sexta-feira, 22 de julho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Primeiro-ministro quer inquérito que apure graves acusações


Bissau - (Fonte : Angola Press) - O primeiro-ministro guineense exigiu hoje (quarta-feira) ao Procurador-Geral da República a abertura de inquéritos para apurar as graves acusações que foram feitas terça-feira pelos partidos da oposição, noticia a LUSA.


Terça-feira, numa manifestação convocada por partidos da oposição, Carlos Gomes Júnior foi acusado de envolvimento na morte, nomeadamente, do antigo Presidente Nino Vieira e do antigo chefe de estado-maior general das Forças Armadas, Tagmé Na Waie.


A iniciativa decorreu sem incidentes, mas manifestantes terão, segundo um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, atirado pedras a um familiar de Carlos Gomes Júnior.


Pela "clara tentativa" de provocar "ofensas corporais graves" e pelos insultos "fáceis e cobardes", o primeiro-ministro exige a abertura de inquéritos e reserva-se "o direito de perseguir criminalmente os autores de tais acusações".


"O gabinete do primeiro-ministro quer assegurar a todo o povo da Guiné-Bissau que não existe nem nunca existirá nenhuma acusação formal contra o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, pela prática de crimes de sangue", diz o comunicado.


Carlos Gomes Júnior considera que os insultos "extravasaram de longe o âmbito da luta política", que atingiram a honra e consideração de familiares directos do chefe de governo, e que os organizadores da marcha não tiveram capacidade para o controlo da mesma.


No comunicado condena-se ainda o clima de ódio e violência e se afirmaque as palavras de ordem que foram usadas são suscetíveis de "provocar uma deriva grave na ordem política e social".


* * *

PM recebe Director de Organização de Oeste Africana de Saúde

Bissau – (Fonte: Radio Solmansi – RSM) – com objectivo de tratar de necessidade de uma sensibilização junto das autoridades guineenses para aumentar as verbas no orçamento geral de Estado particularmente no que toca ao sector de saúde, PM recebeu em audiência Director de Organização de Oeste Africana de Saúde.

“A Guiné-Bissau tem sabido aproveitar dos recursos, apoios e dos programas da OAS, neste momento está a decorrer um atelier em Bissau sobre a harmonização dos curriculos de formação da medicina geral, aqui vai-se concluir o curriculo harmonizado e ao mesmo tempo vai-se delinear e abordar as etapas para a sua implementação. Pretende-se apoiar o sector da Saúde em materiais para o seu melhor funcionamento” anunciou Plácido Cardoso, Director de OAS.

Esta iniciativa deve-se á pouca contribuição dos Estados membros da OAS na melhoria do sistema de saúde.

De seguida o PM reuniu-se com o líder da bancada parlamentar do PAIGC, Rui Ian de Souza para abordar questões ligadas com a estabilidade do país e o progresso nacional.

“ O essencial da democracia é a alternância, acho que a oposição tem voz na vida do país e nos assuntos da Governação, ela é livre no exercicio da democracia manifestar algum mal-estar ou por alguma coisa que entenda que não está suficientemente esclarecida ou por alguma coisa que entenda estar a correr mal, de modo que não há nada que reprovar o que a oposição está a fazer, o que nós podemos apelar é que nos limitemos nos restritos parametros do exercicio democrático e que não ultrapassemos aquilo que é normal e que venha a pôr em causa a estabilidade que o povo merece” declarou Rui de Souza.

E ainda hoje o PM vai receber um grupo de solidariedade das mulheres.

* * *

Ministro dos Negócios Estrangeiros parte para Luanda

( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) – Adelino Mané partcipa amanhã na reunião de Conselho de Ministros da CPLP no qual o roteiro CEDEAO-CPLP sobre reformas do sector de defesa e segurança. Sob o lema “Papel do CPLP nas Nações Unidas”, os chefes da diplomacia lusofóna analisam a Presidência angolana da CPLP.

O guineense Helder Vaz será reconduzido director-geral da organização.

* * *

Lei de desporto está sendo debatida na ANP

( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) – ontem foi apresentada a lei base dos desportos pelo Ministro da tutela Artur Silva, um documento que comporta 87 artigos e 14 capitulos, nela fala dos desportos federados e não federados do comité olímpico e das várias facetas que irão normalizar o sector desportivo nacional.

As actividades desportivas a serem classificadas são: de professional e não professional, o desporto da escola, o desporto para as pessoas com necessidades especiais caso de deficientes, desporto de ensino superior, e pratica desportiva para emigrantes .

As duas bancadas s falaram também sobre as marchas que decorreram estes dias num clima de harmonia, onde os deputados de PAIGC felicitaram os de PRS pela iniciativa.

A grande novidade anunciada no parlamento é a a transmissão directa da Assembleia Geral Popular pela TGB.

* * *

Inicia em Gabú uma acção de formação no quadro de acções prioritárias do DENARP II

( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) - no encontro participam mais de 40 funcionários públicos que vão identificar as medidas e acções prioritárias apartir de quatro eixos estratégicos indicados no DENARP II assim como a elaboração das matrizes do document.

Esta acção de formação insere-se no quadro do programa de reforço da capacidade de pilotagem da economia e de coordenação da ajuda externa.

* * *

Familiares do antigo PGR querem ver esclarecidas as circunstâncias da morte do seu ente querido

( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) – os familiares de Nicandro Pereira Barreto estão indignados da forma como alguns partidos políticos estão a exigir justiça só para alguns casos de assassinatos.

“Estamos indignados com injustiça da Guiné-Bissau onde políticos estão a fazer a sua manifestação ea chamar os nomes de certas identidades que morreram, mas antes dessas identidades morrerem já havia outros casos de morte, como por exemplo o caso de 7 de Outubro onde morreu o Viriato Pã, Paulo Correia e etc e posteriormente Nicandro Barreto, depois do Nicandro morreu o Verissimo Correia Seabra, Ansumane Mane, Lamine Sanhá, portanto perguntamos: será que a justiça não existe para eles? Ou não se pode fazer manifestações a favor dessas pessoas?” defendeu Lucilio Pereira Barreto, sobrinho do falecido procurador.

Os familiares do falecido apelaram aos partidos políticos “para pararem de meter fogo com gasolina porque um dia poderão incendiar” e têm uma grande dor da perda do seu ente, sendo que este foi também um dirigente deste país e serviu com honra a nação guineense, e já lá vão 10 anos que morreu e até hoje não feita a justiça. E que se faça justiça em relação a morte de Nicandro Barreto e outras identidades que foram assassinadas.

* * *

Juventude Africana Amilcar Cabral (JAAC) reafirma confiança e solidariedade ao Presidente do PAIGC

( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) – a firmeza da juventude foi tornada pública ontem pelo seu coordenador nacional durante um encontro com o próprio líder do partido.

Segundo Victor Naneia é preciso manter a unidade nacional de forma a assegurar o desenvolvimento “posso fazer parte da oposição mas a unidade nacional é a pedra de desenvolvimento nacional, devemos sentir orgulho da nossa Pátria, a Pátria de Amilcar Cabral. Cabral antes de morrer disse que mesmo que morrer vão nascer outros Cabrais, e Carlos Gomes Júnior é um deles”.

Em jeito de resposta o Presidente do PAIGC repelou que na tentativa de estabilizar o país deu muitos apoios á oposição, em particular o PRS, especialmente ao Braima Sori Djalo de vergonha doméstica.

* * *

Conferências regionais para a consolidação da paz arranca sexta-feira no norte do país

( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) – depois da zona sul e leste, na cidade de Canchungo decorre até domingo as conferências da região de Cacheu, enquanto isso a cidade de Farim recebe delegados da região de Oio.

Nestas conferências á semelhança de outras regiões serão acolhidos os delegados que irão participar na conferência nacional para a paz e desenvolvimento previsto para os finais deste ano.

* * *

SWISSAID reembolsa cerca de 30 milhões de FCFA às organizações da sociedade civil e órgãos de comunicação social para promoção da cidadania

Bissau – ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) – 29.639.150 FCFA é o valor que a fundação suíça disponibilzou hoje á favor de 11 organizações da sociedade civil entre ONG’s e órgãos de comunicação social público e privado e comunitário, uma iniciativa que se insere no âmbito do projecto de fundo de apoio á informação e sensibilzação para a consolidação do processo de paz e democratização de boa governação na Guiné-Bissau.

* * *

Presidente do SIMAP explica razões de arquivamento dos casos 4 e 5 de Junho e sua transferência para tribunal militar superior

Bissau – ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) – Bacar Biai referiu que a decisão do colectivo dos magistrados nesta matéria foi muito bem interpretada e manifestou-se solidário com os magistrados do Ministério Publico junto tribunal de Gabu no caso da morte alegadamente pelos agentes da policia local contra um cidadão senegalês.

Sem comentários: