domingo, 4 de setembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

ONU propõe reunião "de alto nível" para apoio às reformas na defesa e segurança

Bissau, ( Fonte : Lusa,1 de Setembro de 2011 ) - As Nações Unidas querem organizar, em Nova Iorque, uma reunião "de alto nível" para sensibilizar parceiros para o apoio à reforma no setor da defesa e segurança na Guiné-Bissau.

A proposta foi feita quinta-feira em Bissau por Luiza Viotti, que preside à Configuração Específica para a Guiné Bissau na Comissão de Construção da Paz da ONU.

A embaixadora iniciou quinta-feira uma visita de dois dias a Bissau com reuniões com os ministros dos Negócios Estrangeiros, Defesa e Economia.

Questionada sobre quando seria essa reunião Luiza Viotti disse que ainda não há data e acrescentou que só hoje começou a discutir o assunto, continuando na sexta-feira, quando tem uma reunião com o primeiro-ministro, a "definir um pouco melhor os detalhes".

A embaixadora elogiou também os "progressos importantes" registados na economia guineense, onde, "no entanto, persistem alguns desafios" que as Nações Unidas vão "procurar ajudar a mudar".

Além da melhoria da economia outro desafio, disse, é a estabilidade no país, que depende das reformas no setor de defesa e segurança.


* * *

Embaixadora Maria Viotti visita o país

Bissau, ( Fonte : Bombolom-FM ) - A Embaixadora do Brasil junto à ONU e Presidente da configuração Específica para a Guiné-Bissau na Comissão de Consolidação da Paz, chegou à capital guineense, Bissau, esta quinta-feira.

A vinda da Viotti ao país visa reafirmar o apoio das NU ao processo de consolidação da paz e a implementação de grandes reformas no país, com destque para o setor da defesa e segurança.

Esta visita da Embaixadora Viotti ocorre menos de dois meses depois de o Fundo de Consolidação da Paz ter disponibilizado cerca de 16.8 milhões de dólares norte-americanos para o período de 2011-2013, destinados às áreas prioritárias, tais que à reforma no setor de defesa e segurança, reconciliação, diálogo nacional e à revitalização da economia, através da criação de empregos para jovens, mulheres e militares desmobilizados.

* * *

Bissau e Pretória comprometem-se a abrir linha de crédito para empresários envolvidos em comércio bilateral

Bissau, ( Fonte : RDN ) - Bissau e Pretória comprometem-se a abrir uma linha de crédito para empresários envolvidos em comércio bilateral.

Este anúncio feito na quarta-feira o Vice-Presidente da África do Sul, consta também do comunicado conjunto emitido no final da visita de três dias que esse dirigente sul-africano efectuou ao país.

Em conferência de imprensa conjunta nesse mesmo dia, Gkalema Montlanth,. assegurou que os governos de Bissau e de Pretória estão determinados em resolver a questão do crédito o mais breve possível.

Para o chefe do Governo, Carlos Gomes Júnior, os acordos estabelecidos com Pretória oferecem múltiplas vantagens à Guiné-Bissau.

"Nós só temos a ganhar neste momento incrementando também a cooperação económica", afirmou ele. "Nos momentos mais difíceis, empresas da África do Sul, como a MTN e outras, vieram para a Guiné-Bissau, porque acreditaram no ambiente político que encontraram", acrescentou ele Gomes Júnior.

A África do Sul promete ainda apoiar a reforma do setor da defesa e segurança em curso na Guiné-Bissau, bem como aos setores da agricultura e pecuária.

Ficou também acordada a abertura de uma embaixada da Guiné-Bissau em Pretória.

* * *

INEP vai promover conferência sobre a reforma no setor da defesa e segurança

Bissau, ( Fonte : RDN ) - O Instituto nacional de estudos e pesquisa (INEP), vai promover na próxima terça-feira, uma conferência que vai consagrar à problemática da reforma no setor da defesa e segurança na Guiné-Bissau.

A conferência visa criar um espaço livre de reflexão e debates em torno de temas da actualidade no país e garantir maior aproximação da sociedade às iniciativas de reformas em curso no país.

Trata-se de uma iniciativa do INEP em parceria com UNIOGBIS, que estabelece um novo ciclo de conferências que se inserem no âmbito de uma governação transparente, indica um comunicado desse instituto nacional de pesquisa.

* * *

Estado guineense vai arrecadar 14 milhões de dólares em receitas alfandegárias de exportação da castanha de caju

Bissau, ( Fonte : RDN ) - O Estado guineense vai arrecadar, este ano, 14 milhões de dólares norte-americanos, cerca de 9,6 milhões de euros, só em receitas alfandegárias de exportação da castanha de caju.

Este principal produto de exportação do país deverá até Dezembro próximo possuir o seu próprio instituto nacional, revelou à LUSA o presidente da comissão nacional de caju, André Nanque, que fez um balanço positivo da campanha de comercialização do produto cuja qualidade ele elogiou.

Por outro lado, o país exporta quase todo o produto, devido a ausência de uma indústria para a sua transformação local. Em Maio de 2011, foi criado uma taxa de exportação, de 50 francos Cfa, destinada a financiar a industrialização do setor, a qual já tem mais de 7 milhões de USD.

* * *

Confrontos étnicos nos arredores de Bissorã provocam dois mortos

Bissau, ( Fonte : Bombolom-FM ) - A rádio Bombolom-FM anunciou quinta-feira, no seu noticiário das 14 horas, que confrontos entre duas etnias, na tabanca de Goncuri, arredores de Bissorã, terão já provocado dois mortos.

A disputa por posse da terra pode estar na origem de tais confrontos étnicos.

* * *

Navios comprados pelo governo para ligar ilhas ao continente chegam ao porto de Bissau

Bissau, ( Fonte : Lusa, 1 de Setembro de 2011 ) - Os dois navios adquiridos pelo Governo da Guiné-Bissau à Grécia para fazerem as ligações entre as ilhas e a parte continental do país chegaram hoje ao porto de Bissau, onde foram apresentados pelo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

"O Governo prometeu adquirir esses navios para tirar as populações das ilhas do isolamento e eis os navios", disse Carlos Gomes Júnior, mostrando satisfação pela chegada das duas embarcações adquiridas na Grécia há oito meses.

Na presença de vários membros do Governo e curiosos, o primeiro-ministro explicou que os dois navios, Baria e Pexice, foram adquiridos pelo executivo na sequência do naufrágio de uma piroga ocorrido em janeiro de 2009, que originou a morte de 80 pessoas.

O navio Baria tem capacidade para transportar 300 passageiros e 56 veículos e o Pexice pode transportar 150 pessoas e 29 carros, indicou ainda o primeiro-ministro, lembrando que "esse é o cumprimento de um compromisso do Governo".

Além das travessias para as ilhas, o navio Baria também fará a ligação da Guiné-Bissau ao Senegal e a Cabo Verde, transportando cargas e mercadorias dos emigrantes e comerciantes que operam nos três países.

Sem comentários: