sexta-feira, 13 de abril de 2012

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Sexta-feira, 13 de Abril de 2012

ÚLTIMA HORA: Há notícias que dão conta que a residência da presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Maria do Céu Monteiro, está a ser pilhada neste momento. AAS.

Militares prenderam um motorista da CNE, e confiscaram-lhe uma carrinha dupla cabine. O carro em causa foi alugado à CNE por um cidadão. O condutor, soube o DC, foi já libertado e a viatura também. AAS

Assaltos na noite violenta: Foram vandalizadas as residências do ministro do Comércio, Botche Candé, do presidente da CNE, Desejado Lima da Costa (a quem mataram o cão), do secretário de Estado dos Transportes e genro do PM, José Carlos Esteves, assaltaram a sede da Petromar. AAS

ÚLTIMA HORA: Raimundo Pereira estava em casa, quando chegaram os militares. Cercaram a residência, e disseram à sua escolta 'viemos buscar o Presidente'. O próprio abriu-lhes a porta, e ouviu 'vamos!'. Calmamente, agarrou num saco e saiu. Nisto, entra outro militar na sua residência e leva dois telemóveis. Até agora, não se sabe do seu paradeiro. AAS

ÚLTIMA HOrA: Militares voltam a cortar a estrada onde mora o primeiro-ministro Carlos Gomes Jr., agora mesmo. Estão armados de AK-47. AAS

(Re)confirmação DC: Primeiro-Ministro Carlos Gomes Jr está bem e em local seguro. AAS

EXCLUSIVO: A RESIDÊNCIA DO PRIMEIRO-MINISTRO CARLOS GOMES JR, DEPOIS DO ASSALTO DA NOITE PASSADA.

CASA CADOGO 1

CASA CADOGO 2

ÚLTIMA HORA: Os pára-comandos terão rechaçado a ofensiva na residência de Carlos Gomes jr. Notícia por confirmar dá conta de que o Presidente da República interino, Raimudo Pereira, estará sob custódia dos militares na fortaleza D'Amura, onde funciona o Estado-Maior General das Forças Armadas. Entretanto, militares fecharam a estrada junto à rotunda do aeroporto, cortando, assim, todo o acesso à cidade. AAS

O governo português fez um apelo "veemente" ao fim da violência na Guiné Bissau. Num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Portugal fez saber que está a acompanhar a situação de perto. A situação está agora mais calma, depois de duas horas de intenso tiroteio ao inicio da noite. Está em curso um golpe militar e nas ruas permancem vários soldados.

Os soldados fazem um cerco ao centro da cidade e à rua onde fica a casa do primeiro-ministro, que foi atacada com granadas. Fonte próxima de Gomes Junior disse à SIC que este está em paredeiro desconhecido, por óbvias razões de segurança.

Na internet, o blogue Novas da Guine dava conta de que Carlos Gomes Junior está vivo e em lugar seguro, protegido pela Missang, a missão angolana de apoio à reforma do setor militar da Guiné-Bissau.

Também sobre o Presidente interino, Raimundo Pereira, a indicação é de que se encontra bem, mas num local que não é revelado.

"O Governo português faz um veemente apelo à cessação de todos os atos de violência e ao respeito pela legalidade", indica o comunicado que refere que Portugal "acompanha com grande preocupação os acontecimentos" no país.

"A Embaixada de Portugal em Bissau seguiu e desenvolve os procedimentos de prevenção adequados, tendo aconselhado os cidadãos portugueses a permanecer em casa", informa ainda o documento, referindo que as informações sobre a situação na capital "são ainda incertas".

Este golpe militar, é encarado pelos apoiantes de Carlos Gomes Junior, que também é candidato a Presidente da República, como uma tentativa de golpe de estado.

Entretanto, o Brasil, que preside atualmente à Comissão Para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, junto das Nações Unidas, já pediu uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU sobre a violência das últimas horas na Guiné-Bissau.

Brasil pediu reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU

O Brasil pediu hoje uma reunião de emergência no Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a violência das últimas horas na Guiné-Bissau, disse à Lusa fonte diplomática na ONU.

De acordo com a mesma fonte nas Nações Unidas, ainda não está confirmada a realização da reunião, dada a grande sobrecarga da agenda do Conselho de Segurança na sexta feira, com discussões marcadas sobre a Síria e Coreia do Norte.

Fonte de outra missão adiantou que a reunião deverá ter o formato de um "briefing" por um representante do secretário geral Ban Ki-moon, pelo Departamento de Assuntos Políticos

Portugal faz apelo "veemente" à cessação de todos os atos de violência

O Governo acompanha a situação na Guiné-Bissau com preocupação e fez hoje um "veemente" apelo ao fim de todos os atos de violência, refere um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros. "O Governo português faz um veemente apelo à cessação de todos os atos de violência e ao respeito pela legalidade", indica o comunicado que refere que Portugal "acompanha com grande preocupação os acontecimentos" no país. "A Embaixada de Portugal em Bissau seguiu e desenvolve os procedimentos de prevenção adequados, tendo aconselhado os cidadãos portugueses a permanecer em casa", informa ainda o documento, referindo que as informações sobre a situação na capital "são ainda incertas". "Portugal mantém estreita articulação com os seus parceiros da Comunicade dos Países de Língua Portuguesa, nomeadamente com a presidência angolana, bem como com a União Europeia e as Nações Unidas", acrescenta o documento emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A instabilidade na Guiné-Bissau agudizou-se na véspera do início da campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais, que deveria começar hoje, com tiros ouvidos nas ruas da capital, movimentações militares, estações de rádio a deixarem de emitir e dirigentes políticos em parte incerta.

CEDEAO condena "tentativa de golpe de Estado"

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condenou na quinta-feira o que classificou como tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau.

"A CEDEAO condena formalmente e rigorosamente uma tentativa de golpe de Estado" na Guiné-Bissau, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Costa do Marfim, Daniel Kablan Duncan, citado pela agência AFP.

"Recemos informações complicadas sobre a Guiné-Bissau e essas informações indicam que está em curso um golpe de estado na Guiné-Bissau", acrescentou Daniel Kablan Duncan à imprensa depois de presidir a uma reunião de ministros da CEDEAO sobre a crise no Mali e também sobre a situação na Guiné-Bissau.

Sem comentários: