segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Guiné-Bissau: Apenas 250 mil cidadãos têm Bilhete de Identidade

Bissau, Fonte : Bissau Digital – Num total de 1,6 milhões de habitantes, apenas 250 mil pessoas são detentoras de documento de identificação, em todo território nacional.

Estes dados foram revelados em exclusivo à PNN, pelo Director dos Serviços de Identificação da Guiné-Bissau, Domingos Inbenque, que responsabilizou os pais e encarregados de educação de alunos que, no início e no final de cada ano lectivo, se dirigem aos Serviços de Identificação em busca do Bilhete de Identidade (BI).

«Segundo o último censo, que estimou a população total da Guiné-Bissau acima de 1,6 milhões de habitantes, neste momento, temos apenas 250 mil Bilhetes de Identidade emitidos», revelou Domingos Inbenque. Estes números referem-se ao período dos últimos cinco anos.

Assim será o Estadio nacional 24 de setembro, quem o disse é José Medina Lobato


* * *

José Maria Neves presta tributo a Amílcar Cabral e ao povo guineense

Bafatá Fonte: ANGOP - O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, homenageou hoje Amílcar Cabral na cidade de Bafatá, Guiné-Bissau, um tributo também aos guineenses, com os quais os cabo-verdianos têm "uma grande dívida".

"Nós os cabo-verdianos temos uma dívida muito grande para com o povo da Guiné-Bissau. Aqui fez-se a luta pela libertação da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, muitos guineenses deram a sua própria vida, fizeram um esforço enorme para a libertação da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, e nós os cabo-verdianos devemos permanentemente prestar este tributo à Guiné-Bissau e ao povo da Guiné-Bissau", disse.

José Maria Neves, que chegou sábado a Bissau para uma visita de cinco dias, dedicou hoje o dia a Bafatá, terra onde nasceu Amílcar Cabral, que fundou o PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) e iniciou a luta contra a colonização portuguesa.

Em Bafatá colocou flores no monumento a Amílcar Cabral que existe no centro da cidade e visitou depois, sempre acompanhado pelo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, a casa onde nasceu o herói dos dois países, hoje transformada em museu.

Foi lá que afirmou que visitar a cidade e a casa onde nasceu Amílcar Cabral foi emocionante.

"Sobretudo porque Amílcar Cabral tem sido a nossa inspiração, para continuarmos a lutar pela liberdade e pela dignidade mas também inspiração para continuarmos a governar o país com muita honestidade", disse José Maria Neves.

"Mas também muito inspirador para o futuro de África. Amílcar Cabral lutou muito pela dignidade de África, hoje mais do que nunca nós, governantes africanos, temos de nos inspirar em Amílcar Cabral para construir o futuro", acrescentou o primeiro-ministro.

A Guiné-Bissau e Cabo Verde caminharam juntos até 1980, quando um golpe de Estado afastou Luís Cabral do poder em 1980 e o PAIGC da Guiné-Bissau desvinculou-se do PAIGC de Cabo Verde.

Há dois anos o primeiro-ministro da Guiné-Bissau visitou Cabo Verde e desde sábado o primeiro-ministro de Cabo Verde está na Guiné-Bissau. José Maria Neves, questionado pela Lusa, garantiu que os dois países nunca estiveram "irreconciliados".

"Houve várias questões em vários momentos, durante a luta e depois da luta de libertação nacional, mas a Guiné-Bissau e Cabo Verde sempre estiveram irmanados em África, para melhorar a dignidade do povo africano, para colocarmos tudo o que existe em África ao serviço dos africanos", disse José Maria Neves.

* * *

SRSG received by Guinea-Bissau PM

SRSG Joseph Mutaboba briefing Prime Minister Carlos Gomes Júnior, on Thursday, 24 November, on his last mission in New York, especially the Security Council consultations on Guinea-Bissau and PBC/PBF meetings.

Discussions also focused the latest developments in the country.

* * *

Public Security Illumination project hand-over ceremony

As part of its support to Guinea-Bissau Security Sector Reform (SSR), UNIOGBIS provided additional equipment's (40 solar traffic illumination polls) to the city of Bissau, in a ceremony held Friday.

The ministers of Economy and Interior represented the Government. More equipment will be provide in December.

Sem comentários: