quinta-feira, 9 de junho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Vitória das mulheres guineenses: passa a ser crime a prática da excisão

( Lusa, 08-06-2011 ) - É uma vitória das mulheres guineenses, pois a prática da excisão passa a ser um crime, depois da aprovação de uma lei nesse sentido pelo parlamento em Bissau.

Para já, o PM Carlos Gomes Júnior veio quarta-feira a considerar que esta decisão do parlamento é soberana, e reafirmou que o país deve caminhar ao encontro dos desafios do mundo, respeitando assim os direitos humanos.

"Os deputados são soberanos, eles é que deram a última palavra, mas nós é que temos que enfrentar os desafios da modernidade; e a Guiné Bissau, como nós primamos pela defesa dos direitos humanos, penso que é um passo muito importante", defendeu.

* * *

Progresso económico continua a ser satisfatório - FMI

( Lusa, 08-06-2011 ) - O chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a Guiné-Bissau, o brasileiro Paulo Drummond, disse hoje (quarta-feira) que o progresso económico continua a ser satisfatório no país, noticia a LUSA.

"A nossa avaliação inicial é que o progresso continua a ser satisfatório, tanto no desempenho fiscal, como na implementação das medidas de reformas económicas", afirmou Paulo Drummond aos jornalistas depois de um encontro com o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior.

Paulo Drummond remeteu para quinta-feira mais informações sobre a missão do FMI à Guiné-Bissau para avaliar o desempenho económico do Governo e as reformas estruturais num encontro a realizar com os jornalistas.

Na sua última visita ao país, em Março de 2011, a missão do FMI considerou que a Guiné-Bissau "continuou a progredir no processo de estabilização da economia".

"Estima-se que o crescimento económico (em 2010) tinha se situado em cerca de 3,5 porcento, apoiado pela recuperação de preço de exportação do caju e pela retoma no sector da construção civil", referiu em comunicado.

A missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), liderada por Paulo Drummond, iniciou nesta quarta-feira a visita à Guiné-Bissau para avaliar a situação do país.

* * *

PM recebe delegações da CONCP, FMI, BOAD e Embaixador da República Popular da China

Bissau ( Fonte: Bombolom-FM ) - O chefe do Governo, Carlos Gomes Júnior, recebeu quarta-feira em audiências separadas as delegações da Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP), do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Oeste-Africano para o Desenvolvimento (BOAD) e o Embaixador da República Popular da China.

O chefe da missão do FMI, Paulo Drummond, disse à imprensa que a audiência com o PM visou explicar a este último da avaliação que a sua instituição tem faz ao país em termos macro-económico.

* * *

Três contentores com genéros alimenticios estragados

Bissau ( Fonte: Rádio Difusão Nacional – RDN) - Uma carga de arroz e leite, chegada ao país desde 2008 e doada pela República Popular da China, acaba de ser descoberta em Bissau em mau estado de conservação.

Desapontado com o ocorrido, o Ministro de Comércio, Botché Candé, acompanhado pelo Director Adjunto Nacional da Polícia Judiciária, visitou o local do armazenamento, para constatar o estado muito avançado de decomposição em que se encontram esses produtos.

Assim, depois de o ministro ter considerado esse facto como "inaceitável sobretudo num país de muitas carências como a Guiné Bissau", o Director Adjunto da PJ, Edmundo Mendes, deduziu que a situação revela uma fráude evidente, pelo que os seus autores devem ser responsabilizados.

* * *

Governo e PNUD estão reunidos para avaliar a reforma da administração pública

Bissau ( Fonte: Rádio Difusão Nacional – RDN) - O Ministro da Função Pública, Trabalho e Modernização do Estado presidiu quarta-feira, em Bissau, a cerimónia do atelier de avaliação da reforma da administração pública guineense.

Fernando Gomes considerou que o encontro visa identificar todos os pontos fortes e fracos do processo de reforma em curso, tendo igualmente afirmado que os próximos cinco anos serão decisivos em termos da aplicação da estratégia, isso devido os objectivos preconizados.

“Estamos longe dos objectivos a que nos afixamos; é importante fazermos um ponto de situação sobre a execução do programa de Reforma da Administração Pública, para podermos definir os eixos de intervenção para os próximos cinco anos . Os pontos fortes são como a avaliação está a ser feita, seguido de pertinência, a eficácia, e a viabilidade”, vincou o Ministro.

Fernando Gomes disse ainda que os apoios do PNUD têm vindo a diminuir, mas realçou a importância dos países da UEMOA que têm apoiado o Programa da Reforma, permitindo a aquisição de equipamentos e realização de serviços.

* * *

Palácio Colinas de Boé : Os trabalhos da terceira sessão ordinária continuam

Bissau ( Fonte: Rádio Difusão Nacional – RDN) - Os deputados aprovaram quarta-feira após debate, o novo Código de Investimento, que foi aprovado ontem 7 de Junho de 2011.

A revisão da constituição está em curso, bem como a criação de uma comissão de reconciliação nacional.

* * *

CEDEAO lida há 36 anos em prol dos países Africanos

Bissau ( Fonte: Rádio Difusão Nacional – RDN) - A Direcção-Geral da Integração Regional organizou quarta-feira, em Bissau, um encontro técnico de retracção para assinalar os 36 anos da existência da CEDEAO.

Ao acto a que presidiu o Director da Integração Regional, José Biai, participaram trinta jornalistas, que puderam assim participar do debate de temas, como - “A CEDEAO – Objectivos e desafios: a livre circulação das pessoas e bens"; "A União Aduaneira", "O Programa de Cooperação fronteiriça" entre outros.

Criada a 28 de Maio de 19975 por 16 países da África Ocidental, a CEDEAO tem como objectivo principal permitir a livre circulação das pessoas e bens, a revolução das economias dos estados membros, entre outros.

* * *

CPLP organiza reunião dos Ministros da Juventude da comunidade em Luanda

Bissau ( Fonte: Rádio Difusão Nacional – RDN) - Uma delegação ministerial de dezassete jovens vai para a Angola participar na segunda amostra dos jovens criadores da CPLP.

Sem comentários: