terça-feira, 7 de outubro de 2008

Cólera mata mais 21 pessoas nos últimos seis dias

Nos últimos seis dias morreram 21 pessoas de cólera na Guiné-Bissau, elevando o número de mortos para 178, segundo dados divulgados hoje pela Direcção de Higiene e Epidemiologia do país. O número de pessoas contagiadas com a doença também continua a aumentar, sendo actualmente de 9843, contra os 8645 contabilizados na última terça-feira, quando havia registo de 157 mortes. Segundo os dados da Direcção de Higiene e Epidemiologia guineense, a região de Bissau continua a ser a mais afectada pela epidemia com 60 mortos e 6739 casos de infecção registados.

A região de Biombo mantém o segundo lugar em número de infecções, com 1320 casos, e Quinará, no sul do país, é onde se registam mais mortos, 28, a seguir a Bissau. A epidemia de cólera, considerada já fora de controlo por vários especialistas, que atinge a Guiné-Bissau desde Maio passado, com o início da época das chuvas, começou após algumas pessoas terem participado num funeral na Guiné-Conacri, onde aquela doença é endémica.


As autoridades guineenses têm afirmado que a doença só vai atenuar com o fim da época das chuvas, o que deve ocorrer durante este mês. De acordo com os dados da Direcção de Higiene e Epidemiologia, desde o início da epidemia de cólera, o período compreendido entre 22 de Setembro e 05 de Outubro foi o que registou maior número de novas infecções.

Sem comentários: