terça-feira, 9 de agosto de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Presidente da República recomenda tolerância à oposição democrática para permitir a que a justiça funcione

Bissau – ( Fonte: Bombolom- FM ) O Presidente Malam Bacai Sanhá, pediu segunda-feira aos dirigentes dos 17 partidos políticos agrupados na colectiva de oposição democrática, ponderação, tolerância e calma, em nome da paz e da estabilidade, revelou o seu porta-voz no final do encontro com o chefe de estado.

"O Presidente fez-nos o ponto sobre as diligências que encetou junto às varias instituições e organismos, e pediu-nos que tivéssemos mais tolerância e esperássemos que a justiça tomasse o seu curso normal", disse Fernando Vaz.

Quanto a ideia de, se o pedido do Presidente os pode levar a suspender as acções de rua que têm feito nos últimos dias, Fernando Vaz disse, citamos-lo:

que .

"Os passos da oposição serão conhecidos após a conferência de líderes que terá lugar ainda hoje (segunda-feira). Nós vamos reunir a conferência dos líderes, posteriormente nós comunicaremos quais serão as condições. Mas nós queremos dizer que o PAIGC tem um marcha marcada para o dia 11 de Agosto, nós também vamos participar dessa marcha da paz, para a qual vamos convocar todos os nossos militantes e simpatizantes", adiantou Fernando Vaz.

Nesta segunda-feira, o Chefe de estado reuniu-se também com a direcção superior do PAIGC.

A tónica nesse encontro entre Malam Bacai Sanha e os membros da direcção superior do PAIGC teve a ver com a situação política actual no país, a qual nos últimos tempos tem estado a ser animada com sucessivas marchas promovidas pela Colectiva da oposição democrática, reclamando a demissão do Primeiro-Ministro Carlos Gomes Júnior.

No final deste encontro entre o Chefe de estado e a direcção superior do PAIGC, a terceira vice-presidente deste último, Adiatu Djaló Nandigna, disse que Bacai Sanha aconselhou o partido no poder a privilegiar o diálogo como forma de construir a paz e estabilidade no país.

* * *

Presidente Malam Bacai Sanha felicita em carta Presidente eleito de São Tomé E Príncipe e da Costa do Marfim

Bissau – ( Fonte: Bombolom- FM ) O Chefe de estado guineense, Malam Bacai Sanha enviou segunda-feira uma carta de felicitações ao Presidente eleito de São Tomé E Príncipe, Manuel Pinto da Costa.

Depois de considerar como 'justa e honrosa eleição à magistratura suprema da República de São Tomé E Príncipe' Bacai Sanha manifestou na missiva a determinação de trabalhar com a vossa excelência no sentido de estreitamento dos laços fraternais e de amizade que ligam os povos sãotomense e guineenses.

Numa outra missiva, o Presidente guineense felicitou o seu homólogo da Costa do Marfim, Alassane Dramane Ouattarra, pela celebração no domingo do 7 de Agosto, Dia Nacional Marfinense.

* * *

A economia nacional deverá crescer 4,5% este ano e 4.8% o ano que vem, revela Ministra da economia

Bissau – ( Fonte: Rádio Difusão Nacional - RDN ) A economia nacional deverá crescer este ano 4,5% e 4,8% o ano que vem, revelou segunda-feira a ministra da economia, plano e integração regional, citando uma previsão do Banco Africano de Desenvolvimento(BAD).

Helena Nosolini Embaló presidia segunda-feira em Bissau, a reunião de apresentação das perspectivas económicas para a África e com relação aos parceiros emergentes.

"Vai haver uma taxa de crescimento de 4,3%, de acordo com as previsões. Todos os setores vão contribuir para esta taxa de crescimento, a exportação da castanha de caju e também o próprio trabalho que está a ser feito a nível das infrastruturas e setor das telecomunicações. Haverá uma resposta favorável de todos os setores da economia", revelou ela.

"temos que trabalhar muito para chegarmos a melhor performance, mas já estamos a satisfeitos, temos capacidades, temos recursos e potencialidades para conseguir melhores resultados. No seu relatório é apontada como solução a aposta na reforma no setor da defesa e segurança e também o combate ao narcotráfico", lembrou ainda Nosolini Embaló.

O representante do BAD, Ansumane Mané, justificou este avanço registado devido a melhoria na gestão das finanças públicas.

"Como viram, a partir dos dois últimos anos, houve muita melhoria na gestão das finanças públicas, isso é muito importante. Como também sabem, há quase dez anos que Governo não detinha nenhum acordo, nenhum programa com o FMI. Mas, em 2010 o país conseguiu atingir o seu ponto de conclusão, o que resultou na anulação da dívida externa do país de quase 1.2 biliões de USD. Portanto, essas performances encorajam o BAD e os outros parceiros a virem apoiar", sublinhou.

Mas, para Ansumane Mané, "ao lado disso, como eu disse, também é muito importante que essas reformas que estão em curso no setor da defesa e segurança continuem; porque isso é que garante a estabilidade. E logo que há estabilidade, há mais investimentos", lembrou esse esperto do BAD.

* * *

Negociações entre a delegação do Ministério da Justiça e Guardas prisionais de Mansoa e Bafatá não surte efeito

Bissau – Fonte: Rádio Sol Mansi (RSM) Os Guardas prisionais de Mansoa e de Bafatá poderão encetar uma segunda ronda de greve nesta quarta-feira, por um período indeterminado, se as negociações entre a delegação do Ministério da Justiça e a comissão negocial de greve dos Guardas prisionais de Mansoa e Bafatá não surtiram efeito, indica-se boa fonte em Mansoa.

Os Guardas dos estabelecimentos prisionais de Mansoa e Bafatá reivindicam pagamento de salários em atraso, melhores condições de trabalho entre outros pontos.

* * *

Direcção-Geral da Floresta e Fauna prevê a plantação de sessenta e cinco mil árvores

Bissau – F ( Fonte: Rádio Difusão Nacional - RDN ) Até finais deste mês, a Direcção-Geral da Floresta e Fauna prevê a plantação de sessenta e cinco mil árvores.

A campanha nacional de reflorestação e sensibilização iniciada em Junho findo, insere-se no âmbito da Jornada Anual das Nações Unidas ititulada - Floresta para a População.

Malam Cassamá disse que a reflorestação em curso tem em conta as plantas frutícolas.

* * *
Zona Norte - continua a prática de roubos e assaltos

Bissau – ( Fonte: Rádio Difusão Nacional - RDN ) Zona Norte - continua a prática de roubos e assaltos.

No último fim-de-semana, um grupo de desconhecidos assaltou e incendiou a residência do actual Ministro da Função Pública, Fernando Gomes, na vila de Caió.

O facto já é do conhecimento das autoridades locais.

Sem comentários: