quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PR garantiu que o Governo liderado por Carlos Gomes Jr. chegará ao fim

Bissau (Fonte: RDN) – O Presidente da Republica garantiu terça-feira que o Governo liderado por Carlos Gomes Jr. será na história da democracia guineense aquele que chegará ao fim de um mandato.

Malam Bacai Sanha falava esta tarde na tomada de posse dos restantes membros do Governo, nomeadamente o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Mamadu Djalo Pires, e da Justiça, Adelino Mano Queta, do Turismo, Botche Cande e o Secretário de Estado das Pescas, Tomás Barbosa.

* * *

Chefes dos Estados-Maiores dos Exércitos da CEDEAO reunidos em Abuja

(PANA) – Uma reunião do Comité dos chefes dos Estados-Maiores da CEDEAO (CCDS) decorre esta segunda-feira Abuja, a capital nigeriana, para analisar a reação regional à situação de segurança ao longo da fronteira comum entre a Côte d´Ivoire e a Libéria e a situação de segurança em geral nesta região oeste-africana.

Este encontro de dois dias visa igualmente estudar as recomendações da reunião extraordinária dos chefes dos Estados-Maiores do Burkina Faso, da Côte d´Ivoire, do Gana, da Libéria, da Nigéria e do Senegal, desenrolado a 13 de setembro de 2011, seguindo a diretiva duma mini-cimeira extraordinária dos Chefes de Estado e do Governo destes seis países, organizada a 10 de setembro em Abuja.

A reunião do CCDS desenrola-se napresença dos chefes dos Estados-Maiores da Defesa dos Estados membros da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), dos comandantes em chefe da Operação das Nações Unidas na Côte d´Ivoire (ONUCI) e na Libéria (UNMIL), do comandante em chefe das Forças Francesas baseadas em Dakar (Senegal) e dos representantes do Escritório das Nações Unidas na África Ocidental (UNOWA), igualmente baseado em Dakar.

Os participantes vão igualmente estudar propostas do fórum dos ministros encarregues da Segurança sobre o Código de Conduta do Pessoal Militar e das Forças de Segurança, da Segurança Maríitima no Golfe de Guiné.

Váo igualmente falar da da estratégia de lutar contra o terrorismo e da iniciativa conjunta sobre a segurança da Interpol (Polícia Internacional), da União Europeia e da CEDEAO.

Os chefes dos Estados-Maiores serão igualmente informados sobre a evolução do programa regional de luta contra o proliferação de armas ligeiras (ECOSAP) e vão discutir sobre o depósito logistíca regional de Freetcwn, a capital da Serra Leoa.

* * *

Ministério da Economia de Plano e Integração Regional reúne com os parceiros

Bissau (Fonte: RDN) – O seminário "MIX 4" que decorreu a 3 e 4 de Outubro juntou os parceiros do Ministério da Economia com o objectivo de validar de resultados de quarto inquéritos de indicadores múltiplos sobre a situação das crianças e das mulheres no país.

Os apoios financeiros foram fornecidos pelos parceiros do Sistema das Nações Unidas e de uma agência americana para o desenvolvimento. Este inquérito vai também permitir ao Governo terminar o DENARP II.

* * *

Distribuição de tendas impregnadas iniciaram hoje no país

Bissau – Fonte: RDN – A campanha de recenseamento porta a porta para distribuição de tendas impregnadas iniciou terça-feira em todo o país.

O recenseamento decorre de 4 a 8 de Outubro, a campanha vai ter lugar de de 1 a 4 de Novembro com o objectivo principal enquadra-se no cumprimento dos OMD.

* * *

Empresários caboverdianos e portugueses no país para analisar oportunidades de negócios


Bissau (Fonte: RSM e Asemana.cv) – O objectivo da visita deste grupo de empresários caboverdianos e portugueses é de analisar as oportunidades de negócios em vários sectores, no que se refere principalmente na área de construções de casas sociais, construções de pontes e estradas nos vários padrões de infraestruturas do país.

Este grupo de empresários trabalham há muitos anos em Cabo-Verde e querem realizar as mesmas actividades na Guiné-Bissau, o grupo foi recebido esta manhã pelo PM.

O chefe da delegação informou que vieram ao país com o objectivo de se instalarem no país.
A Guiné-Bissau “é hoje, finalmente, um país estável”, afirmou por sua vez o presidente da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS) guineense, Braima Camara, que convidou um grupo de empresários cabo-verdianos e portugueses para analisar oportunidades de negócios naquele país.

O presidente da Câmara do Comércio guineense destacou as facilidades que o país oferece, não só em termos de potencialidades na agricultura, turismo, pesca, construção civil e prestações de serviços, mas também "o bom clima de entendimento" entre o governo e os empresários.

Dirigindo-se particularmente aos empresários cabo-verdianos, Braima Camara disse que "é lamentável" que Cabo Verde esteja a importar milho, feijão, banana e outros produtos de países da América Latina, quando na Guiné-Bissau estes produtos se estragam.

Sem comentários: