terça-feira, 2 de agosto de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

A marcha desta terça-feira da ‘oposição democrática’ foi adiada a pedido do PR

Bissau – Fonte: Rádio Sol Mansi (RSM) – A colectiva da ‘oposição democrática’ decidiu segunda-feira suspender condicionalmente a marcha pacífica que convocara para esta terça-feira, dia 2 de Agosto.

A decisão foi tornada pública segunda-feira num comunicado de imprensa, na sequência de uma reunião realizada domingo na residência do Presidente Malam Bacai Sanhá.

Este último terá argumentado com os vários processos em curso , nomeadamente o das consultas com várias instituições, tendo igualmente realçado que, se a marcha se efectivasse, coincidiria com a reunião do Conselho de Estado também prevista para esta terça-feira.

Numa reunião de líderes e o ‘colectivo da oposição’, para discutir e analisar a solicitação feita pelo PR, ficou sabido no fim que, se a decisão de Malam Bacai Sanha fôr no sentido de não demitir o PM, mas no de apresentá-lo à justiça, a colectiva se reservará o direito de endurecer as suas formas de luta até ver feita a justiça.


* * *

A Comissão dos Direitos Humanos, Organizações da Sociedade Civil e instituições públicas reúnem-se numa acção de formação

Bissau – ( Fonte: Radio Difusão Nacional – RDN ) A Comissão dos Direitos Humanos, Organizações da Sociedade Civil e instituições públicas iniciaram segunda-feira, em Bissau, uma acção de formação.

O ministro da Justiça, Mamadú Saliu Djaló Pires, a presidir o acto, afirmou que os direitos humanos são uma prioridade para o desenvolvimento e protecção dos cidadãos.

“Os direitos humanos constituem uma prioridade dos povos, como tal, prioridade do povo da Guiné Bissau, do estado e do Governo da Guiné Bissau, o desenvolvimento de políticas públicas que visem proteger os direitos humanos na Guiné Bissau”, afirmou.

“Queremos salientar que, quando o Governo decidiu criar a Comissão Nacional dos Direitos Humanos, fê-lo com o sentido de responsabilidade e criou uma instituição que assegurará a protecção e a promoção na Guiné Bissau, com total autonomia e independência face ao Governo”, adiantou.

O Ministro Djaló Pires sublinhou, entretanto, que “o relatório espelha e espelhava na altura e continua a espelhar a verdade, a realidade sobre os direitos humanos na Guiné Bissau. Incumbe ao Governo, ao Estado resolver os problemas identificados. Dai que o Governo sempre considerou as reacções da Comunidade Internacional sobre o relatório. As recomendações, as críticas feitas no quadro das políticas que vem desenvolvendo no capítulo dos direitos humanos”.

O seminário foi organizado em parceria com o UNIOGBIS, ocasião para o Representante Especial do SG das Nações Unidas no país, Joseph Mutaboba, afirmar que o processo de consolidação do Estado de direito e o respeito pelos direitos humanos constituem preocupação para a ONU.

“O processo de consolidação do Estado de Direito e o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdade fundamentais depende, acima de tudo, da eficácia e capacidade de resposta das autoridades públicas em assegurar a implementação dos compromissos e das normas nacionais e internacionais de defesa e promoção dos direitos humanos. Portanto, espera-se que a Comissão Nacional dos Direitos Humanos, enquanto instituição pública responsável pela coordenação do sistema nacional de protecção dos direitos humanos e reforço pelo respeito e promoção dos direitos e pelas liberdades fundamentais, um desempenho ainda maior no apoio à definição de políticas, programas e acções adequadas para a defesa e promoção dos direitos humanos, em parceria com outras entidades públicas e da Sociedade Civil”, sublinhou Mutaboba.

Por seu turno, a presidente da Comissão nacional dos Direitos Humanos, Aida Indjai Fernandes, entendeu ser fundamental a formação para a promoção dos direitos humanos na Guiné Bissau.

"A formação é um processo promotor da mais valia, se tormarmos em consideração que um homem capacitado é susceptível de gerar o fenômeno multiplicador e consequentemente melhorar a sua capacidade interventiva", vincou ela.


* * *

As NU iniciam a definição das prioridades da sua intervenção na Guiné Bissau

Bissau – ( Fonte: Radio Difusão Nacional – RDN ) As Nações Unidas iniciaram segunda-feira, em Bissau, a definição das prioridades das suas intervenções na Guiné Bissau.

O documento estratégico da ONU 2013-2017 no país - documento em definição, estará de acordo com o Governo e em estreita colaboração com os parceiros nacionais. Neste quadro, estão reunidos de ontem para hoje na capital guineense o Governo, o Corpo diplomático, parceiros de desenvolvimento e Organizações da Sociedade Civil.

Logo da abertura dos trabalhos, o Ministro guineense dos NECIC, Adelino Mano Queta, reconheceu a iniciativa de ONU perspectiva de consolidar com sucesso o DENARP II.

“O Governo da Guiné Bissau pauta-se com o objectivo de desenvolvimento e progresso, desafio esse que requer a contribuição, a solidariedade e trabalho conjunto com todos os parceiros nacionais e internacionais que partilham os mesmos objectivos”, sublinhou.

“É nesta ordem de ideias com maior prazer que tenho a honra de representar o Governo no arranque destes dois dias de trabalho e reflexão que irão definir as prioridades estratégicas entre as NU e as autoridades e organizações nacionais para os próximos anos nos domínios de desenvolvimento e de consolidação da paz”, precisou esse chefe da diplomacia guineense.

Dirigindo-se aos participantes do encontro, o Representante Especial do SG das NU no país, Joseph Mutaboba, fez uma retrospectiva dos apoios das NU na estabilização política e governativa da Guiné Bissau.

“O ano de 2011 foi marcado por um certo número de eventos positivos, houve uma forte contribuição para a estabilidade política e de segurança em geral no país”, lembrou Mutaboba.

“Por exemplo, a adopção do roteiro de assistência técnica CEDEAO-CPLP para a reforma no setor de segurança, orçado me mais de 60 milhões de USD, o envio da missão angolana de assistência técnica
(MISSANG), consultas permanentes entre o Governo e a UE, com estrito respeito ao acordo de Cotounu, as NU contribuíram largamente para a estabilidade e boa-governação”, apontou ele.

Este responsável do Gabinete Integrado das NU para a Consolidação da Paz na Guiné Bissau, recordou também que o UNIOGBIS fez “a promoção do diálogo político a todos os níveis, encorajou as reformas em curso para assegurar e também defender entre o país e o sistema das NU e os parceiros e o reforço da economia e os serviços sociais de base, em particular, os grupos vulneráveis”.

Neste encontro, os participantes analisam os principais entraves ao desenvolvimento da Guiné Bissau. Com isso, a ONU pretende dar os primeiros passos para a criação, da matrix, de planificação e intervenção nos períodos de 2013-2017. tudo isto insere-se no âmbito do plano quadro das NU de ajuda ao desenvolvimento.

* * *

Consultora da UNESCO realiza estudo para elaboração de uma estratégia de comunicação social para Guiné Bissau

Bissau – ( Fonte: Radio Difusão Nacional – RDN ) – Encontra-se no país uma consultora da UNESCO para a elaboração de uma estratégia para a comunicação social guineense, virada à cultura da paz e desenvolvimento.

No final de um encontro com o director-geral da RDN, Filomena da Silva, garantiu que a UNESCO pretende mudar o panorama da comunicação social nacional.

"Estou cá na qualidade de consultora da UNESCO, para fazer um estudo e elaborar uma estratégia de comunicação social para a Guiné Bissau", revelou ela à imprensa.

* * *

PR recebe em audiências separadas conselheira da embaixada de Portugal, do Senegal e Embaixador da África do Sul acreditados no país

Bissau – ( Fonte: Radio Bombolom-FM ) – O PR continua a recolher sugestões de diferentes franjas sobre a situação política actual do país.

Nesta segunda-feira, Malam Bacai Sanha recebeu, em audiências separadas, a conselheira da Embaixada de Portugal e o Embaixador do Senegal acreditado no país.

No final da primeira audiência, a Maria Ermelinda da Silva revelou à imprensa o conteúdo da conversa que teve com o chefe de estado.

"Trocar algumas impressões sobre a situação actual da Guiné Bissau. Tive a oportunidade de lhe dizer o empenhamento que Portugal tem em relação à Guiné Bissau quer nos planos bi e multilaterais e tive a oportunidade de evocar recentes decisões no âmbito de organizações internacionais a que pertencem Portugal, nomeadamente, no âmbito da CPLP, onde foi aprovado o roteiro CEDEAO-CPLP, de apoio à reforma do setor de segurança, e onde foi tomada a iniciativa de organizar uma conferência internacional de doadores para a Guiné Bissau", disse Maria Ermelinda da Silva.

Também o diplomata senegalês, Abdoulaye Nyang, disse ter discutido com o Presidente Bacai Sanha questões que se prendem a situação política que se vive actualmente no país.

"Estive na Presidência da República à pedido do PR para abordar comigo alguns assuntos da actualidade que vocês todos conhecem e que acontecem neste momento na Guiné Bissau. Nós estamos na democracia, existe o poder e a oposição. É a expressão livre numa democracia caractarizada por marchas, protestos e outras acusações", revelou o Embaixador Nyang.

* * *

Juventude da oposição democrática contra-ataca alegado militante do PAIGC

Bissau – ( Fonte: Radio Bombolom-FM – A juventude da auto-denominada oposição democrática - uma união de dezoito formações políticas com e sem assento parlamentar, do Círculo Eleitoral 26, contra-atacou domingo, em conferência de imprensa, o João Manuel Ariaga, alegadamente militante do PAIGC.

De acordo com a juventude em destaque, o João Manuel Ariaga não tem a legitimidade nem competência para estar a falar em nome da juventude do Círculo Eleitoral 26 com o fundamento de solidarizar-se com fulano ou beltrano.

O coordenador local da juventude do PRS e do PRID, Bacar Mané, apontou que aquele pretende é ganhar o dinheiro em nome da juventude do seu partido e não no da generalidade da juventude daquele bairro.

"Ele falou é em nome da juventude do PAIGC do Círculo 26 e não da generalidade da juventude desse bairro. É bom saber distinguir as coisas. Nós, juventude do PRS e PRID, nós vamos continuar as marchas até que se faça a justiça nesta terra, e até quando o indivíduo a ser acusado ser chamado à responder no tribunal", defendeu Bacar Mané.

Sem comentários: