quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mais de duzentas e doze mil famílias beneficiam de distribuição gratuíta de mosquiteiros impregnados

Bissau – ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - Cerca de duzentas e doze mil e trinta agregados familiares guineenses receberam terça-feira, gratuitamente, mosquiteiros impregnados ofertados pelo governo e seus parceiros de desenvolvimento.

Na operação, que abrange toda a Guiné Bissau, estão a ser distribuídos mais de 922 mil mosquiteiros impregnados.

O ato oficial da campanha decorreu na vila de Quinhamel, região de Biombo, ocidente do país, na presença da ministra da presidência do conselho de ministros, comunicação social, assuntos parlamentares e porta-voz do governo e de vários parceiros do Ministério de Saúde Pública.

Representando o chefe do executivo, Maria Adiatu Djaló Nandigna exortou à toda a população guineense a usar os mosquiteiros recebidos no sentido de evitar a propagação do paludismo.

"Pedimos a colaboração das autoridadeas administrativas regionais, do poder tradicional, dos régulos, dos chefes das tabancas para ajudarem na vigilância, para ajudarem a orientar a população para a orientação racional dos mosquiteiros que nos são sendo ofertados neste momento", exortou ela.

"Nós todas somos paridas. A coisa mais triste na vida de uma mulher é, após vários meses de gravidez, ela dar a luz à uma criança, e vê-la um dia a ser acabada nas suas mãos pelo paludismo. Ora nós costumamos a dizer que o paludismo é uma doença traiçoeira, que sabe abrir portas à várias outras doenças", lembrou.

"Temos que combater o paludismo. Devemos saber, como primeira coisa, que a Guiné Bissau é um país quente e húmido, e com seis meses de chuva. Quando houver chuva, cresce a palha a volta da nossa casa. Por isso, como primeira coisa, nós temos que limpar toda a palha em redor da nossa casa e queimar tudo, como segunda coisa", exortou Djaló Nandigna.

Segunda-feira, o ato central do evento era descrito como que ia acontecer no setor de Mansoa, região de Oio sita no norte do país.

* * *

PAM vai lançar sistema de seguimento da segurança alimentar recorrendo à tecnologia de telemóveis

Bissau – ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - O programa alimentar mundial (PAM) vai lançar um sistema que seja capaz de permitir o seguimento da segurança alimentar nas oito regiões da Guiné Bissau com recurso à tecnologia do telemóvel.

Numa nota, o PAM pretende com o aludido sistema proporcionar um serviço inestimável e ao mesmo permitirá a que a Organização das Nações Unidas saiba quem são as pessoas com fome, onde vivem e quais são exactamente as suas necessidades.

Ainda, de acordo com a nota do PAM, a colheita de dados incidirá sobre os padrões de consumo alimentar das famílias individuais, seus rendimentos e estratégias que as mesmas adoptam para lidarem com circunstâncias difíceis.

A primeira tentativa de seguimento de segurança alimentar foi realizado no país em 2006 e a primeira em 2008.

* * *

A não reabertura das novas instalações da pediatria do hospital nacional preocupa os guineenses

Bissau – ( Fonte : Rádio Sol Mansi ) - A não reabertura das novas instalações do serviço de pediatria do Hospital Nacional Simão Mendes está a preocupar cada vez mais os guineenses.

Fechado há vários meses a antiga pediatria por alegado motivo de obras de reabilitação, a instalação continua sem ser reaberta também por motivo evocado de não-acabamento da fossas das latrinas.

Numa conversa com o DG desse que é o maior centro hospitalar da Guiné Bissau, o nosso repórter soube que a reabertura do serviço depende do Ministério de Saúde, o qual, até à esta parte, não se pronunciou sobre o assunto.

A reportagem pôde constatar in locus a situação quão difícil que conhecem as crianças nesse hospital durante o internamento. Elas são tratadas uma vez, após o que a maioria delas dorme na rua à la belle étoile, o que não deixa de preocupar as mães.

* * *

Uma missão médica nigeriana é aguardada em Bissau

Bissau – ( Fonte : Rádio Sol Mansi ) - Uma missão médica nigeriana é aguardada este fim-de-semana na capital guineense.

A missão vem realizar consultas no Hospital Nacional Simão Mendes e noutros centros médicos de Bissau, nomeadamente no Centro de Saúde de Bandim, de Luanda e no Hospital 3 de Agosto.

Trata-se de uma iniciativa da Igreja Evangélica da Guiné Bissau em parceria com uma ONG Nigeriana. As consultas, que incluem até intervenções cirúrgicas, decorrem de 7 a 13 de Novembro corrente, serão gratuítas.

* * *

Portugueses residentes no país depositam coroas de flores nas campas de ex-soldados lusos mortos na guerra

Bissau – ( Fonte : Rádio Sol Mansi ) - Cidadãos portugueses residentes na Guiné Bissau depositaram terça-feira coroas de flores nas campas de ex-soldados lusos que caíram na guerra colonial.

Depois da cerimónia, o embaixador luso António Ricoca Freire, disse que a honra com coroas de flores se destinam não apenas aos soldados portugueses que deram suas vidas pelo Portugal, mas, igualmente, à todos os soldados guineenses que ficaram pelo caminho na mesma luta.

"Porque, neste momento da história comum de Portugal e da Guiné Bissau, neste momento de amizade e de cooperação já não há mais divisão. Como Embaixador de Portugal, mas prestei também a minha homenagem à todos os guineenses. Foi um período da nossa história em que homens tombaram pelos seus estados. E é isso que viemos honrar", sublinhou Ricoca Freire.

Sem comentários: