terça-feira, 2 de agosto de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Reunião do Conselho de Estado fica inconclusiva

Bissau – ( Fonte: Rádio Bombolom-FM ) – A reunião do Conselho de Estado, convocada pelo PR para terça-feira, 2, sobre a crise política provocada pela ‘colectiva da oposição’, que pede a cabeça do PM, Carlos Gomes Júnior, foi inconclusiva e nada ajudou a esclarecer o ambiente político tenso que se vive no país.

O porta-voz desse órgão de consulta do chefe de estado, Francisco Benante, revelou à imprensa que o encontro fez uma análise da situação política do país, e que os conselhos que os membros do conselho deram ao Presidente Bacai Sanha vão no sentido de que ‘se encontre uma solução para actual situação”.

* * *

Ministra de Economia rubricou hoje protolo para concessão de novo apoio orçamental para o Governo

Bissau – ( Fonte: Rádio Sol Mansi - RSM ) – Helena Nosolini Embaló assinou o referido protocolo orçado no valor de 6,4 milhões de doláres.

O evento contou com a presença do representante do Banco Mundial no país, Mamadú Uri Djalo, no Palácio do Governo e foi presidido pelo PM na presença de alguns membros do Governo nomeadamente o Ministro das Finanças, o corpo diplomático, sociedade civil, entre outros.

* * *

Governo e o IMC em parceria no combate ao tráfico humano, principalmente de crianças

Bissau – Fonte: Rádio Sol Mansi (RSM) – neste âmbito o Governo e o IMC organizaram um seminário de validação de plano de acção trienal de tráfico humano entre eles o tráfico de mulheres e crianças.

O acto da abertura foi presidido pela Ministra da Mulher, Maria de Lurdes Vaz e contou a presença do representante de UNICEF, Geoff Wiffen.

Iracema de Rosário, Presidente desse mesmo Instituto, anunciou que a situação de tráfico de menores é uma das preocupações do IMC.

* * *

A delegação Sul-africana da companhia Chancellor House Holding pretende investir no país

Bissau – Fonte: Rádio Sol Mansi (RSM) – A delegação Sul-africana da companhia Chancellor House Holding, que se encontra de visita ao país, foi terça-feira recebido pelo chefe de Governo Carlos Gomes Júnior.

De acordo com o administrador da empresa, esta visita ao Primeiro-Ministro visou informar-lhe da intenção dessa companhia sul-africana investir na Guiné Bissau a breve trecho de tempo.

* * *
Movimento democrático guineense sem representação no parlamento tem um novo responsável para conduzir as acções politicas desta organização

Bissau – Fonte: Rádio Sol Mansi (RSM) – o referido responsável vai conduzir as acções politicas desta organização.

Trata-se do engenheiro mecânico do APGB, Pedro Batista, onde foi apresentado na sede deste partido em Bissau como substituto do antigo Presidente que é o Silvestre Alves, que, por vontade própria, anunciou publicamente na sexta-feira passada a sua retirada temporária da vida política para concorrer na eleição do Bastonário da Ordem de Advogados da Guiné Bissau.

Em conferência de imprensa, Pedro Batista foi designado para o cargo de coordenador do partido, o que provocou “água fria derramada sobre os militantes e simpatizantes deste partido e a população em geral" que receiam pelo futuro deste partido com este abandono do seu líder.

Pedro Batista aposta que o partido vai continuar a lutar pelos seus princípios mesmo com ou sem a presença do seu antigo líder.

Sem comentários: