quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Presidente Bacai Sanha envia mensagem de felicitações ao seu homólogo do Líbano

Fonte: Bombolom-FM – O Presidente Malam Bacai Sanha enviou terça-feira uma mensagem de felicitações ao seu homólogo do Líbano, Michel Souleiman, pela ocasião do Dia Nacional daquele país do Médio Oriente.


* * *
Parlamento adia para final de Novembro abertura da primeira sessão parlamentar de 2011-2012

Fonte: RSM – O parlamento adiou para final de Novembro a abertura da primeira sessão parlamentar de 2011-2012, que devia ocorrer esta segunda-feira e destinada à aprovação do OGE 2012.

À propósito, o primeiro secretário de mesa da ANP, João Sediba Sané, apontou no atraso do Governo em formular o texto orçamental, destinado à apreciação, debate e aprovação do conselho de ministros antes de ser mandado para os deputados do Colinas de Boé, como o que está na origem do adiamento.

"A causa é simples. Esta sessão está fundamentalmente para tratar da questão do OGE. Em todos os anos, em Dezembro, é tratada da questão do OGE. Só que o Governo não conseguiu cumprir algumas etapas necessárias para que o conselho de ministros aprove o OGE. Sendo isso, não podia ser de outra maneira senão adiar a data do início da sessão. Mesmo assim, até sexta-feira, o OGE já estará na ANP e entendemos que 30 de Novembro será dia de início dos trabalhos", pensou esse deputado do PAIGC.

Nesta segunda-feira, Governo e parceiros sociais reuniram-se em Bissau para acertarem posições acerca de aumento de salários na função pública em 2012. Fontes próximas da reunião disseram que o encontro foi concluído com êxito.

Nada foi ventilada sobre o volume monetário exacto do OGE deste ano, mas pensa-se que o mesmo superará o de ano que ora finda tendo em consideração à atual crise que vem conhecendo o mundo.


* * *

PM recebe Embaixador de Angola e Representante residente da CEDEAO na Guiné Bissau

Fonte: Bombolom-FM – O PM recebeu terça-feira, em audiências separadas, o embaixador de Angola na Guiné-Bissau e o Representante residente da CEDEAO.

El Ousman Cissé disse que se tratou de um encontro de cortesia para com o chefe do Governo.
* * *


Primeiro-Ministro de Cabo Verde visita Guiné-Bissau

Fonte: Asemana.publ.cv - O primeiro-Ministro, que encabeça uma importante delegação do Estado de Cabo Verde, inicia no dia 26 uma visita oficial à Guiné-Bissau. Cinco dias (de 26 a 30 deste mês), de intensos contactos políticos, diplomáticos e também comerciais enformam uma agenda repleta que quer fazer arrancar de vez a cooperação entre os dois países que, apesar de irmãos, andaram muito afastados nos últimos tempos.

Na comitiva vão também empresários que querem investir na Guiné-Bissau, e entrar como membros de pleno direito no mercado da CEDEAO.

Em cinco dias de contacto, o primeiro-ministro vai também analisar com os actores políticos guineenses o processo de paz naquele país e a cooperação entre os dois Estados, designadamente nas áreas de governação electrónica e de previdência social.

Com esta visita, o primeiro-ministro quer aproveitar as relações históricas entre os dois países para dar apoio às empresas e instituições cabo-verdianas que estão de olhos postos não só no mercado bissau-guineense como no de outros países da CEDEAO.

De entre os interessados em levar os serviços à Guiné-Bissau, estão o Instituto Nacional de Previdência Social, que pretende “vender” a experiência de alargar as bases da protecção social a profissionais liberais e agentes da economia informal, e também o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), que deseja levar a sua plataforma de governação electrónica a toda a costa ocidental africana.

A Inpharma já vende medicamentos à Guiné-Bissau, mas no ramo dos negócios há outras empresas nacionais, públicas e privadas, interessadas em intensificar as trocas comerciais nos sectores da pesca e da agro-indústria.

* * *


BAD com apoios de 26 milhões de euros até 2015

Fonte: Lusa - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai apoiar a Guiné-Bissau, nos próximos três anos, com cerca de 35,2 milhões de dólares (26 milhões de euros), destinados a infraestruturas e reformas no governo.

O BAD presta ajuda à Guiné-Bissau através de apoios de âmbito regional, para estradas e energia por exemplo, e através do "envelope país", que nos próximos três anos ascenderá a 26 milhões, sem contar com eventuais apoios ao setor privado, disse hoje à Lusa em Bissau a representante do BAD no Senegal, Leila Mokaddem.

Leila Mokaddem chefia uma delegação do BAD que hoje se reuniu com a ministra da Economia da Guiné-Bissau, Helena Embaló, para discutir a estratégia de intervenção do Banco até 2015.

Segundo Leila MoKaddem, o apoio à Guiné-Bissau vai ser feito em "dois pilares", um de apoio financeiro e institucional, "para ajudar o governo nas reformas, na boa governação financeira e económica e também as reformas no setor privado", e outro de financiamento de infraestruturas.

O governo da Guiné-Bissau garante que a estratégia de intervenção do BAD está em sintonia com o DENARP II, o documento que define as linhas mestras de desenvolvimento da Guiné-Bissau para o período 2011-15, validado em julho passado e que serve também como referência para o diálogo de Bissau com outros parceiros.

Presente na Guiné-Bissau desde 1976, o BAD já financiou, nomeadamente, 38 operações, 24 projetos, sete apoios institucionais, três estudos e três ajudas de emergência, num total de 150 mil milhões de francos CFA, quase 230 milhões de euros, segundo Leila Mokkadem.

* * *


Assinatura de Acordo de Consolidação de Dívidas entre a França e a Guiné-Bissau

Fonte: MF - O Ministério das Finanças vem tornar público a cerimónia de assinatura de um Acordo de Perdão de Dívidas entre a França e a Guiné-Bissau, que se realizará amanhã, dia 24 de Novembro de 2011 pelas 10H00 no Ministério das Finanças.

O acordo bilateral assinado com a França, que resulta das decisőes do Clube de Paris em de Maio último, lança uma soma de 8,56 milhőes de euros (5 mil 615 milhőes de francos cfa) que representa 100% das quantias devidas.

* * *

Governo e FAO assinam acordo para reforço das capacidades de produtos nas áreas sub-urbanas do país

Fonte: RSM – O Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a FAO assinam em Bissau, acordo de um projeto para o reforço das capacidades de produtos em áreas sub-urbanas do país.

Dois milhões de USD é o valor previsto pelo acordo e vai durar três anos.

O Representante da FAO, Arlindo Bragança Gomes, disse no ato de assinatura que as zonas sub-urbanas do país - terras de vocação agrícola, estão sendo invadidas cada vez mais por construções de habitações e para o desenvolvimento de pequenas atividades informais.

"A vontade do Governo da Guiné Bissau de desenvolver a agricultura urbana e sub-urbana é sem dúvida uma resposta à insegurança alimentar e nutricional que se dessemina no seio das populações urbanas. A urbanização que se traduz no êxodo rural progressivo tornou-se uma realidade nos países em vias de desenvolvimento. Nas zonas urbanas e sub-urbanas desses países, as terras com vocação agrícola são cada vez mais invadidas por construções de habitações e pelo desenvolvimento de pequenas atividades informais em geral pouco lucrativas", defendeu.

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Barros Bacar Bandjai, indicou que o projeto irá intervir prioritariamente nas zonas sub-urbanas das cidades de Bissau, Bafatá e Gabú, onde existe uma forte pressão sobre os principais pressupostos biofísicos de uma agricultura convencional, traduzida numa desenfreada expansão urbana.


* * *

Dezenas de empresários romenos efetuam visita de 24 horas ao país

Fonte: Bombolom-FM – Um grupo de cerca de cinquenta empresários romenos efetuaram terça-feira uma visita de 24 horas à Guiné Bissau.

De acordo com fontes, esses homens de negócios romenos pretendem investir nos domínios de prospecção petrolífera, energia, infrastrutura, transportes, saúde, agricultura e comércio.

Para tal, o grupo assinou com o ministro da energia, indústria e recursos naturais um memorando de entendimento para a prospecção petrolífera.

* * *

Crianças das zonas rurais com elevados índices de iliteracia - estudo

Fonte: Lusa - A grande maioria das crianças das zonas rurais da Guiné-Bissau e que estão na segunda classe é incapaz de ler palavras ou fazer uma adição simples, de acordo com um estudo sobre "crianças sem competência de literacia e numeracia".

Segundo um trabalho divulgado no primeiro número da "Revista Guineense de Educação e Cultura", hoje publicada em Bissau, "a maior parte das escolas públicas e comunitárias nas zonas rurais da Guiné-Bissau falham no objetivo de desenvolver as competências de leitura, compreensão e aritmética nos primeiros anos de escola" (1.ª e 2.ª classes).

As autoras do estudo, Ila Fazzio, Filipa Silva e Vera Mann, fizeram testes de literacia e numeracia no ensino em português junto de 9.949 crianças entre os sete e os 17 anos das zonas rurais do país, apresentando para já os resultados preliminares de 5.099 crianças estudadas.

Os dados indicaram que 90 por cento dos rapazes e 94 por cento das raparigas que estão na segunda classe ou já a completaram não consegue ler palavras e 68 por cento dos rapazes e 74 por cento das raparigas não é capaz de resolver uma adição simples.

Outro problema detetado no estudo é o baixo rendimento das raparigas em relação aos rapazes, motivado por situações como a elevada carga de trabalho e o casamento ou compromisso precoce.

As autoras defendem que é crucial investir na melhoria da qualidade de ensino primário nas escolas públicas e comunitárias, nas tabancas (bairros). A probabilidade de as crianças que frequentam as escolas das tabancas serem iletradas é 46 por cento mais alta que em relação às crianças que frequentam as escolas fora da tabanca.

Sem comentários: