sexta-feira, 29 de abril de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PAIGC suspende comissão organizadora da III Conferência dos Quadros do partido

Bissau - A Comissão Permanente do Bureau Político do PAIGC suspendeu a Comissão Organizadora da III Conferência dos Quadros Técnicos, Militantes, Simpatizantes e Amigos do PAIGC (CONQUATSA).

O anúncio desta suspensão foi feito num comunicado de imprensa do PAIGC, assinado pelo presidente da formação política no poder, Carlos Gomes Júnior.

Na sequência da reunião do Bureau Político do PAIGC, que teve lugar esta quarta-feira, e que foi alargada ao Secretariado Nacional do Partido, foi adiantado, que a razão desta suspensão se prende com o facto de a comissão organizadora da referida conferência não ter conduzido devidamente e a tempo o processo de preparação técnica e documental da III Conferência do CONQUATSA.

O encontro, que devia acontecer entre 28 a 30 de Abril, em Bissau, ficou assim adiado e sem data marcada, ainda de acordo com o comunicado da Comissão Permanente do Bureau Político do PAIGC. No entanto, a Comissão disse ter instruído o Secretariado Nacional para dar seguimento ao processo para a realização da conferência, em estreita colaboração com a actual coordenação, por forma a adoptar mecanismos conducentes a uma melhor organização do encontro, em conformidade com os estatutos do partido.

* * *

O presidente da CNE diz que o país precisa de pouco mais de 7 milhões de euros para as eleições autárquicas e legislativas em 2012

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional - RDN ) - A Guiné-Bissau precisa de pouco mais de 7 milhões de euros para a realização das eleições autárquicas e legislativas em 2012.

O orçamento elaborado pela CNE nesse sentido, foi apresentado quinta-feira à imprensa no quadro do plano operacional para o ciclo eleitoral 2011-2013.

No acto, o presidente da CNE, Desejado Lima da Costa, destacou quatro eixos fundamentais para o sucesso dos futuros actos eleitorais.

Lima da Costa disse que a verba de que a CNE precisa, terá de ser conseguida com ajuda dos parceiros internacionais e através do Orçamento Geral de Estado guineense, e destina-se à execução de quatro tarefas programadas no plano estratégico.

De acordo com Angola press, as tarefas a serem executadas são, para já, a actualização da cartografia eleitoral (mapa eleitoral), recenseamento dos potenciais eleitores, preparação de eleições autárquicas e realização das eleições legislativas de 2012.

Desejado Lima da Costa afirmou que, de acordo com um estudo mandado realizar pela sua instituição, que contou também com o apoio do PNUD, as primeiras eleições autárquicas do país poderiam ter lugar no 3º trimestre deste ano ou então no 2º trimestre de 2012.

Já as eleições legislativas, de acordo com o ciclo normal, deveriam realizar-se ou no primeiro trimestre de 2012 ou no início do primeiro trimestre de 2013.

* * *

Continua braço de ferro entre governo e associação nacional de importadores e exportadores

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - Continua o braço de ferro entre o governo guineense e a associação nacional de importadores e exportadores do país.

Na origem deste braço de ferro está o tão polémico despacho do ministro de comércio, do passado dia 8 de Abril, segundo o qual, todo o pedido de autorização para a emissão de certificado de origem para as exportações da castanha de caju deve ser acompanhado por um justificativo de pagamento de uma contribuição no valor de 50 francos Cfa por cada quilograma desse produto a exportar.

Nesta quarta-feira, o chefe de governo deu algum tempo para os exportadores e importadores apresentarem uma contra-proposta. A este propósito, o porta-voz da classe, Amadú Iero Djamanca, disse:

"Sobre este trabalho de casa que nos foi dado, o PM nos aconselhou e nos deu o tempo para apresentarmos uma contra-proposta sobre os 50 francos. Nós vamos fazer a contra-proposta que nos pede, e, depois, nós pediremos brevidade da resposta à mesma", afirmou.

Ainda, no referente a contra-proposta a apresentar ao PM, o presidente da associação nacional de importadores e exportadores disse que os 50 francos Cfa decididos pelo despacho do ministro de comércio nunca serão pagos devido a falta de condições para isso.

"Considerando os contratos que temos quer com os indianos como com os bancos, indicamos que a estrutura de custo que fizemos não nos permite pagar os 50 francos decididos. Até a campanha de caju de 2010, nós os exportadores pagamos 1,5 franco por cada quilograma de caju que exportamos", vincou Iero Djamanca.

* * *

Embaixador da Guiné-Bissau na Argélia é acusado de vender passaportes a estrangeiros em Líbia

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - O embaixador da Guiné-Bissau na Argélia foi acusado de vender o passaporte guineense a cidadãos estrangeiros em território líbio, disse o porta-voz de emigrantes guineenses na Líbia, David António Ié.

" Aquilo que mais mal nos causou foi quando chamamos o embaixador guineense na Líbia para facultar os nossos cidadãos que não tinham documentos. Ele nos disse que não acreditava que todos quanto se encontravam ali fossem guineenses, mas como?", questionou ele.

"Ele é aquele que levado passaportes para a Líbia para os vender a cidadãos estrangeiros. Eu confirmo isso aqui manifestamente, porque há além o chamado Usmane Sané, descrito como sendo 'representante', que não é conhecido cá na Guiné-Bissau. Ele está sempre junto ao embaixador, e é a ele que o diplomata fornece os passaportes para os vender", avançou o emigrante guineense na Líbia.

* * *

Governo e o sindicato nacional dos trabalhadores e técnicos da administração pública procuram solução para as reivindicações dessa organização sindical

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - O governo e o sindicato nacional dos trabalhadores e técnicos da administração pública sentaram-se quarta-feira à mesma mesa para a procura de uma solução às reivindicações dessa organização sindical.

No final do encontro, o director geral da função pública, Augusto Alberto, disse, citamos: "Tivemos um encontro de fraternidade, um encontro de dois parceiros, um encontro entre o governo e os seus parceiros sociais. Discutimos desses pontos. Eles precisavam de alguns esclarecimentos da nossa parte e nós os esclarecemos, sobretudo no que tange o processo de regularização de funcionários públicos, nós lhes mostramos os dados reais, aquilo que temos e aquilo que estamos a fazer. Eu creio que eles ficaram esclarecidos sobre essa situação".

"O ponto mais quente do encontro teve a ver com o transporte público. O transporte de funcionários, claro está, nós enquanto representantes do governo vamos envidar esforços junto ao Ministério das Finanças, que gere os fundos do estado. Depois, nós voltaremos a reunir com o sindicato nesta sexta-feira, 29, para lhe comunicarmos as soluções que teremos tido", acrescentou Augusto Alberto.

* * *


Sem comentários: