quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PR disse estar satisfeito com empenho do governo no que concerne o crescimento económico

Bissau, ( Fonte: Bombolom-FM ) - O Presidente da República disse estar satisfeito com o empenho do governo no que concerne o crescimento económico, um facto reflectido na arrecadação das receitas fiscais que passam a cobrir as despesas correntes.

Malam Bacai Sanha comunicou a sua satisfação ao Fundo Monetário Internacional em missão de avaliação ao programa económico do governo. É isso mesmo o que revelou o chefe da aludida missão do FMI, Paulo Drummond, à saida de um encontro com o Presidente da República.

"O senhor Presidente está muito satisfeito com o desempenho favorável da economia, uma situação económica mais favorável do que a anterior e uma performance e um desempenho do governo satisfatório em termos de implementação das reformas económicas do governo", disse ele.

"O FMI continuará a apoiar a Guiné Bissau, temos traçado este trajeto desde há uns anos, estaremos juntos com a Guiné Bissau em 2012", concluiu o economista do FMI, segundo o qual toda a ajuda orçamental do país poderá ser canalizada para as infrastruturas e outros investimentos em capital.

Em Dezembro próximo, o conselho de ministros do FMI mais de 3.5 milhões de dólares à Guiné Bissau.

* * *

O país marca o Dia Mundial da Paz com encontro para ouvir opiniões sobre a concórdia nacional

FMI dá nota positiva ao desempenho económico do Governo

Bissau, ( Fonte: Rádiodifusão Nacional ) - A Guiné Bissau celebrou quarta-feira, 21 de Setembro, Dia Internacional da Paz.

Para marcar a data, a Comissão Organizadora da Conferência Nacional 'Caminhos para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento', juntou diferentes Organizações juvenis para ouvir suas opiniões sobre a concórdia nacional.

Uma oportunidade, sem dúvida, para os jovens darem o seu ponto de vista sobre a paz no quadro da conferência nacional, como disse o representante Especial do SG das Nações Unidas no país, Joseph Mutaboba.

"Aos jovens guineenses que sempre tiveram um papel ativo nos debates devem continuar. Façam com que a vossa voz seja ouvida e actuem de forma positiva para contribuir para um mundo da imagem da vossa era", sublinhou

O membro da comissão organizadora da conferência, Ansumane Sanha, falou da necessidade permanente de consciencializar a juventude guineense para o restabelecimento de uma paz duradoura no país.

Na opinião dos representantes da CNJ, RENAJ e Conselho Nacional da juventude Islâmica, a paz só pode tornar-se uma realidade com a participação de toda a sociedade baseado no diálogo franco e permanente.

* * *

CEMFA diz que se há algum ser sobrenatural que neste momento estaria a criar perturbações para o país então o mesmo terá deve pagar a sua culpa sozinho

Bissau, ( Fonte : Rádio Pindjiguiti ) - O Chefe de estado-maior da força aérea disse quarta-feira que, se há algum ser sobrenatural que neste momento estaria a pensar criar perturbações para o país, então o mesmo terá de pagar sozinho a sua culpa.

O general Papa Camará falava pela ocasião do encerramento das comemorações do Dia Internacional da Paz, iniciado desde 18 de Setembro em Bissau sob o alto patrocínio do UNIOGBIS.

Esse general da força aérea lembrou que o país conheceu momentos difíceis desde o conflito político-militar de 1998, mas que, agora, não só o povo como os próprios militares, desejam a paz. Nesse sentido, convidou a todos os participantes do ateliê sobre a paz na Base Aérea, conflitos, as causas e consequências, a transmitirem tudo quanto puderam adquirir como conhecimento nos quartéis onde estão integrados.

No acto, o Representante Especial do SG das NU na Guiné Bissau, Joseph Mutaboba, procedeu à leitura da mensagem de Ban-kimoon sobre a paz no mundo.

Por seu lado, o Secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Fodé Cassamá, apelou os políticos para procurarem chegar ao poder pelas vias legais e a evitarem os centros militares.

* * *

Os guardas do centro prisional de Bafatá ameaçam deixar escancaradas as portas desse cárcere

Bissau, ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - Os guardas da prisão de Bafatá ameaçaram quarta-feira que podem deixar as portas desse centro prisional escancaradas até que seja regularizada a situação do seu ordenado na Função Pública.

A nota que a comissão negocial dos guardas distribuiu aos órgãos de comunicação social é dirigida também aos familiares das pessoas presas nesse centro e à opinião pública.

Sem comentários: