quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Colectiva da oposição não foi gentil para UNIOGBIS

A auto-denominada 'Colectiva de Oposição Democrática' realizou quarta-feira, dia 3 de Agosto, na sede nacional do PRS, em Bissau, um encontro com a imprensa, onde o porta-voz do grupo de partidos que exigem a demissão do chefe do Governo não foi nada gentil com o UNIOGBIS.

Pois, de acordo com Fernando Vaz, dirigente da UPG, o Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné Bissau (UNIOGBIS) estaria a ajudar o Carlos Gomes Júnior a governar o país, por estar a construir um sistema de iluminação nas ruas de Bissau, um facto que não faz parte do seu mandato que, diz ele, 'é a consolidação da estabilidade e paz'.

O grupo de cerca de 14 partidos políticos teme a que o PAIGC venha tomar nas próximas campanhas políticas as "obras de iluminação em curso" como um trabalho inédito, realizado pelos libertadores.

(Enfamará Cassamá, NPO / UNIOGBIS)

* * *

Oposição considera mudança de Procurador-Geral "estratagema político" do Presidente Malam Bacai Sanhá

( Lusa,03 de Agosto ) - Os partidos da oposição da Guiné-Bissau que exigem a demissão do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, consideram um "estratagema político" do Presidente Malam Bacai Sanhá a mudança na chefia da Procuradoria-Geral da República.

Em comunicado, a que a Agência Lusa teve acesso hoje, os partidos que reclamam a demissão do primeiro-ministro afirmam que a troca do Procurador-Geral operada por Malam Bacai Sanhá "não fará com que baixem os braços" na sua luta pela "afirmação da justiça" no país, nomeadamente pelo esclarecimento dos assassínios de dirigentes políticos ocorridos em 2009.

"Não julgue o senhor Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, que com este estratagema de mudança na chefia do órgão que tutela a ação penal, o Colectivo da Oposição Democrática baixará os braços. Antes pelo contrário", assinala o comunicado.

O Presidente da Guiné-Bissau exonerou, terça-feira, o Procurador-Geral da República, Amine Saad, e para o seu lugar nomeou Edmundo Mendes, que exercia funções de director-adjunto da Polícia Judiciária.

"O decreto de destituição do Procurador-geral da República, não só vem dar razão a este Colectivo da Oposição Democrática, como também vem alertar, de que poderá estar em curso, uma nova estratégia de enviar para as calendas gregas a resolução deste espinhoso problema", adianta ainda o comunicado, referindo-se aos casos de assassínios políticos.

* * *

BM concede ajuda orçamental ao Governo

( AngolaPress,03-08-2011 ) - O Banco Mundial (BM) concedeu ao governo da Guiné-Bissau um apoio orçamental de 6,4 milhões de dólares (cerca de 4,5 milhões de euros), o terceiro nos últimos anos, destinado a encorajar as reformas económicas em curso no país, refere um comunicado do Ministério da Economia guineense.

Segundo o comunicado, a ajuda orçamental do Banco Mundial, cuja assinatura do acordo ocorreu terça-feira em Bissau, vai permitir ao governo guineense "imprimir dinâmica na prossecução das reformas económicas nas áreas da gestão das finanças públicas e desenvolvimento do sector privado" do país.

Para o governo guineense, o apoio do BM enquadra-se no âmbito das ajudas da comunidade internacional aos programas de reformas encetados pelo executivo de Carlos Gomes Júnior desde 2009 e que já estão a dar frutos.

Sem comentários: