segunda-feira, 4 de junho de 2012

ACTUALIDADE GUINÉ-ABISSAU


Novos conselheiros na Presidência e responsáveis na TV e rádio
 
Bissau, ( Fonte: Lusa, 31-5-12 ) - O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, nomeou 12 novos conselheiros presidenciais e o Governo de transição mudou os diretores gerais da rádio e televisão pública, informam hoje documentos oficiais. 

Num único decreto presidencial hoje lido na rádio nacional, Serifo Nhamadjo nomeou os seus novos conselheiros, em que se destaca o nome de Justino Delgado, considerado o mais célebre artista da música moderna guineense, nomeado conselheiro para Assuntos Culturais. 

O Presidente de transição da Guiné-Bissau já havia nomeado cinco conselheiros presidenciais, dias depois de ter sido indicado pela CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) para liderar a transição durante um ano, após o golpe de Estado militar de 12 de abril, que depôs o Presidente interino, Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro eleito, Carlos Gomes Júnior. 

Entre os novos nomeados sublinham-se os nomes de Martinho Ndafa Cabi, antigo primeiro-ministro, agora chamado para o cargo de conselheiro para a área dos Recursos Naturais, Energia e Indústria, Francisco Conduto de Pina, deputado no Parlamento e antigo ministro do Turismo, e Maria da Conceição Nobre Cabral, antiga ministra dos Negócios Estrangeiros, nomeada conselheira para o Desenvolvimento Humano.
Uma outra antiga ministra dos Negócios Estrangeiros, Fatumata Djau Baldé, também foi nomeada conselheira para os Direitos Humanos e Proteção Social. 

No Governo de transição, segundo um comunicado, foram exonerados os responsáveis da rádio e televisão estatal. 

Califa Soares Cassamá deixou de ser diretor da rádio dando o seu lugar a Carlos Gomes Nhafé e Luís de Barros saiu da direção da televisão entrando Francelino Cunha para o seu lugar. 

Francelino Cunha, que já foi diretor da televisão da Guiné-Bissau (TGB) duas vezes, era o assessor de imprensa do Comando Militar protagonista do golpe de Estado ocorrido no país no dia 12 de abril passado, enquanto que Carlos Gomes Nhafé é um quadro da emissora estatal, que já dirigiu nos anos 90.
*       *       *

Saída da missão angolana é certa mas ainda sem data - ministro da Defesa de transição
Bissau, ( Fonte: Lusa,31-5-12 ) - O ministro da Defesa de transição guineense disse hoje que a saída da missão militar angolana da Guiné-Bissau é certa, embora esteja ainda sem data, e referiu-se a Angola como um "irmão de longa data".

"A saída da Missang já foi decidida pelo próprio Governo de Angola há muito tempo, mas não poderá ser como as pessoas pensam de um dia para outro", disse Celestino de Carvalho no ato da receção formal do ministério da Defesa das mãos do antigo ministro, Baciro Djá.

A Missang (Missão Técnica Angolana de Apoio ao Processo de Reforma do setor militar guineense) possui 270 homens em Bissau, entre soldados e polícias, mas o governo de Luanda deu por finda a sua permanência na Guiné-Bissau dias antes do golpe de Estado de 12 de abril na capital guineense.
*       *       *

Governo faz novas nomeações na administração pública
Bissau, ( Fonte: RSM ) - Uma reunião do conselho de ministros, alargada à todos os secretários de estado, decorreu quarta-feira em Bissau.

A reunião teve como principais pontos da ordem do dia, apresentação e discussão aprovação da lei orgânica do governo, a aprovação do decreto sobre o subsídio de representação e de serviço, nomeação do pessoal dirigente e diversos.

Depois da discussão, o coletivo ministerial deliberou, entre outras medidas, a aprovação, com alterações do projeto-lei orgânica do governo, a aprovação do projeto de decreto sobre os subsídios de representação de serviço atribuídos a alguns titulares de cargos públicos e equiparados, a diminuição para 50% do montante fixado pelo decreto em vigor.

O coletivo nomeou igualmente o pessoal dirigente da administração pública, onde o Artur Sanhá (dirigente do PRS e ex-primeiro ministro de Kumba Ialá) é chamado para a Câmara Municipal de Bissau onde terá como seu vice-presidente o Marciano Indi, dirigente do PRID.

O jornalista Carlos Gomes Nhafé foi nomeado diretor-geral da Rádiodifusão Nacional, o Francelino Cunha (jornalista da TGB e agente do extinto Comando Militar) foi nomeado diretor-geral da televisão pública.

Outras nomeações têm a ver com o coronel Serifo Mané a quem cabeu a direção-geral do Serviço de informação de segurança, o coronel Armando Nhaga é agora comissário nacional da POP, o major Alfredo Mancanha é o comissário nacional adjunto de operações e segurança, o tenente-coronel Abdú Pereira Barreto é chamado para comandante do grupo nacional de trânsito, o major Fernando Imbunde é o adjunto do comandante do grupo nacional de trânsito entre outros.

As comissões de serviço dos anteriores detentores desses postos foram dadas como findas.

O governo instruiu ao ministro dos Negócios estrangeiros, da cooperação internacional e das comunidades e o das finanças para estudarem e fazerem proposta ao governo de um novo preçário para o passaporte, e manteve a vida do FUNBI (a contribuição do setor privado para financiamento do Fundo da Promoção e Industrialização de produtos agrícolas).
*       *       *

Governo dá continuidade à sua campanha de sensibilização da comunidade internacional
Bissau, ( Fonte: RDN ) - O governo continua com a sua campanha de sensibilização da comunidade internacional sobre o golpe de estado de 12 de abril último.

O ministro guineense dos NECC, Faustino Fudut Imbali, recebeu quinta-feira o embaixador da Espanha, o encarregado de negócios da embaixada da Líbia, os cônsuls da Líbia, Turquia, Índia e da Costa do Marfim.

O ministro deveria receber também na quinta-feira, os delegados da UE e do BM.

Terça-feira passada, Imbali recebeu os representantes da CEDEAO, da UA e mais sete membros do corpo diplomático acreditado na Guiné Bissau.

Esta campanha de sensibilização a obtenção de apoios para o período de transição política de doze meses já em vigor no país.
*       *       *

Ministério do interior entrega aos pais e encarregados de educação doze jovens detidos em uma operação policial em Bissau

Bissau, ( Fonte: Bombolom-FM ) - O Ministério do interior procedeu quinta-feira à entrega aos pais e encarregados de educação dos doze jovens detidos no âmbito de uma operação desencadeada pelo comissariado geral da polícia de ordem pública na capital guineense, Bissau.

A entrega foi feita pelo Secretário de Estado da Ordem Pública, Basílio Mancuran Sanca.

"O comportamento que estes jovens estão a ter não é adequada a padrão da nossa sociedade, nós não estamos habituados a esse tipo de comportamentos, são fenômenos novos. Essas detenções que foram feitas são essencialmente pedagógicas, por que o país está a atravessar um período de confusão, é preciso retornar tranquilidade às populações e é nesse quadro que as detenções foram feitas", explicou Basílio Sanca na altura de entrega dos jovens aos seus familiares e encarregados de educação.

Interpelado pela imprensa sobre o plano do seu Ministério para desmantelar as redes de bandos criadas pelos jovens, o novo titular da Secretaria de estado da ordem pública disse que não está para revelar tal plano, mas admitiu continuar a luta contra práticas desse género no país.
*       *       *

Ex-ministro da defesa e dos combatentes da liberdade da pátria passa poderes ao novo titular
Bissau, ( Fonte: Bombolom-FM ) - O ex-ministro da defesa e dos combatentes da liberdade da pátria passou quinta-feira os poderes ao novo titular desta pasta governamental.

No final do ato que teve lugar na Secretaria de estado dos combatentes da liberdade da pátria, Baciro Djá declarou que essa passação deveria resultar de um processo democrático e não através de um golpe de estado.

Este ex-governante e candidato às últimas eleições presidenciais antecipadas de 18 de março passado adiantou que, enquanto democrata, espera que o sucedido não volte a acontecer no sentido de se criar umas forças armadas verdadeiramente republicanas.

"Eu fiz o meu melhor, sabia que estava comprometido com este país e povo. E nós estamos num processo de passação que não podia ser de outra forma, pensamos que a melhor maneira seria se tudo fosse feita numa base, numa via democrática. Mas, infelizmente, isso acontece através de um golpe de estado, e nós somos profundamente democratas e velamos para que isso não volte a acontecer, evitemos para que possamos criar umas forças armadas verdadeiramente republicanas", afirmou ele.

O novo titular da pasta da defesa e combatentes da liberdade da pátria, Celestino de Carvalho, disse que a reforma no setor da defesa e segurança, a luta contra o narcotráfico, impunidade entre outras constituem metas constantes das prioridades do novo executivo.