quinta-feira, 2 de junho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Guiné Bissau tem novo comissário junto a UEMOA

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional - RDN ) - A Guiné Bissau tem novo comissário junto a UEMOA. Trata-se de Braima Djemé, que substitui no cargo a Rui Barros.

A escolha do novo comissário da Guiné Bissau junto à UEMOA aconteceu segunda-feira em Lomé, capital da República do Togo, no quadro da cimeira extraordinária dos chefes de estado e de governo da organização.

A cimeira que encerrou seus trabalhos segunda-feira ficou também marcada com eleições do Secretários da UEMOA, tal que revelou o PR Malam Bacai Sanha momento após o seu regresso ontem à noite, destacando igualmente que a situação político-social da sub-região também mereceu atenção dos dirigentes presentes no encontro.

Por outro lado, a cimeira nomeou o novo Governador do BCEAO, Konne Tchemokho, para um mandato de três anos, um marfinense que toma o lugar deixado pelo compatriota seu, Henri Dakoure Tabley.

Finalmente, a UEMOA desembolsou 2 biliões de FCFA para a Costa do Marfim para apoiar esforços da comissão de diálogo, verdade e reconciliação.

* * *

PM visita Centro de Formalização de Empresas

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - O chefe do Governo da Guiné Bissau, Carlos Gomes Júnior, visitou terça-feira o Centro de Formalização de Empresas, criado para promover investimentos e reduzir o tempo de espera para a criação de uma empresa no país.

No final da visita ao centro inaugurado no passado dia 27 de Maio, Gomes Júnior referiu, citámo-lo-lo: "A Guiné Bissau não pode estar fora dos desafios da modernidade".

- Isto é uma prova concreta do empenho do Governo na incapacidade de realização dos guineenses?
- PM - "Eu penso que centralizando aquele esforço que foi feito pelo Ministério da economia, da justiça e de comércio é centralizar, é criar esse centro de formalização de empresas é um passo muito importante, porque, em 24 horas horas você consegue formar uma empresa e em 5 dias está a empresa formalizada", reconheceu.

Questionado sobre, para quando o pagamento da dívida interna, que tem sido alvo de várias exigências pelas confederações nacionais do setor privado, Carlos Gomes Júnior disse: "É normal que toda a gente fosse reivindicar o pagamento da dívida interna. Mas, o fundamental é que o Governo reconheça essa dívida. Como sabem, as dívidas têm que ser auditadas, têm que ser conhecidas pelo Governo. Ora não é a andar nas ruas a fazer passeatas é que o Governo vai discutir".

Démobilisation prochaine de 1.300 soldats et policiers
(Xinhuanet 31/05/2011)

BISSAU -- Quelque 1300 soldats et policiers seront démobilisés dans le courant du mois prochain, a indique à la presse, lundi à Bissau, M. Aristide Ocante Da Silva, ministre bissau-guinéen de la Défense.

Cette démobilisation, selon lui, s'inscrit dans le cadre de la modernisation des forces de sécurité et de défense, avec réduction drastique des effectifs militaires et paramilitaires.

Une pension est prévue pour tous les mobilisés à la caisse de prévoyance sociale, a-t-il affirmé, sans en indiquer le montant.

Selon le ministre, le nombre de 1 300 hommes démobilisés a été calculé en fonction du recensement qui a été fait en 2008. Les effectifs de l'armée bissau-guinéenne sont estimés à 11 000 hommes dont 80% sont des officiers.

A plusieurs reprises, les Nations Unies ont attiré l'attention des autorités civiles bissau-guinéennes sur le caractère pléthorique de cette armée et suggéré fortement de ramener les effectifs militaires à 4 000 hommes. Mais, la pension mensuelle de 15 000 francs proposées pour la plupart des militaires qui la jugent dérisoire, a empêché jusqu'à présent la réalisation de ce projet.

Le général Antonio Injai, chef d'état-major des forces armées a affirmé plusieurs fois que les militaires ne vont jamais accepter une démobilisation dans la misère.

* * *

Dia Internacional da Criança é marcado quarta-feira

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional - RDN ) - O Dia Internacional da Criança, o 1º de Junho, é assinalado este ano sob o lema "todos juntos para uma acção a favor da Criança da rua" e com o lançamento da Quinzena de Criança Africana, que começa no dia 16 deste mesmo mês.

O acto central da comemoração da data decorre na vila de Buba, na região de Quínara, Sul da Guiné Bissau, sob a organização do gabinete da Primeira Dama e do Ministério da Mulher, Família, Coesão Social e luta contra a Pobreza.

De acordo com o chefe do gabinete da Mariama Mané Sanhã, cerca de dois mil e quinhentas crianças chegam à Buba nesse dia.

* * *

Missão empresarial cabo-verdiana esperada em Bissau

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional - RDN ) - Uma missão empresarial de Cabo Verde era aguardada terça-feira em Bissau, chefiada pelo ministro cabo-verdiano do Turismo.

Convidada pela Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS), a missão vem â Guiné Bissau para realizar a prospecção do mercado nacional, além de prevêr iniciar contactos e estabelecer parcerias com empresários guineenses em vários domínios de actividade económica.

A missão permanecerá cinco dias em Bissau.

Sem comentários: