quarta-feira, 27 de julho de 2011

Luanda aguarda apenas por Bissau para libertar fundos para reforma das Forças Armadas - CEMGFA angolano

( Lusa,25 de Julho de 2011 ) - O governo de Angola aguarda apenas pelas autoridades da Guiné-Bissau para libertar os fundos prometidos para o programa de reforma das Forças Armadas guineenses, declarou hoje em Bissau, o chefe das Forças Armadas angolanas, Geraldo Nunda.

Em declarações à imprensa no quartel do Estado-Maior das Forças Armadas guineense, Geraldo Nunda, que se encontra de visita de trabalho a Guiné-Bissau, afirmou que todas as condições para o início da reforma do setor militar guineense estão já criadas.

"Os trabalhos preparativos dessa reforma, incluindo a identificação do exército guineense em número, já estão feitos. Até já se fizeram as imagens da cada militar, ora identificar cerca de quatro mil homens não é tarefa fácil", disse o general Nunda, que hoje iniciou uma visita de trabalho de uma semana a Guiné-Bissau.

O responsável militar angolano disse que o seu governo apenas aguarda que as autoridades guineenses façam chegar a Luanda uma estimativa dos custos financeiros para mandar libertar fundos "disponíveis desde dezembro passado", de forma a dar inicio às obras de reabilitação dos quartéis na Guiné-Bissau.

"Tão logo esses valores cheguem a Angola os fundos serão libertados. Se, por exemplo, na próxima semana chegarem a Luanda os projetos com os custos, os fundos serão libertados, mesmo que em parte, na semana a seguir", explicou o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas.

* * *

PM recebe hoje Conselheira Politica, Economica e Cultural de Guiné-Conacry

Bissau – (Fonte: Radio Solmansi – RSM) - o encontro serviu para a Conselheira em representação do seu Governo fazer uma apresentação ao chefe de Governo sobre a situação no seu país, Adja Kuban Tchuba informou ao Carlos Gomes Júnior que estão a preparar a realização de eleições legislativas ainda para este ano para criar uma Assembleia Soberana para legalizar as instituições e os acontecimentos de 18 de Julho não irão afectar o funcionamento do Estado guineense.

* * *

PM preside cerimónia oficial de inauguração de IBAP

Bissau – (Fonte: Radio Solmansi – RSM) - a construção da nova sede contou com o apoio pelo Reino de Espanha no valor de 700 mil euros no âmbito da cooperação espanhola através dos seus organismos autonómo das partes nacionais.

Carlos Gomes Júnior reconheceu a importância económica da biodiversidade como uma das pontes de divisa através de recursos pesqueiros, turisticos, paulistícos e florestal.

A cerimonia contou ainda com a assinatura de um memorandum de entendimento que prevê a realização de diversos planos interactivos do IBAP.

* * *

Presidente da Comissão preparatória da conferência nacional teve um encontro com a delegação do BAD

Bissau – (Fonte: Radio Solmansi – RSM) – o objectivo deste encontro é para inteirar dos avanços já realizados pela comissão organizadora. Serifo Nhamadjo afirmou que a delegação do banco mostrou vontade de associar a sua iniciativa.

Terminaram este fim de semana as conferências nas regiões, e Nhamadjo fez um apelo aos grupos étnicos para continuarem a conviverem pacificamente e alertou aos guineenses de estarem atentos á tentativa de aproveitamentos políticos dos pequenos problemas entre os vizinhos.

“Apelamos as pessoas de participarem nos trabalhos de sensibilização e dizer aos guineenses que a GB chegou numa fase sem retorno ou seja não podemos voltar atrás, foi difícil chegar até aqui apesar das dificuldades, não temos outra saída se queremos realmente a estabilidade e progresso temos que percorrer este caminho, um caminho de respeito, de dialógo, de resolvermos os nossos problemas no dialógo e chegou a altura de cada um contribuir para o bem do país” defendeu o Primeiro Vice-Presidente da ANP.

A realização desta conferência é o caminho certo para encontrar a paz na Guiné-Bissau opinaram os conferencistas da região de Oio e e Bissau será o palco da conferência da capital.

* * *

Visita do Ministro de Estado de Relações Exteriores do Brasil no país

Bissau – (Fonte: Radio Solmansi – RSM) – a delegação chefiada pelo Ministro foi recebida pelo PM com o objectivo de saber dos acordos de base de cooperação técnica e ciêntifica entre o Brasil e Guiné-Bissau.

* * *

Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas de Angolanas de visita ao país

Bissau - (Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) – o CEMGFA inicia hoje as sessões de trabalho no âmbito das Reformas no Sector de Defesa e Segurança na sequência de visita ao país durante uma semana.

General Geraldo Sanchitongo tem encontro conjunto com as chefias militares guineenses e com a MISSANG (Missão Técnica Militar e de Segurança Angolana) instalado no país, o General chega a Bissau depois da CPLP ter aprovado o roteiro das reformas em curso na Guiné-Bissau.

PM anunciou a disponibilização pela União Europeia de 10 milhões de euros a para o fundo das pensões, Carlos Gomes Júnior disse que com este apoio dos parceiros a Guiné-Bissau caminha-se para a estabilidade.

O PM manteve ainda ontem um encontro com a Missão Fórum de Macau, no encontro o Ministro da Agricultura, Barros Bacar Injai pediu apoio da China para a modernização do sector agrícola para fazer face ás dificukldades alimentares.

* * *

Iniciou hoje em Bissau a 5a Conferência do Comité Regulador das Tecnologias de Informações e Comunicações na UEMOA

Bissau - ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) – o encontro que termina amanhã insere-se no programa de actividades 2010-2011 sendo o tema principal o controle do tráfico no espaço UEMOA, o Comité Regulador das Tecnologias tem como principais objectivos a cooperação entre as autoridades reguladoras de telecomunicações da UEMOA e facilitar tomadas de decisões relativas ao sector.

Será apreciada neste encontro de Bissau a questão de reconhecimento mutuo das ratificações de equipamentos de telecomunicacões.

Para o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, José Carlos Esteves a harmonização de telecomunicações é determinante na realização dos OMD.

* * *

SINJOTECS realiza em Agosto próximo o seu primeiro congresso

Bissau - ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) – o congresso será realizado nos dias 18 á 20 de Agosto .

A reunião magna na qual será escolhida uma nova direcção vai ser antecedida com um encontro sobre a vida da classe, também serão aprovados os relatórios de actividades de contas e estatuto da organização e contará com a presença de 100 delegados.

Amarante Sampa, Porta-Voz da Comissão Organizadora anunciou que de a conjuntura do país e as dificuldades financeiros originou o atraso da realização do congresso.

* * *

Roubo das vacas, impunidade a serem discutidos na ANP

Bissau - ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) – o Ministro da Justiça respondeu hoje aos deputados sobre a situação de roubo de vacas que se tem verificado no país e esclareceu que é dever do Governo fazer a implantação de todo o território nacional da polícia judiciária, facto que até este momento não aconteceu por falta de infraestruturas mas todavia disse que existe vontade e as dimarches estão a ser feitas.

Mamadu Saliu Pires referiu também falou sobre o caso do senegalês barbamente morto em Gabú pelos agentes da polícia local e garantiu que o Ministério da Justiça vai dar instruções á Direcção Nacional da PJ para priorizar imediatamente iniciar este inquérito e esteja quem estiver em causa a PJ vai investigar e quem cometeu esse crime vai responder á Justiça sob orientação do Ministério Público.

O Ministro ainda realçou o fecho de alguns tribunais dso sectores por falta de pagamento de rendas de casa e enalteceu que as verbas que vão ser afectadas no quadro das reformas da defesa e segurança vão concerteza ajudar a justiça de modo a equilatar em alguns ajustes em termos de tribunais.

* * *

Países membros da CEDEAO debatem questões relacionados com o género

Bissau - ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) – o Governo e a CEDEAO está preocupada com a situação da mulher, nessa óptica reuniu-se esta manhã coma duração de 4 dias o seminário nacional de formação de formadores sobre a questão do género, este encontro de Bissau segundo os seus mentores visou incutir na mente dos participantes o conceito da integração de género nas políticas de programas regionais.

Sem comentários: