quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Presidente garante que tudo fará para concluir mandato em paz e estabilidade

Fonte: Lusa - O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, garantiu quarta-feira que tudo fará, na qualidade de primeiro magistrado da Nação, para que o seu mandato prossiga "sob o signo da paz, da estabilidade e da reconciliação dos guineenses".

Malam Bacai Sanhá falava na inauguração da avenida que liga o aeroporto de Bissau ao centro da capital, uma obra já concluída desde setembro mas que só hoje foi oficialmente inaugurada, sob um intenso calor e com a presença de todos os órgãos dirigentes do país, incluindo os chefes das Forças Armadas.

Uma inauguração, para o Presidente, que constitui mais um "indicador claro para os guineenses do quão é importante, mesmo vital, a estabilidade e a paz". "Para que possamos, com o apoio dos nossos parceiros de desenvolvimento, construir o país", disse.

Com o local da cerimónia colocado mesmo ao lado da estátua de Amílcar Cabral, e no dia em que se comemora também o Dia das Forças Armadas Revolucionárias do Povo, criadas por Amílcar Cabral para lutar contra os colonos portugueses, o Presidente aproveitou para homenagear as Forças Armadas da Guiné-Bissau.

E lembrou-lhes que "depois de cumprida com sucesso a histórica missão de libertar a Guiné-Bissau devem agora contribuir para a manutenção da paz e da estabilidade do país".

O discurso de Malam Bacai Sanhá não foi longo mas serviu ainda para se dirigir aos que combateram pela liberdade, reconhecendo e compreendendo que vivem em dificuldades, e prometeu que, com o Governo, irá procurar "as melhores saídas".

A via hoje inaugurada chama-se precisamente Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria e é a mais movimentada da Guiné-Bissau, única saída e entrada na capital e via de acesso ao aeroporto, mas também ao interior do país.

Foi por isso que não faltou pompa à inauguração, com música e discursos, incluindo o presidente da Câmara de Bissau mas também o presidente do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento, entidade que financiou a maior parte da obra.

Além da reconstrução da via e da colocação de passadeiras aéreas, eletricidade e semáforos, o
projeto abrangeu também a construção da estrada QG-Antula. O valor inicial das obras (ultrapassado em cerca de dois mil milhões por necessidade de refazer condutas de água) foi de nove mil milhões de francos CFA (13,7 milhões de euros), quase 80 por cento financiado pelo


* * *

BOAD mantem apoio à Guiné-Bissau

Fonte: RDNe Bombolom – O BOAD vai continuar a apoiar a Guiné-Bissau no seu processo de desenvolvimento. A garantia foi dada pelo president desta instituição bancária aos chefes de estado e do governo.

Christian Adovelande afirmo que a sua instituição quer apoiar o país em vários domínios. A saída da audiência com o Presidente da República, Christian disse ter abordado com Malam Bacai Sanhá os assuntos ligados à cooperação da Guiné-Bissau com o BOAD

« Aproveitamos anossa estadia para manter um encontro com o chefe de estado para fazer o ponto de situação da nossa cooperação. Temos muitos projectos e estamos a afinar outros que foram orçados em 45 bilhões de francos CFA, projectos que vamos financiar e que deveremos assinar brevemente. Trata-se da instalação de um grupo de geradores de 15 megawatts, a reabilitação da estrada Mansoa-Farim e, para o próximoano relançar a produção de arroz, no valor de 10 bilhõesde francos CFA », disse.

O presidente do BOAD anunciou ainda o lançamento de um fundo para a promoção do sector privado e das pequenas e medias empresas bem como a modernização do porto de Bissau.


* * *

OIT comprometida em apoiar sistema de segurança social

Fonte : panapress.com - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) compromete-se a continuar a apoiar a Guiné-Bissau, no âmbito da melhoria do sistema de segurança social contributivo, mas também noutras formas de apoio a pessoas carenciadas, noticia a PANA.

A promessa da organização das Nações Unidas foi quarta-feira em Bissau por Fábio Durán-Valverde, especialista sénior da OIT que se reuniu com o primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior.

Até agora a OIT está na Guiné-Bissau especialmente para apoiar o desenvolvimento do INPS, Instituto Nacional de Previdência Social, mas na conversa com o primeiro-ministro, disse Durán-Valverde, discutiu-se não só o serviço de proteção social no âmbito da segurança social contributiva.

Mas também vai apoiar outros programas e investimentos para garantir a protecção às camadas mais vulneráveis da população, sustentou.

Em Cabo Verde, disse, já funciona um programa de pensões sociais para pessoas não contributivas, como idosos, pobres e crianças.

“Esse tipo de iniciativas pode ser implementado aqui na Guiné-Bissau. Estamos a tentar apoiar a colaboração Cabo Verde-Guiné-Bissau para partilharem estas experiências e pensamos que é possível", afirmou aos jornalistas após a audiência.

Com sede em Genebra, a OIT, uma agência multilateral vocacionada para as questões do trabalho, tem financiado na Guiné-Bissau um programa "com resultados muito fortes" de combate ao trabalho infantil.

* * *

Bissau acolheu encontro sobre telecomunicações na UEMOA

Fonte: RDN – O Togo assume a presidência rotativa da Conferência dos Operadores e Fornecedores de Serviços de Telecomunicações da UEMOA em substituição da Guiné-Bissau.

Ainformação foi avançada à imprensa após o encerramento da primeira fase da quinta conferência das telecomunicações da UEMOA que decorreu quarta-feira em Bissau.

Os participantes discutem temas como a apresentação de rede única de telefone, instalação do roaming e fixação de tarifas de emissão e recepção de chamadas de roaming dos países membros.


* * *

Atelier de formação para rádios comunitárias em São Domingos

Fonte: RDN – Sob o lema « Media comunitários, Direitos Humanos e Género », arrancou quarta-feira em São Domingos um atelier de formação para rádios comunitárias sobre direitos humanos.

O encontro promovido pelo UNIOGBIS decorre durante três dias com a participação de 30 jornalistas de rádios e televisões comunitárias.

“Princípios, proteção e promoção dos Direitos Humanos”, “Situação dos direitos humanos na Guiné-Bissau”, “A legislação guineense e os instrumentos internacionais sobre a violação dos direitos humanos” serão debatidos nesse encontro. O papel da imprensa e a cobertura das questões de direitos humanos e género são outras questões a abordar neste atelier que inclui ainda reportagens no terreno.

De acordo com uma nota do UNIOGBIS, a formação insere-se no programa de reforço das capacidades nacionais em apoio à consolidação da paz e às grandes reformas em curso no país bem como à promoção dos direitos humanos e género conforme estipulado pelo seu mandato.


* * *

Associação dos Portos da CPLP reúne-se em Cabo Verde com gestão económica em agenda

Fonte: asemana.publ.cv - A Associação dos Portos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (APLOP) reúne-se nesta quinta-feira, 17, em São Vicente, Cabo Verde com a vertente económica em agenda. Participam representantes dos portos de Cabo Verde, na qualidade de organizador e anfitrião, Portugal, Angola, Brasil, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

Serão dois dias de intenso trabalho, com a presença de vários especialistas internacionais, para analisar o papel dos portos no desenvolvimento económico do espaço da CPLP, tema dominante que se divide em vários sub-temas, todos baseados na gestão, rendimento e perspectiva destas infra-estruturas.

A Associação dos Portos de Portugal, que assegura a presidência da APLOP, apresentará ainda a versão final do estudo de mercado dos países dos portos desta comunidade, na busca de uma maior rentabilidade económica.

Outro assunto que vai prender a atenção dos presentes é a cooperação e a formação no espaço CPLP, enquanto factores de competitividade. A formação ao serviço dos portos: novas metodologias é outro destaque.

A APLOP volta a reunir na sexta-feira, 18, onde fará o ponto de situação das actividades desenvolvidas, nomeadamente uma análise ao primeiro mês de desempenho do seu portal www.aplop.org, eleger novos corpos sociais e apresentar o plano de actividades para 2012.

Sem comentários: