segunda-feira, 1 de junho de 2009

CATARINA FURTADO EMBAIXADORA DA BOA VONTADE INAUGURA BLOCO OPERATÓRIO DO HOSPITAL DE GABÚ


01/06/09, 08:46
OJE/Lusa
A apresentadora de televisão e embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Catarina Furtada, chega hoje à Guiné-Bissau para inaugurar o bloco operatório do hospital de Gabu, nordeste do país.

O bloco operatório foi financiado pela cooperação portuguesa e pela RTP e integra um programa do FNUAP que visa reduzir a mortalidade das mulheres grávidas e recém nascidos na Guiné-Bissau.

Segundo os indicadores das Nações Unidas, um em cada 13 partos na Guiné-Bissau acaba com a morte da mulher e apenas 39% dos nascimentos ocorrem com algum tipo de assistência médica. Cerca de 24% das crianças morrem antes de completarem cinco anos de vida. Nos três casos tratam-se de taxas que estão entre as mais altas do mundo.

Durante a sua deslocação, Catarina Furtado fará igualmente recolha de imagens para o projecto "Reforço de Cuidados Obstétricos e Neonatais de Urgências nas regiões de Oio e Gabu", para uma série de quatro documentários intitulados "Dar Vida sem Morrer" a passar pela RTP.

O objectivo do projecto é melhorar a disponibilidade e qualidade dos serviços de cuidados de saúde reprodutiva, materna, obstétricos e neonatais.

Durante a sua estadia em Bissau, que termina sexta-feira, Catarina Furtado manterá encontros com elementos das Nações Unidas, ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Camilo Pereira, e com profissionais da área.

Sem comentários: