quarta-feira, 30 de novembro de 2011


Estado de saúde do Presidente Malam Bacai Sanha objeto de conversa entre PM e embaixador da França

Bissau, Fonte : RDN – O estado de saúde do Presidente Malam Bacai Sanha foi terça-feira objeto de uma conversa no encontro entre o PM Carlos Gomes Júnior e embaixador da França na Guiné Bissau, Michel Flesch.

No final do encontro, Michel Flesch disse ter tratado vários assuntos com Carlos Gomes Jr e de ter informado ao chefe do Executivo guineense que o Presidente Malam Bacai Sanha já deu entrada no Hospital Vale de Grâce da capital francesa, para tratamento médico.

"No país onde estamos acreditados, falamos de vários assuntos e também do estado de saúde do Presidente da República que se encontra atualmente em Paris internado no hospital Vale de Grâce. Naturalmente, o PM mostrou-se preocupado com isso. Assegurei ao PM que o tratamento do Presidente da República é garantido por todos os meios da medicina francesa, e os médicos tudo farão para uma recuperação rápida do Presidente Sanha".

Bacai Sanha deixou Bissau à semana passada para Dacar, de onde rumou depois para a França.

* * *

A última sessão da oitava legislatura da ANP inicia trabalhos no palácio Colinas de Boé

Bissau, Fonte : Bombolom-FM – A última sessão parlamentar da oitava legislatura inicia os seus trabalhos esta quarta-feira no palácio Colinas de Boé, em Bissau.

Para já, acima do projeto da ordem do dia está a discussão e votação da proposta-lei de enquadramento do OGE para o ano económico 2012.

Sobre este ponto, as principais bancadas parlamentares divergem em relação aos caminhos que devem ser trilhados para a sua apresentação no parlamento. Mesmo assim, o líder da bancada do PAIGC, Rui Diã de Sousa, disse ser prematuro a correção dos erros.

"Eu penso que estamos num exercício de aprendizagem da democracia, de fazer bem as coisas respeitando opiniões da maioria. Ora,s e houver algum passo neste processo, que não estiver bem, estamos atentos à sua correção", defendeu ele.

No entender do deputado do PRS, Serifo Djaló, o debate em torno do OGE não pode ultrapassar sete dias sob pena de os parlamentares virem a cair no cumprimento da lei.

* * *

Os trabalhadores da ANP ameaçam encetar uma greve para verem pagos seus direitos

Bissau, Fonte : RDN – A última sessão da oitava legislatura arrancou terça-feira numa altura em que os trabalhadores do palácio Colinas de Boé ameaçam encetar uma greve.

Num pré-aviso, esses trabalhadores exigem, entre outros, o pagamento integral de salários em atraso, o pagamento dos encargos de saúde, perdiems de missões e serviços efetuados.

* * *

Ministro da defesa pede apoio financeiro da CPLP para processo de reforma neste setor e no da segurança

Bissau, Fonte : RSM – O ministro guineense da defesa pediu terça-feira aos países irmãos da CPLP para que apoiem financeiramente esforços inequívocos do Governo no processo de reforma neste setor e no da segurança.

Numa entrevista à agência LUSA, Baciro Djá sublinhou que a G-Bissau está preparada a passar para a reforma um conjunto de militares e dar assim início ao recrutamento de jovens. Ele lembrou que o fundo necessário para a reforma nos próximos cinco anos no setor é de 63 milhões de USD.

Por outro lado, o envolvimento da CPLP no processo de consolidação da paz na G-Bissau estará, de acordo com Baciro Djá, confrontada à certas dificuldades, pelo falou de interesses geopolíticos e estratégicos de países cujos nomes não indicou.

* * *

Chega ao fim jornada nacional de vacinação sincronitizada para erradicação da poliomielite

Bissau, Fonte : RSM – A jornada nacional de vacinação sincronitizada para a erradicação da poliomielite em crianças de zero a cerca de quatro anos de idade chegou ao fim terça-feira.

A campanha tinha sido iniciada no passado dia 25 deste mês de Novembro em curso.

O diretor regional adjunto de saúde já veio a tecer um balanço de cerca de 84% de cobertura atingida em três dias de intenso trabalho no Setor Autónomo de Bissau (SAB).

* * *

Guiné-Bissau-Cabo Verde: Empresários guineenses apontam áreas de negócio entre os dois país

Bissau, Fonte : ANGOP – Empresários guineenses disseram segunda-feira ao primeiro-ministro de Cabo Verde que a Guiné-Bissau pode servir de mercado abastecedor do arquipélago em produtos agrícolas e pesqueiros e instaram os dois governos a tomarem medidas para que isso aconteça.

Fátima Camara de Barros, presidente da AMAE (Associação das Mulheres de Actividade Económica) pediu ao primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, que os dois governos trabalhem no sentido de possibilitar que as empresárias do arquipélago venham a comprar produtos do mar à Guiné-Bissau.

"Dói-me ver as mulheres cabo-verdianas a irem comprar o camarão ao Senegal quando podiam comprar aqui na Guiné-Bissau. É isso que queremos que comece a acontecer", defendeu Fátima de Barros.

O presidente dos exportadores da Guiné-Bissau, Mamadú Jamanca, apontou a promoção de uma linha de negócios entre os jovens empreendedores dos dois países como o primeiro passo a seguir e logo depois a disponibilização de recursos para financiar as ações identificadas.

Abdoullahi Salim, administrador da sociedade SIM (Sociedade Internacional de Medicamentos), empresa que importa os medicamentos da Impharma para a Guiné-Bissau, disse que a sua empresa importou só este ano mais de 100 mil euros em medicamentos de Cabo Verde.

Salim, mauritano a viver na Guiné-Bissau há vários anos, explicou ao primeiro-ministro de Cabo Verde que mercado até existe, mas é preciso "alguns incentivos", nomeadamente a redução de taxas aduaneiras.

"Nós importamos medicamentos de Cabo Verde, os outros importam da Nigéria ou do Senegal, mas acreditamos na qualidade do nosso produto, pedimos era apenas que nos baixassem as taxas", declarou Salim.

Já o empresário Abel Incada defendeu que a Guiné-Bissau "tem todos os produtos" de que Cabo Verde precisa e com a vantagem de poderem ser transportados ainda frescos, designadamente frutas, legumes e pescado.

* * *

Adiada a visita do PM ao vigário-geral da diocese de Bissau

Bissau, Fonte : RSM – A visita que o chefe do Governo Carlos Gomes Júnior devia efetuar terça-feira ao vigário-geral da diocese de Bissau ficou adiada por algumas horas.

A visita se situava nas relações amistosas existentes entre a Primatura e a Diocese de Bissau. À mesma hora em que esta informação era difundida pelos Média, o Bispo de Bissau, Dom José Camnaté Na Bissing, recebia o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, cuja visita, em princípio, pode terminar esta quarta-feira.

Sem comentários: