justiça", indicou Serifo Nhamadjo.

O embaixador do Senegal, o general Mamadu Niang, disse, por sua vez, que recebeu os cinco candidatos que contestam os resultados provisórios da primeira volta das presidenciais para os ouvir.

"Recebi os cinco candidatos, na minha qualidade do decano dos embaixadores acreditados neste país. Ouvi a sua preocupação a respeito dos resultados provisórios da primeira volta das eleições e dos recursos que apresentaram na CNE e eventualmente ao Supremo Tribunal de Justiça", afirmou o diplomata.

"Tomei nota da sua preocupação e disse-lhes que da nossa parte o que nos interessa é que a Guiné-Bissau continue no caminho da paz, da estabilidade, rumo ao desenvolvimento", acrescentou Mamadu Niang.

"Disse-lhes que, no que diz respeito aos procedimentos jurídicos, a Guiné-Bissau dispõe de órgãos apropriados que vão analisar se eventualmente existem irregularidades e dizer de direito", afirmou Niang.

"Constatamos e seguimos o processo eleitoral, podemos dizer que é nosso profundo interesse que tudo termine nas melhores condições possíveis, mas, repito, que sejam os órgãos competentes a dizer se há ou não irregularidades", concluiu o diplomata senegalês.



* * *


Candidatos contestatários pedem calma e serenidade

Bissau, ( Fonte: Lusa,26-3-12 ) - Os cinco candidatos às eleições presidências da Guiné-Bissau de dia 18, que querem a anulação do escrutínio, apelaram hoje "à calma e serenidade" do povo guineense perante os "discursos retrógrados e incendiários" do "regime de Carlos Gomes Júnior".

Nas eleições de dia 18 Carlos Gomes Júnior, líder do maior partido (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, PAIGC) e até agora primeiro-ministro, saiu vencedor, com Kumba Ialá, do segundo maior partido (Partido da Renovação Social, PRS) a ficar em segundo lugar.

Kumba Ialá recusou-se a ir a uma segunda volta nas eleições. Com mais quatro candidatos (Serifo Nhamadjo, Henrique Rosa, Afonso Té e Serifo Baldé) exigiu a anulação do escrutínio e denunciou uma fraude generalizada nas eleições. Na última sexta-feira, os cinco apresentaram as alegadas provas junto da CNE - Comissão Nacional de Eleições.

Hoje, em conferência de imprensa, representantes dos cinco candidatos acusaram a diretoria de campanha de Carlos Gomes Júnior de sistematicamente "fazer recurso à lógica do medo, através das rádios e da televisão, nacionais e estrangeiras, para criar um clima de terror junto das populações, a fim de desviar as atenções das suas responsabilidades na máquina fraudulenta que implantaram no processo de votação".

O governo de Carlos Gomes Júnior tem responsabilidades nesse processo, disse Victor Pereira, do PRS, explicando que foi um organismo do Ministério da Administração Territorial que organizou o processo.

E "de forma premeditada e fraudulenta orientou os administradores setoriais e respetivos secretários na emissão de dois modelos diferentes de novos cartões de eleitor e adulterou os cadernos eleitorais, como também procedeu à atualização dos cartões fora do prazo estipulado, inclusive no próprio dia da votação", afirmou.

O responsável negou também que tenham sido os partidos os responsáveis pela marcação das eleições para dia 18, uma prerrogativa apenas do Presidente interino, e acusou Carlos Gomes Júnior de "confundir e privilegiar relações pessoais com Angola e Portugal".

"Como tem sido hábito do primeiro-ministro/candidato Carlos Gomes Júnior e do seu governo, o recurso à violência é uma constante, aliás provada nos assassínios de 2009 nas pessoas de Tagmé Na Way, Nino Vieira, Hélder Proença e Baciro Dabó, na execução do major Iaia Dabó, e mais recentemente na morte bárbara e violenta do major Samba Djaló, personagem chave para esclarecimento dos assassínios políticos de 2009", disse.

segunda-feira, 19 de março de 2012

segunda-feira, 12 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM CABO VERDE

1ª Dama acompanhada pelo presidente da AGRCV e pela Secr. do Consulado Geral, Preside a abertura das actividades desportivas organizadas pelas mulheres Guineenses em celebração ao dia 8 de Março.

1ª Dama entregou um ramo de flores a cada uma das mulheres presentes no evento.
A Minstra da Juventude e Desporto também esteve presente nos cumprimentos as mulheres, louvando a iniciativa que promete assistir na integra no próximo ano.

A Equipa das mulheres Casadas

A Equipa das mulheres Solteiras vencedora do torneio.

Também foi realizado jogo entre homens casados e solteiros com vitória para os casados.