PM ameaça apresentar moção de confiança ao Parlamento para desafiar oposição
( Lusa,04 de Agosto ) - O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, disse quinta-feira que vai apresentar uma moção de confiança ao Parlamento, para desafiar a oposição que o quer derrubar através de ações de protestos nas ruas.
"Vou apresentar uma moção de confiança no Parlamento para provar que tenho e continuo a ter toda legitimidade para governar", afirmou Carlos Gomes Júnior, num encontro com os quadros e técnicos ligados ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder).
Os quadros do PAIGC foram assim apresentar sua solidariedade ao Primeiro-ministro que é também o líder dessa formação política.
* * *
Oposição volta a exigir demissão de PM Carlos Gomes Júnior nas ruas de Bissau
( AngolaPress,05-08 ) - A oposição da Guiné-Bissau volta hoje (sexta-feira) a sair às ruas da capital guineense, pela terceira vez, para exigir a demissão do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, que acusa de estar por detrás dos assassinatos políticos ocorridos em 2009.
Os partidos da oposição guineense, agrupados no chamado "colectivo democrático", liderado pelo antigo Presidente guineense Kumba Ialá, convocou para hoje (sexta-feira) em Bissau uma marcha pacífica para exigir a demissão de Carlos Gomes Júnior e que este responda perante a justiça pela morte de dirigentes do país, alegadamente assassinados em 2009.
"Ou Carlos Gomes Júnior ou o povo guineense" é a reivindicação que o colectivo da oposição - formado por 17 partidos, na sua maioria sem representação parlamentar -, prometeu levar hoje até à residência do chefe de Estado da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, que acusam de estar a proteger o primeiro-ministro guineense.
* * *
Presidente da República confere posse ao novo PGR
Bissau – Fonte: Rádio Sol Mansi (RSM) – O novo Procurador-Geral da República tomou posse quinta-feira,
Edmundo Mendes, que até aqui desempenhava a função de Director Adjunto da Polícia Judiciaria, foi nomeado pelo Presidente Malam Bacai Sanha em substituição de Amine Saad, através dum decreto presidencial, sem justificar os motivos da exonoração de Amine Michel Saad.
* * *
A auto-denominada ‘colectivo da oposição democrática’ vai de novo a marchar pelas ruas de Bissau
Bissau – Fonte: Rádio Nacional (RDN) - A oposição de partidos políticos que se auto-denominou ‘colectivo democrático’, vai esta sexta-feira a marchar pelas ruas da capital guineense, numa manifestação contra aquilo que considera como apoio do UNIOGBIS ao Governo de Carlos Gomes Júnior, sobretudo na construção de um sistema de iluminação em Bissau.
* * *
Ministro togolês dos transportes visita o país
Bissau – ( Fonte: Rádio Bombolom ) – O Ministro togolês dos transportes encontra-se no país para uma visita de trabalho de 24 horas.
Na quinta-feira, esse governante togolês foi recebido pelo Primeiro-Ministro, após que assinou, com o seu homólogo guineense, Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, um importante acordo no domínio dos transportes aéreos entre os dois países africanos.
* * *
Governo e Banco Mundial através da Sociedade Financeira Internacional assinam contrato de prestação de serviço na área da energia eléctrica
Bissau – ( Fonte: Rádio Bombolom ) – O Governo e Banco Mundial, através da Sociedade Financeira Internacional (IFS), assinaram um contrato de prestação de serviço na área da energia eléctrica
O presente contrato de prestação de serviço visa assistir técnica e financeiramente o país na implementação de parceria pública e privada, nomeadamente na reforma do setor da energia.
A IFS é uma instituição especializada no apoio ao sector privado dos países menos desenvolvidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário