domingo, 21 de junho de 2009

Inaugurada ponte Euro-Africana

Na Guiné-Bissau, as autoridades deram esta sexta-feira um passo importante na ligação rodoviária com o Senegal, a Gambia e Guiné-Conacri, com a inauguração da ponte Euro-africana sobre o rio Cacheu em São Vicente Norte da Guiné-Bissau.

Trata-se de uma ponte de 730 metros, financiada pela União Europeia no valor de cerca de 31 milhões de euros. Está assim materializado um sonho que começou nos anos 70, segundo oministro das infra-estruturas, transportes e comunicações, José António da Cruz Almeida.

“A ponte Euro-africana vai favorecer a integração regional, as trocas comerciais e económicas. Por outras palavras, uma maior circulação de pessoas e bens na região”, disse José António da Cruz Almeida.

A União Europeia investiu cerca de trinta e um milhões de euros na construção da referida ponte. Mas o delegado da União Europeia em Bissau, Franco Nulli, fez questão de advertir as autoridades da Guiné-Bissau que nenhuma infra-estrutura resolve por si só os problemas da Guiné-Bissau.

Problemas Políticos

Estes, disse, resolvem-se através de boas políticas de governação e com a construção de um clima de paz, unidade e estabilidade.

“Não há vontade, meios financeiros nem políticas de desenvolvimento que resistam a um ambiente hostil aos princípios de boa governação e propício à tentação de uso de violência".

"Apelo para que se persista nos esforços para criar condições propiciadoras de um clima de estabilidade e de confiança”, disseNulli.

Água potável

A população de São Vicente, que se dedica ao pequeno comércio nas margens do rio Cacheu, está satisfeita mas lamenta a impossibilidade de continuar com as suas actividades.

“Estamos satisfeitos com a ponte mas não vamos poder continuar com as nossas actividades. Pedimos ao governo que organizasse periodicamente feiras populares”, disse Binta.

Outra preocupação da população de São Vicente prende-se com a falta de água potável – questão que há três anos ficou resolvida com a utilização da moto-bomba da empresa construtora da ponte, a Soares da Costa.

Salifu Incuti pede que o estado intervenha junto da construtora para que essa bomba não seja retirada de São Vicente.

A ponte Euro-africana tem 730 metros de comprimento, 11 metros de largura total dividido em duas faixas de rodagem de três metros e meio e dois passeios.







Sem comentários: