segunda-feira, 30 de maio de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PR viaja para Nigéria e Togo

( Bissau, RDN ) - O Presidente da República Malam Bacai Sanha viajou sexta-feira passada para a Nigéria, para ai assistir a cerimónia de tomada de posse do presidente eleito daquele país da África Ocidental, Good-luck Jonathan. Depois, Bacai Sanha seguirá para o Togo onde vai assistir a mais uma cimeira da UEMOA.

* * *

Uma organização dedicada à remoção de minas terrestres na Guiné Bissau indicou que o país ficará livre de minas no ano de 2012

( VOA,Sabado, 28 Maio 2011 ) - Uma organização dedicada à remoção de minas terrestres na Guiné Bissau indicou que o país ficará livre de minas no ano de 2012.

O grupo HUMAID indicou estar prestes a concluir as operações na Guiné Bissau, uma nação de um milhão e seiscentas mil pessoas, localizada entre o Senegal e a Guiné Conakry.

O antigo embaixador dos Estados Unidos na Guiné Bissau, John Blacken, que dirige aquela organização, manifestou a esperança de remover as minas anti pessoais e anti tanque, espalhadas pelo norte e o sul do território a meio do próximo ano.

Cerca de mil e quinhentas pessoas foram mortas pelas minas, deixadas ao longo de três conflitos, incluindo a guerra de Libertação na década de setenta, a guerra civil dos finais dos anos noventa e a rebelião de Casamance de 2006.

Mil e duzentas pessoas foram vitimadas pelas minas, um número sem conta de vacas, que estavam a pastar.

* * *

CPLP está a estudar a possibilidade de realizar um Conselho de Ministros extraordinário sobre a Guiné-Bissau

( Lusa, 27-05-2011 ) - A CPLP está a estudar a possibilidade de realizar um Conselho de Ministros extraordinário sobre a Guiné-Bissau, disse hoje (sexta-feira) à Lusa o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, João Gomes Cravinho.

"A presidência angolana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) considera - e têm do nosso lado todo o apoio - que vale a pena fazer um Conselho de Ministros extraordinário especificamente para discutir como é que a CPLP pode apoiar a Guiné-Bissau, nomeadamente na reforma do sector de segurança", disse João Gomes Cravinho.

O secretário de Estado, que falava à Agência Lusa à margem de uma conferência sobre reconciliação na Guiné-Bissau, que decorre até domingo em Lisboa, explicou que a realização da reunião "não está completamente confirmada".

"Compete à presidência angolana decidir se avança ou não, se há condições, nomeadamente se há suficientes ministros" que possam participar na referida reunião extraordinária.

* * *

Ministro da Defesa da Guiné-Bissau, Ocante da Silva, anunciou hoje (terça-feira) que pelo menos 1.300 soldados e polícias vão ser reformados

( AngolaPress, 25-05-2011 ) - O ministro da Defesa da Guiné-Bissau, Ocante da Silva, anunciou hoje (terça-feira) que pelo menos 1.300 soldados e polícias vão ser reformados, prevendo-se também a criação de uma Caixa de Previdência Militar.

"Calculamos, segundo um estudo, que efectivamente dispomos de uma massa suficiente de quadros militares que estão em condições legais de irem para reforma", afirmou Ocante da Silva aos jornalistas.

Indagado sobre o número de pessoas que estão em condições de ser reformados, o ministro da Defesa guineense explicou que são "um pouco mais de 1.300".

Ocante da Silva explicou que o número de pessoas a reformar foi calculado com base no recenseamento realizado em 2008 às forças de segurança e defesa do país.

Sem comentários: