quinta-feira, 28 de abril de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Presidente da ANP recebe representante especial interino da UA no país

Bissau, ( Rádio Bombolom-FM ) - O presidente da ANP recebeu quarta-feira o representante especial interino da União Africana (UA) no país.

No final do encontro, Mateus Quinoni, disse à imprensa que a audiência com Raimundo Pereira visou abordar assuntos ligados à vida da ANP, e aproveitou a oportunidade para revelar que já foi criado um comité de alto nível dentro da UA, para a busca de uma solução pacífica para a situação actual na Líbia.

"A UA é concernada e implicada em tudo o quanto se ocorre em África. Saiba que existe um comité de alto nível que já se deslocou para Tripoli e Benghazi, e que há o conselho de segurança que vai se reunir também sobre esta questão", revelou.

* * *

Ministro da justiça visita a República do Benin

Bissau, (Rádiodifusão Nacional - RDN) - O ministro da justiça, Mamadú Saliu Djaló Pires, encontra-se de visita à República do Benin.

Na qualidade de presidente do conselho de ministros da OHADA, Saliu Djaló Pires é descrito como que já visitou a escola regional superior de magistratura, uma instituição de formação regional para os operadores da justiça dos países membros da organização.


* * *

As forças armadas vão beneficiar dentro em breve de mais apoios de Angola

Bissau, (Rádiodifusão Nacional - RDN) - As forças armadas da Guiné-Bissau vão beneficiar dentro em breve de mais apoios de Angola.

São dez viaturas militares e dois contentores com materiais diversos, produtos alimentares incluindo produtos da primeira necessidade para a MISSANG.

Esta ajuda insere-se na cooperação militar entre Bissau e Luanda, que visa apoiar a reforma do sector da defesa e segurança.

De acordo com o EMGFA, o navio que transporta os materiais já se encontra tracado no porto de Bissau.

Por outro lado, no quadro da cooperação militar entre esses dois estados lusófonos de África, encontra-se também em Bissau o vice-chefe de estado-maior de Angola em visita à MISSANG, missão militar angolana de apoio à reforma no sector da defesa e segurança.

* * *

Dentro de ano e meio aproximadamente porto comercial de Bissau estará em condições de responder os desafios da indústria dos transportes

Bissau, (Rádiodifusão Nacional - RDN) - O porto comercial de Bissau vai estar em condições de poder responder aos desafios da indústria dos transportes marítimos internacionais dentro de aproximadamente ano e meio.

Para esse efeito, foi lançado quarta-feira as obras de pavimentação do recinto do porto comercial de Bissau, tudo no valor estimado de quatro biliões de francos Cfa.

No acto de lançamento, o Secretário de Estado dos Transportes, José Carlos Esteves, disse que a modernização do porto inclui as vias rodiviárias, redes eléctricas e água, o que permite encarar o futuro com confiança.

A representar o PM no evento, o ministro das infrastruturas, José António Cruz da Almeida, defendeu mais investimentos no sistema portuário para promover o crescimento económico.

A direcção da administração dos portos da Guiné garante que no final das obras financiadas pelo BAO, o porto comercial da capital guineense terá aumentada a capacidade de estocagem de 5 mil para 72 mil contentores.

Sem comentários: