quinta-feira, 10 de maio de 2012

ACTUALIDADE GUINÉ-BISSAU

ANP Marca a sua Próxima Sessão Ordinária para os dias 14 a 29 de Maio.





Sede da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau
Bissau – A Comissão permanente da Assembleia Nacional Popular reuniu-se, hoje, quarta-feira, para se debruçar sobre o agendamento da sua próxima sessão ordinária. A reunião desta comissão foi presidida por Serifo Nhamadjo, Presidente em exercício da Assembleia Nacional Popular.
Dos quinze (15) membros da Comissão permanente da ANP, participaram nove (9). E, como explicou Serifo Nhamadjo na final da reunião, “estavam presentes membros do PAIGC e membros do PRS. No número de quinze elementos, estavam nove na sala. Por isso, há um quórum mais do que o suficiente”. E, nas palavras de Nhamadjo, “é este o nosso ordenamento jurídico”. A pergunta do Jornalista prendia-se com as ausências dos deputados do PAIGC afectos à ala de Carlos Gomes Júnior. Um dia antes, o Secretariado Nacional do partido maioritório tinha pedido aos seus membros, através de um comunicado, para “não participarem em nenhuma reunião da ANP”.

Mesmo assim, a Comissão permanente da ANP teve o seu encontro e diz ter chegado a um acordo quanto à sua proxima plenária que terá lugar entre os dias 14 a 29 de Maio, na próxima semana. “Nós já tinhámos agendados uma plenária para o mês do Maio, como reza os nossos regimentos. Tinha sido proposto para 3 a 25 de Maio. Infelizmente aconteceu aquilo que aconteceu e atrasamos bastante. Era necessário re-adaptar a data para que a plenária tivesse lugar. Foi agora aprovada para 14 a 29″, explicou Serifo Nhamadjo.

Ainda não há uma reacção formal da ala de Carlos Gomes Júnior quanto à esta decisão, mas o Presidente em exercício da ANP ofereceu o seguinte esclarecimento aos Jornalistas: “A Comissão Permanente é a representação das bancadas parlamentares das forças mais representadas no parlamento que são o PAIGC e o PRS. As nossas substituições fazem-se por presenças e nunca foram formalizadas. No princípio fazem-se as indigitações, mas nas ausências tanto na comissão permanente como na mesa funciona, requisitando outros deputados.” Esta explicação de Nhamadjo pretende dissipar as dúvidas sobre os que questionam a substitituiçao dos parlamentares afectos a PAIGC.

Durante o encontro de hoje, a Comissão permanente da Assembleia Nacional Popular também discutiu de uma forma breve, a presente situação guineense. Serifo Nhamadjo — que tem assumido o maior protagonismo dentro da ANP desde o golpe de 12 de Abril — fez a síntese doutros pontos em discussão: “…se falou doutros aspectos ligados com a situaçã político-militar. Fizémos uma abordagem genérica daquilo que se passou, em função das informações tidas nas consultas que tive a oportunidade de efectuar com o Comando Militar, os partidos políticos e as entidades religiosas. Transmitímos aos membros da Comissão Permanente aquilo que nós conseguimos apurar”.

Sem comentários: