sexta-feira, 10 de junho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Presidente angolano recebe emissários de Bacai Sanhá e Pedro Pires

Source: ( Visaonews.com ) - O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu na terça-feira em audiências separadas, no Palácio da Cidade Alta, os enviados especiais dos Chefes de Estado da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

A primeira audiência foi concedida a Soares Sambú, ministro de Estado e Conselheiro Político e Diplomático, que foi portador de uma mensagem do Presidente Malam Bacai Sanhá. À saída do encontro, Soares Sambú, que é também membro da direcção do partido PAIGC, falou com jornalistas sobre alguns dos temas dominantes da missiva.

O ministro de Estado guineense referiu-se ao interesse de Bacai Sanhá no reforço da amizade e cooperação entre os dois países, mas particularizou a questão da presidência angolana da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Soares Sambú falou ainda sobre o processo de estabilização da Guiné-Bissau, país que, com o apoio da comunidade internacional, e de Angola em especial, começa a trilhar a estabilidade depois de um período de profunda crise política.

"A Guiné-Bissau tem experimentado, nos últimos tempos, um ambiente de estabilidade que nos encoraja a todos.

E as coisas vão bem graças ao apoio da Comunidade internacional, particularmente de Angola e da CPLP, sem esquecer os países da sub-região, que também tiveram um papel extremamente importante em todo este processo", referiu.

O ministro de Estado guineense destacou, por outro lado, o papel da Missão de Segurança das Forças Angolanas na Guiné-Bissau (Missang), instituída em Março, no processo de estabilização do país, sublinhando a "valiosa contribuição para o relançamento do sector de defesa e segurança do país".

* * *

Ministro das finanças diz que aumento de salários só pode ser possível em 2012

Bissau ( Fonte: Rádio Pindjiguiti ) - O ministro das Finanças disse que o aumento de salários aos funcionários do estado só pode ser possível a partir de 2012.

Falando numa conferência de imprensa, José Mário Vaz disse que as discussões com vista a esse tal aumento de salários aos trabalhadores do estado vai iniciar em Setembro conjuntamente com o FMI.

“Mas uma coisa prometemos, a partir de Setembro, vamos analisar com o FMI. Os salários em 2012 vai ser a preocupação do Governo. O salário vai subir, não podemos neste momento avançar como, se vai começar pelo escalão mais baixo, e se o escalão baixo vai receber mais, se o escalão que recebe mais vai receber menos, é um assunto que nós vamos agora em diálogo com os Secretário Gerais dois sindicatos”, fez ele ouvir.

“O ano de 2012 é o ano do aumento de salários. Não me perguntem quanto iremos de facto aumentar. Será uma realidade sem sombra de dúvida. Vamos aumentar em função da sustentabilidade do aumento. Nós não vamos aumentar para não pagar, vamos aumentar de facto para pagar. Por isso, eu queria aqui dizer, e é uma pena, porque as pessoas pensam que o Ministro das Finanças não quer aumentar os salários, porque é de má fé”, avançou Mário Vaz.

Reagindo a estas considerações do ministro, o Secretário Geral da CGSI-GB, Filomeno Cabral, disse tratar-se de uma posição puramente “técnica do Ministro das Finanças” e que faz fé nas promessas do chefe do Governo Carlos Gomes Júnior.

Na mesma diapasão, o Secretário-Geral da UNTG, Estêvão Gomes Có, disse estar esperançado que o Executivo possa fazer algo no capitulo de aumento de salários aos funcionáruios públicos ainda este ano.


* * *

Presidente da ANP pede aos deputados da nação maior contenção e ponderação no relacionamento com jornalistas

Bissau ( Fonte: Bombolom-FM ) - O Presidente da assembleia nacional popular (ANP), Raimundo Pereira, pediu quinta-feira aos deputados da nação maior contenção e ponderação no seu relacionamento com os jornalistas de diferentes órgãos da comunicação social no país.

De acordo com Raimundo Pereira, não existem razões para conflito entre os jornalistas e os deputados da nação.

"Nós todos temos a compreensão de saber que eles nem sempre são responsáveis daquilo que alguém disse, mas eles também têm que ter a obrigação de dar a outra parte a possibilidade de defender a sua honra. Nós vamos continuar a trabalhar com os jornalistas, eles não são os nossos inimigos, vamos continuar a manter boas relações com eles e pedimos para que eles ajudem a divulgar a função do deputado", pediu ele.

Quanto a interdição dos cidadãos guineenses para entrarem na República Islâmica de Mauritânia, Raimundo Pereira disse que esse país já não faz parte da CEDEAO, não sendo por isso obrigado a respeitar os acordos de livre circulação de pessoas e bens.

* * *

PGR reage à considerações distorcida em relação ao seu último despacho sobre alegado atentado de Junho de 2009

Bissau ( Fonte: Bombolom-FM ) - A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu quinta-feira um comunicado, onde tece esclarecimentos sobre a forma distorcida como está sendo encarado o despacho que manda arquivar, parcial e provisoriamente, o processo de alegada tentativa de golpe de estado de Junho de 2009.

No comunicado, a PGR manifesta a sua indignação com a forma distorcida e pouco abonatória em relação ao tratamento dado ao assunto por alguns jornalistas, comentadores políticos e outros cidadãos.

Com relação a isso, a PGR adianta que atitudes do género estão viciados de má fé, e, sobretudo, as pessoas em causa tentaram pôr em causa a imagem e o bom nome do Ministério Público.

* * *

José Zamora Induta e Samba Djaló são responsáveis pela morte de Baciro Dabó, acusou o irmão de Baciro

Bissau ( Fonte: Bombolom-FM ) - O irmão mais velho, Iaia Dabó, do malogrado Major Baciro Dabó responsabilizou quinta-feira o PAIGC, José Zamora Induta e Samba Djaló, CEMGFA e chefe da contra-inteligência Militar à altura dos acontecimentos pela morte do ex-candidato à Presidência da República, major Baciro Dabó.

"Eu já havia falado, que o PAIGC deve tomar a sua posição. E o Samba Djaló hoje está tentar a inocentar a sua pessoa. O que vos estou a dizer é assim, Samba Embriagador lyamba Djaló. Porque ele fuma o lyamba e bebe o vinho feiamente. Aliás, ele não é um bebedor de vinho, mas sim um embriagador que finge ser ao mesmo tempo um muçulmano", alegou num encontro com a imprensa.

"Hoje, o Samba está a querer dizer ao mundo que ele não participou nisso... O Zamora, num bom francês, você pode chamá-lo Bandit ou então Salopar. O Zamora não podia pensar que o cargo que tomou era superior a ele... Porque toda as pessoas no país sabem que o Zamora é uma pessoa atrevida e arrogante", avançou o Iaia Dabó, que prometeu delatar mais segredos sobre as mortes ocorridas no país, caso o PAIGC decida responder à esta conferência de imprensa que ele organizou, para falar do caso.

Por outro lado, Iaia Dabó considerou os acontecimentos de 1 de Abril como sendo uma data de salvação do povo guineense.

* * *

“Falta de apoio da UE pode levar ao regressar de "situações que ninguém deseja"

( AngolaPress,09-06-2011 ) - A continuação do corte do apoio orçamental da União Europeia (UE) à Guiné-Bissau pode fazer regressar o país a "situações que ninguém deseja", alertou hoje (quinta-feira) em Lisboa a ministra da Economia guineense.

Helena Embaló, que intervinha numa reunião organizada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) sobre os Estados frágeis, salientou que aquele apoio foi suspenso na sequência do levantamento militar do passado dia 01 de Abril de 2010.

"A cooperação com a UE já foi retomada nalguns aspectos, mas o apoio orçamental continua suspenso e essa decisão criou uma situação dramática e existe o perigo de regressar a uma situação que ninguém deseja", disse.

* * *

Vem aí mais uma nova vaga de greves na Função Pública

Bissau ( Fonte: Bombolom-FM ) - O comité de base de inspectores, pessoal administrativo e observadores da pesca da FISCAP, após o falhanço nas negociações que encetou com o Governo no dia 7 de Junho, divulgou uma nota de imprensa em que anuncia o retorno à greve uma vez que não houve progressos nem foram atendidas suas reivindicações.

Os associados do Sindicato Nacional dos Fiscalizadores Marítimos (SINAFIMAR), reclamam do Governo o pagamento de seguro e previdência social, liquidação e pagamento de atrasados (de salários), efectivação, desconto de impostos, estatutos e regras de funcionamento.

Se durante a vigência do pré-aviso de greve o Governo não satisfazer as reivindicações, o SINAFIMAR vai paralisar o setor por um período de 6 dias consecutivos, diz-se na nota que referimos acima.

Também os três sindicatos do setor judiciário - ASMAGUI, SIMAP e Sindicato Nacional do Setor Judiciário ameaçam paralisar o setor mais uma vez na semana que vem.

Tudo porque o Governo não estará a cumprir o acordado no memorando de entendimento assinado em Fevereiro findo.

* * *

Disputa pela posse de terra continua a provocar confrontos entre as populações

Bissau ( Fonte: Bombolom-FM ) - A população do Bairro de Antula Taquir invadiram quarta-feira à noite às instalações da Polícia Judiciária sita ao lado do mercado de Bandim, em Bissau.

Em causa está a disputa por um terreno que envolve a Associação de Grupo de Jovens Unidos de Antula Taquir e o senhor de nome Tito, que levou à detenção de três jovens dessa associação, ordenada por um magistrado do MP.

Albino Có e Victor Có, ambos régulos e chefes de tabanca já pediram a intervenção do Procurador-Geral da República e do Governo na resolução desse diferendo antes que seja tarde.

Ministra de Mulher e Coesão Social viaja para Dakar

Bissau (Fonte: Radio Sol Mansi – RSM) - A Mnistra da Mulher, CoesãoSocial Luta Contra a pobreza, Maria de Lurdes Vaz,seguiu para o Senegal onde vai participar na Conferência de ministros mulheres dos países membros de CEDEAO.

Nesse encontro, as ministras debaterão temas relacionados com a situação e plano de acção sobre o género, o plano de acção da CEDEAO para as mulheres, paz e segurança; modelo de política relativa ao abuso sexual nas instituições de formação , local de trabalho, entre outros.

* * *

Promoção dos direitos humanos nos liceus nacionais

Bissau (Fonte: Radio Sol Mansi – RSM) - A Comissão Nacional da Justiça e Paz organizou nas últimas semanas um encontro com os alunos, professores de alguns liceus nacionais nomeadamente em Bissau e no leste do país para a promoção dos Direitos Humanos.

O moderador da comissão, Frei Michael, disse que o encontro visa ajudar os alunos a investirem no seu hábito mental, o hábito dos direitos humanos como orientação, guia das acções de julgamentos que muitas vezes são feitos em prol da justica e da paz. “Nós temos, como referência, os direitos humanos e os deveres”, sublinhou ele.

Sem comentários: