quinta-feira, 12 de abril de 2012

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Reunião em Abidjan analisa crises na Guiné Bissau e no Mali

Lisboa - O Conselho de Mediação e Segurança da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúne-se hoje (quinta-feira) em Abidjan, para debater propostas de resolução das actuais crises na Guiné-Bissau e no Mali, informou a organização em comunicado, noticiou à Lusa.

No encontro na capital ivoiriense, em que participam ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, serão analisadas as recomendações feitas pelo presidente da Comissão da CEDEAO, Kadire Désiré Ouédraogo, no que respeita às medidas a tomar no âmbito desta organização regional africana, para resolver a crise pôs eleitoral na Guiné-Bissau.

Ouédraogo chefiou uma delegação da CEDEAO, União Africana e Nações Unidas que esteve em Bissau a 31 de Março último, para contactos com as partes envolvidas na crise eleitoral decorrente da primeira volta das presidenciais.

A Guiné-Bissau, teve eleições presidenciais no dia 18 de Março, mas cinco dos candidatos recusaram-se a aceitar os resultados, alegando a existência de fraudes na votação. Um deles, Kumba Ialá, que foi o segundo mais votado, recusa-se a participar na segunda volta, marcada para o próximo dia 29, contra Carlos Gomes Júnior.

Na reunião de Abidjan serão igualmente analisadas as propostas de Ouédraogo para resolver a crise no Mali, decorrente do golpe militar de 22 de Março e da rebelião tuaregue no norte do país.

Na cimeira extraordinária da CEDEAO de 29 de Março, também em Abidjan, foi equacionado o envio de uma força militar para o norte do Mali, no sentido de garantir a integridade territorial do país contra a rebelião tuaregue.


* * *


Executivo reitera manutenção das relações com Guiné Bissau

Luanda (Fonte: angolapress-angop.ao) - O Executivo angolano reiterou, na quarta-feira, a manutenção das relações de amizade, solidariedade e cooperação com a Guiné Bissau, na base do respeito mútuo, da igualdade soberana, da não ingerência nos assuntos internos e de vantagens recíprocas, consubstanciadas em acordos em vários domínios.



Numa declaração sobre a cooperação com a Guiné Bissau, distribuída em Luanda, o Executivo, relativamente aos acordos, realça o protocolo para implementação de um programa de cooperação técnico-militar e de segurança, de que decorre a MISSANG, em território da Guiné Bissau.

Segundo a declaração, esta missão é destinada à organização, preparação e implementação das tarefas e projectos consignados no programa de cooperação Angola-Guiné Bissau 2010-2012.

Este programa visa apoiar a capacitação da Guiné Bissau em garantir níveis de segurança e estabilidade, a fim de contribuir para a sua reconstrução e desenvolvimento, num contexto político estável e de Estado de direito democrático.

Na sequência das dúvidas surgidas nas últimas semanas na alta hierarquia do sector da defesa e segurança, em relação a necessidade dessa presença e dos objectivos desse programa de cooperação, "o Governo da República de Angola lamenta informar a opinião pública nacional e internacional que decidiu pôr fim ao programa especial de cooperação".

Consequentemente, o Executivo angolano dá por findo "o protocolo para implementação de um programa de cooperação técnico-militar e de segurança dele decorrente e proceder a retirada unilateral e completa da MISSANG do território da Guiné Bissau para Angola".

No documento, o Executivo declara que "em nenhum momento desejou envolver-se, nem pretendeu ver-se envolvida, em assuntos que apenas dizem respeito aos órgãos e instituições soberanas da República da Guiné Bissau e ao povo guineense".

"A República de Angola continuará a manter o mesmo nível de excelentes relações de amizade e de cooperação com a República da Guiné Bissau, alicerçadas na proximidade histórico-cultural e num passado de luta comum pela libertação nacional dos povos guineense e angolano, respeitando integralmente os acordos existentes noutros domínios", realça a declaração do Executivo.

O Executivo declara igualmente manter-se disponivel para contribuir de modo bilateral e num quadro multilateral, devidamente mandatado pela comunidade internacional, para a segurança e estabilidade, para a consolidação do Estado democrático de direito e também para o desenvolvimento económico e social da República da Guiné Bissau.


* * *


Governo de Bissau dispõe já do seu próprio portal na internet

Bissau, ( Fonte: RDN ) - O Governo dispõe já do seu próprio portal na internet. É o www.governo.bissau.net.

O site foi lançado quarta-feira pelo ministro da Administração Pública e Modernização do Estado, Aristides Ocante da Silva para quem a criação deste portal visa divulgar as ações do executivo.

A criação site foi financiada pela UE através do programa de apoio à reforma na administração pública do país.


* * *


CNE anuncia esta tarde uma nova data para o escrutínio eleitoral

Bissau, ( Fonte: Bombolom ) - A Comissão nacional de eleições (CNE), anuncia esta tarde uma nova data para a realização da segunda volta do escrutínio presidencial antecipado.

Tudo indica que o dia 29 de Abril seja o dia retido pela CNE e que porá frente-à-frente Carlos Gomes Júnior e Kumba Ialá, respetivamente, primeiro e segundo candidatos que tiveram mais votos na primeira volta a 18 de março findo.

Se se confirmar essa data, então a campanha eleitoral poderá ter o seu início nesta sexta-feira, 13 de Abril.


* * *


Plataforma política das mulheres marca para esta sexta-feira uma marcha pacífica pela paz

Bissau, ( Fonte: Bombolom ) - A Plataforma política das mulheres marcou para esta sexta-feira, 13 de Abril, uma marcha pacífica pela paz.

A marcha terá início cedo, às sete horas, devendo depois rumar para o Palácio Colinas de Boé, parlamento nacional.

A responsável do comité de gestão da plataforma, Helena Said, falou o seguinte da marcha.

"É para informar a todos que esta sexta-feira, a partir das sete horas, as mulheres e a juventude da Guiné Bissau vão realizar uma marcha pacífica. O por quê esta marcha? É para darmos mostra da nossa preocupação sobre a situação atual do país. Estamos muitíssimo preocupadas. Queremos que todos participem, a concentração vai ter lugar no Chapa de Bissau de onde, depois, tomaremos o rumo em direção à ANP. Para ali apresentarmos a nossa preocupação face à situação atual do país", indicou ela.

"Porque as mulheres já não conseguem dormir, a juventude não está em paz, todo o povo da Guiné Bissau está desmoralizado. Nós vamos manifestar essa preocupação, para que as pessoas sigam para o diálogo em torno de uma mesa e cheguem a um consenso e que ponham acima de tudo o interesse do povo da Guiné Bissau", avançou.

Na mesma via, o vice-presidente da CONAEGUIB, Fidélis Biombo Cá, a explicar as razões da aderência à marcha, disse, citamos:

"Nós entendemos que, sempre que houver algum diferendo a nível nacional, deve-se imperar o diálogo como principal chave para a sua resolução. Como uma organização juvenil que somos, pensamos que, de facto, se houverem alguns atritos internos, os primeiros que sofrem com isso são os jovens estudantes e as mulheres. Por isso, é importante que todos desçam para a rua esta sexta-feira a fim de exigirmos a efetivação dos nossos direitos", apelou.


* * *


Candidato e presidente do PAIGC continua a receber solidariedade

Bissau, ( Fonte: Bombolom ) - O candidato presidencial e líder do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, continuou a receber a solidariedade por parte de diversas esferas sociais do país.

Esta quarta-feira, 13, Carlos Gomes Júnior recebeu a visita da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria , que lhe foram reafirmar sua solidariedade total. Diferentes representantes dessa associação, numa única voz, disseram que o poder só pode ser conseguido através das urnas.

"Mais uma vez, a nossa serena solidariedade é para com ele, e que os combatentes da liberdade da pátria estão firmes e determinados em apoiá-lo mais uma vez nesta segunda volta, cuja vitória é já certa", sublinhou.

"Gostaríamos de exprimir-lhe palavras de agradecimento, pois, em toda a sua campanha da primeira volta nunca ouvimos dele a mínima palavra indígna. Em toda a sua campanha ele só falou naquilo que ele deseja fazer por esta terra - que ele quer a paz, a tranquilidade e desenvolvimento da Guiné Bissau para todos os guineenses. Que ele continue nessa via, os combatentes da liberdade da pátria continuarão a seguí-lo", destacou o mesmo membro associado antes de acrescentar, citamos:

"Só temos que dizer-lhe a seguinte solidariedade: "Que ele - (CADOGO), meta gelo no seu coração; porque nós vimos qual é o fogo que as pessoas querem lançar na Guiné Bissau. Quem quiser ir à segunda volta, que vá! aquele que não quiser, que fique! Nós vamos a ela, vamos encher completamente as urnas a favor de CADOGO, para evitar qualquer ilegitimidade que eles possam evocar. Para que eles não venham dizer, 'não, ele ocupou o assento sem ser eleito'. Por isso ele deve ser legitimado. Nós queremos a paz, a independência por que lutamos é para nos dar a paz e o desenvolvimento. O país deve ser guiado por aquele que Deus destinou, e que ele nos guie tal que o fez Amílcar Cabral", lembrou.

Em jeito de resposta, a Primeira-ministra e direitora de campanha de CADOGO, Adiatu Djaló Nandigna, disse estarem já prontas para o embate eleitoral.

"Nós já estamos preparados. Sabemos que, logo que o jogo começa, depois de espaço de 90 minutos, tem lugar um intervalo. Mas, depois, com o apito do árbitro, os jogadores das duas equipas retornam no campo. Agora, a bola está no centro do campo. É preciso que cada um afine suas botas e que o jogo comece. Nós já estamos preparados"a, afirmou ela.


* * *


Comissão de facilitação reúne-se com candidato vencedor da primeira volta e com os 5 contestatários

Bissau, ( Fonte: RSM ) - A comissão de facilitadores, órgão criado a fim encontrar saída à crise pôs-eleitoral reuniu-se quarta-feira com o candidato que teve maior número de votos no escrutínio da primeira volta e com o grupo de cinco candidatos que contestam os resultados já divulgados pela CNE.

A comissão reuniu-se no período de manhã com o representante de Carlos Gomes Júnior e devia fazer o mesmo com representantes dos cinco outros candidatos que têm estado a contestar e pedir a nulidade dos resultados eleitorais de 18 de março, por alegarem existência de fraudes. O encontro com os cinco estava marcado para as 15 horas de quarta-feira no Palácio Colinas de Boé.

O porta-voz do PAIGC, Óscar Barbosa, revelou à imprensa que o seu partido foi convidado pela comissão de boa vontade no quadro dos esforços que a mesma tem feito em prol de uma solução airosa ao problema.

"O PAIGC ouviu o trabalho que a comissão está a fazer, e foi informada da posição do nosso partido; nós estamos de acordo com o trabalho que está a fazer, pois, o que o PAIGC quer é para que se encontra uma solução, para o país continuar a ter a paz, tranquilidade, estabilidade e desenvolvimento", indicou.


* * *


A situação no país é um dos assuntos em debate hoje no conselho de mediação e segurança da CEDEAO

Bissau, ( Fonte: RDN ) - A situação atual na Guiné Bissau vai constituir um dos assuntos em debate quinta-feira no conselho de mediação e segurança da CEDEAO na capital marfinense.

O MNECC, Mamadú Saliu Djaló Pires representa o país já se encontra em Abidjan.

Além deste assunto, o conselho examinará o relatório da reunião de urgência dos CEMGFA consagrada ^`a situação no Mali e sobre a questão de segurança na nossa subregião africana.


* *


“Fim da MISSANG terá consequências graves para Guiné”, considera Belarmino Van-dúnem

Bissau, ( Fonte: Angonoticias,11-04-12 ) - O comentador de política internacional da RNA, Belarmino Van-Dúnem considerou que o fim da MISANG na Guiné-Bissau vai ter consequências graves para àquele país.

“Houve aqui uma falta de solidariedade por parte da CPLP, que fugiu praticamente as suas responsabilidades, uma vez que Angola, também se incrementou nesta missão com base nos acordos existentes na CPLP, houve também uma falta de cumprimento na sua própria palavra e dos compromissos por parte da CEDEAO e a União Africana, praticamente, não se envolveu no assunto”, disse.

Belarmino Van-Dúnem disse ainda que a própria ONU, também não incentivou a presença de Angola na Guiné-Bissau, o que significa que os guineenses mais uma vez terão que resolver os seus problemas e, quem sabe por uma intervenção militar no poder político e depois alguns partidos políticos tomarem o poder inconstitucionalmente.

Sem comentários: