terça-feira, 15 de novembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Justiça criminal debatida em Bissau com apoio da ONU e dos EUA

Lusa, (14 de Novembro de 2011) - Tráfico de seres humanos, branqueamento de capitais e crimes militares são temas a ser debatidos esta semana em Bissau, no Fórum Nacional sobre Justiça Criminal, com o apoio da ONU e dos Estados Unidos.

O encontro de três dias, de terça a quinta-feira, junta magistrados, auxiliares de justiça, polícias, governantes e académicos, com o objetivo de trocar ideias mas também de produzir recomendações para as estratégias da Guiné-Bissau na luta contra o crime organizado.

O sistema de justiça criminal está a ser objeto de reforma na Guiné-Bissau, com o apoio nomeadamente da missão das Nações Unidas em Bissau, UNIOGBIS. O Departamento de Estado norte-americano também apoia o Fórum.

A Guiné-Bissau não tem ainda "um verdadeiro sistema de justiça criminal eficaz e capaz de proporcionar a segurança e tranquilidade para os cidadãos", reconhece o Ministério da Justiça.

* * *

União Africana enaltece papel de Angola na estabilização da Guiné-Bissau

PANA,(14 Novembro 2011) - O comissário da União Africana (UA) para a Paz e Segurança, o Argelino Ramteane Lamamra, destacou o papel desempenhado por Angola no atual processo de consolidação da paz e da estabilidade na Guiné-Bissau, soube a PANA segunda-feira de fonte diplomática.

De acordo com o comissário da UA para a Paz e Segurança, citado numa nota de imprensa transmitida à PANA a partir de Addis Abeba, trata-se de “um contributo imenso” aos esforços de implementação da paz levados a cabo pela União Africana.

O documento da Missão angolana junto da UA em Addis Abeba precisa que o diplomata argelino ao serviço da instituição pan-africana falava à margem da assinatura, no fim de semana, de um acordo para a organização em Angola da II sessão da Conferência dos Ministros Africanos dos Transportes.

* * *

Dia Mundial de diabetes vai ser assinalado em Bissau com marcha desportiva

Bissau – ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - O Dia Mundial de Diabetes foi assinalado esta segunda-feira na Guiné Bissau.

Assim, alusiva ao evento, a associação nacional de defesa dos diabéticos anunciou que vai promover este sábado, em Bissau, uma marcha desportiva e outras atividades.

* * *

Instituto da Previdência Social promove conferência pelo 'desenvolvimento e proteção social no país'

Bissau – ( Fonte : Rádiodifusão Nacional ) - O Instituto da Previdência Social promove durante dois dias na capital guineense, Bissau, conferência sob o lema 'desenvolver com segurança social e traçar rumos para o futuro da proteção social na Guiné Bissau'.

O encontro, que visa sensibilizar os autores sociais, políticos e económicos para a importância da segurança social no desenvolvimento de um país.

No ato inaugural, o PM Carlos Gomes Júnior defendeu que a segurança social deve ser extensiva à toda a camada da sociedade.

Por seu lado, o director-geral do instituto da previdência social, Iaia Djaló, reconheceu que a proteção social é um instrumento fundamental na luta contra a pobreza.

A experiência de Cabo Verde é um dos temas que marca o encontro, para o qual está em Bissau a presidente da administração do instituto nacional da previdência social de Cabo Verde, Lionesa Fortes.

No último fim-de-semana, Iaia Djaló inaugurou na vila de Buba, região de Quínara, uma delegacia do seu instituto, onde anunciou a construção de cerca de mil habitações sociais nessa comunidade do sul do país.

* * *

Operadores e fornecedores do serviço das telecomunicações da UEMOA reunidos em Bissau

Bissau – ( Fonte : Rádiodifusão Nacional ) - Os operadores e fornecedores do serviço das telecomunicações da UEMOA estão reunidos em Bissau na quinta conferência do setor nos oito estados membros da União.

A reunião foi organizada pela Direção-Geral da empresa das telecomunições Guiné-Tel em colaboração com a União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA).

A presidir a cerimónia de abertura, o ministro das infrastruturas, José António Cruz de Almeida, disse que a conferência representa uma verdadeira fonte de troca de experiências e harmonização de posições com vista a se ultrapassar os problemas comuns.

* * *

ONG 'Viver Sem Fronteiras' vai continuar a apoiar a Guiné Bissau nos setores da saúde e educação

Bissau – ( Fonte : Rádiodifusão Nacional ) - A ONG 'Viver Sem Fronteiras' vai continuar a apoiar a Guiné Bissau nos setores da saúde e educação, informou segunda-feira a sua presidente no final de um encontro com o PR Malam Bacai Sanha.

Natália Cristina Oliveira - "É assim, todo o nosso trabalho ao longo destes três anos nas áreas de saúde e educação e dar a conhecer todo nosso trabalho que temos feito e o que temos para fazer daqui para a frente", disse ela.

Sem comentários: