terça-feira, 29 de novembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

BM desembolsa 8 milhões de USD a favor do Projeto de pesca regional para África Ocidental

Bissau, Fonte : Bombolom-FM – Oito milhões de USD é o valor global que o Banco Mundial (BM) desembolsou segunda-feira a favor do Projeto de pesca regional para a África Ocidental, PROA-Guiné Bissau.

Trata-se de uma iniciativa da comissão regional das pescas de que a Guiné Bissau faz parte, devendo por isso durar dez anos.

O projeto visa melhorar, entre outros, o sistema governativo, a gestão setor pesqueiro, o combate à pesca ilícita, não-declarada bem como a não-regulamentada.

O Secretário de Estado das Pescas, Thomas Gomes Barbosa, disse que a Guiné Bissau é um potencial lençol na costa ocidental Africana e a nível mundial, no que tange os recursos haliêuticos. Dai precisamente a necessidade de conjugação de sinergias para melhorar o bem comum.

Esse governante revelou, por outro lado, ser também objetivo do projeto a colocação do pescado da Guiné Bissau no mercado internacional para fazer crescer a economia nacional.

* * *

PM cabo-verdiano mantém encontro a porta fechada com seu homólogo guineense Carlos Gomes Jr

Bissau, Fonte : RDN – O PM de Cabo Verde continuou a visita à GB mantendo segunda-feira um encontro a porta fechada com o seu homólogo guineense Carlos Gomes Júnior.

Antes do encontro, José Maria Neves depositou coroas de flores no mausoléu a Amílcar Cabral na fortaleza de Amura, centro de Bissau, onde falou sobre aquilo que, para ele, representa a figura de Amílcar Cabral para os povos Africanos.

"Vir à Bissau implica também prestar uma vibrante homenagem à Amílcar Cabral. Eu acho que nunca é demais lembrar Amílcar Cabral, que é a referência da luta dos povos da Guiné e Cabo Verde, e, ao lembrar Amílcar Cabral, perspectivar um pouco o futuro", afirmou.

Na mesma linha, Carlos Gomes Jr realçou também a figura de Amílcar Cabral e dos combatentes da liberdade da pátria.

"Naturalmente que os povos da Guiné e Cabo verde fizeram uma luta comum e tivemos um único líder que foi camarada Amílcar Cabral, que foi ideólogo de toda a nossa luta. pensamos que prestar homenagem a Amílcar Cabral é prestar homanagem a todos os combatentes de Cabo Verde e da Guiné Bissau", observou este último.

No domingo na cidade de Bafatá, José Maria Neves considerou que Amílcar Cabral é uma referência que deve inspirar à todos, no sentido de todos poderem trabalhar com honestidade e dignidade dos nossos respectivos povos.

Nessa cidade do leste do país, o Primeiro-ministro cabo-verdiano reconheceu que os cidadãos do seu país residentes na Guiné Bissau estão bem inseridos nesta terra africana.

O governante cabo-verdiano, que deveria receber na tarde de segunda-feira o coletivo de empresários nacionais, partidos políticos da oposição e o bispo de Bissau, fez-se acompanhar por uma importante delegação composta por alguns ministros e dezenas de empresários - ao todo, 26 elementos, chefiados pela Câmara de comércio, indústria e agricultura e serviços de Parlavento.

O Governo de Bissau atribuiu ao chefe do Executivo de Cabo Verde a Medalha 'Ordem Nacional das Colinas de Boé' e a Medalha Amílcar Cabral - a maior condecoração do país, ao ex-Presidente cabo-verdiano Aristides Pereira, à título póstumo.

* * *

Entrada da Guiné-Equatorial na CPLP

Bissau, Fonte: Bissau Digital – O Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, acredita que a Guiné-Equatorial seja admitida como membro efectivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a partir da próxima cimeira da organização.

José Maria Neves disse, este sábado, 26 de Novembro, no Aeroporto Internacional «Osvaldo Vieira», no quadro de uma visita de cinco dias que iniciou em Bissau, que houve um roteiro aprovado em Luanda, Angola, para que a Guiné-Equatorial seja aceite como membro de pleno direito da CPLP.

«Cabo Verde apoia a implementação deste roteiro, criando condições para a adesão futura da Guiné-Equatorial na CPLP, o que seria um erro se não acontecesse, já que a organização tem muitos países observadores», disse José Maria Neves.

* * *

Bissau é palco de ateliê para consolidação e dinamização das diferentes redes de jornalistas do país

Bissau, Fonte : RDN – Um aletiê para a consolidação e dinamização das diferentes redes de jornalistas do país iniciou segunda-feira em Bissau.

O ateliê, de dois dias de dura, é organizado pelo Sindicato de jornalistas e técnicos de comunicação social (SINJOTECS) com apoio financeiro do PNUD.

Sem comentários: