terça-feira, 31 de maio de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

ANP - terceira sessão parlamentar ordinária continua seus trabalhos

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - Os trabalhos da terceira sessão ordinária da ANP, cujo término está previsto para 17 de Junho, prosseguiram segunda-feira no palácio Colinas de Boé, na capital guineense.

Nesse dia, três ministros, designadamente, da Justiça, da Administração Interna e administração territorial, respectivamente Mamadú Saliu Djaló Pires, Denis Cablol Na Fantchamna e Luis Oliveira Sanca.

A presença desses três membros do Governo no parlamento guineense visou a sua audição pelos deputados sobre questões referentes à recente situação conflituosa na região de Biombo, norte da Guiné Bissau, mais concretamente no sector de Safim.

* * *

Debatido em Bissau apoio das NU à implementação da reforma do setor da defesa e segurança do país

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional - RDN ) - Está em debate, em Bissau, o apoio das Nações Unidas à implementação da reforma do setor da defesa e segurança do país.

O encontro decorreu todo o dia de segunda-feira no auditório da Faculdade de Direito de Bissau (FDB), na presença de representantes das associações, estudantes e professores desse estabelecimento de ensino universitário.

Esta iniciativa do UNIOGBIS, em parceria com a FDB,enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional dos Soldados da Paz das NU, instituido em 2002.

Na abertura dos trabalhos, o chefe do Departamento da Defesa e Segurança do UNIOGBIS, Antero Lopes, reafirmou a disponibilidade das NU em continuar a apoiar na mobilização de recursos para a implementação da reforma do setor da defesa e segurança.

Dirigindo-se aos participantes do evento, o Secretário de Estado de Segurança Nacional e Ordem pública, falou na necessidade de se preparar as instituições perante os desafios eminentes.

* * *

ONU optimista com reforma dos sectores de defesa, segurança e justiça

( Lusa, 30-05-2011 ) - As Nações Unidas estão optimistas em relação à reforma dos sectores de defesa, segurança e justiça na Guiné-Bissau, devido à estabilidade registada em 2010, que tem encorajado os doadores internacionais, noticia a LUSA.

"Estamos optimistas, há uma estabilidade política e um governo duradouro que penso não tinha precedentes nos últimos tempos e é um factor encorajador para os doadores", afirmou Antero Lopes, em declarações à agência Lusa.

Antero Lopes é chefe do departamento da reforma do sector da defesa e segurança do Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Segundo Antero Lopes, "há um consenso tanto ao nível dos órgãos de soberania, como dos clientes de todas aquelas reformas", nomeadamente a população.

* * *

Reunião da ONU para recolha de fundos para reforma do sector de defesa

( AngolaPress, 30-05-2011 ) - A reunião de Alto Nível para angariar fundos internacionais para a reforma dos sectores de defesa e segurança da Guiné-Bissau deverá realizar-se ainda este ano ou em 2012.

"Este evento continua na agenda das Nações Unidas e se não o conseguirmos realizar até ao final deste ano, em 2012 vamos seguramente realizar este evento", afirmou à agência Lusa Antero Lopes, chefe do departamento da reforma do sector de defesa e segurança do Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

A reunião de Alto Nível deveria ter decorrido em Junho de 2010 em Nova Iorque, mas acabou por ser adiada, na sequência dos acontecimentos de 01 de Abril de 2011.

"Houve necessidade, devido à falta de apetência dos doadores da comunidade internacional, após os acontecimentos de 01 de Abril de 2010, de adiar este evento, que era para ter lugar em Nova Iorque", explicou Antero Lopes.

(...) A reunião de Alto Nível tinha como principal objectivo recolher apoios financeiros para o Fundo de Pensões.

* * *

Ministro de comércio efectua visitas a zonas fronteiriça para saber da campanha de comercialização da castanha de caju

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - O Ministro de comércio efectuou visitas à algumas regiões da Guiné Bissau para saber do estado da actual campanha de comercialização da castanha de caju.

Botché Candé, acompanhado por uma equipa de técnicos do seu Ministério visitou algumas regiões do país, particularmente, aquelas que possuem postos de controlo ao longo das fronteiras, onde manifestou a sua preocupação para com a possibilidade de fuga da castanha de caju para os países vizinhos.

O ministro visitou finalmente segunda-feira as regiões de Biombo, Cacheu, Oio, Bafatá, Gabú, Quínara e Tombali.

* * *

Novo director-geral da PJ toma posse

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - O novo director-geral da polícia judiciária guineense (PJ), João Biague, tomou posse segunda-feira num acto decorrido no salão nobre do Ministério da Justiça, em Bissau.

Este substituto da Lucinda Ahukariê, e que fez a sua formação na Faculdade de Direito de Bissau, assegurou que o sucesso da luta contra a criminalidade organizada se traduz no sucesso de todo o sistema judicial do país.

A cerimónia de tomada de posse foi igualmente presenciada pelo vice procurador-geral da república, o corpo diplomático e representantes da comunidade internacional.

Saliu Djaló Pires "Quero aqui reafirmar solenemente, que a determinação do governo no combate aos crimes do tráfico da droga, lavagens do dinheiro, crime organizado continua inabalável. O combate a estes tipos de crimes que a PJ vinha fazendo continuará com a mesma determinação e firmeza, continuando tal combate a ocupar lugar na primeira linha das prioridades do governo", afirmou.

Na visão do recém-empossado João Biagué - "As prioridades são a luta contra a criminalidade... Por isso é que existem meios específicos de luta contra a droga e a PJ e todo o sistema judiciário guineense é de concretizar essas leis que existem para cada tipo de criminalidade", vincou.

Recorde-se que Mamadú Saliu Djaló Pires, que preside neste momento o conselho de ministros da OHADA, regressou domingo ao país após uma visita de dois dias que efectuou ao Tribunal Comum de Justiça e Arbitragem de OHADA cuja sede se encontra em Abidjan.

Sem comentários: