quinta-feira, 31 de maio de 2012

ATUALIDADE GUINÉ-BISSAU


Ex-dirigentes refugiados na delegação da UE regressam às suas casas

Bissau, ( Fonte: RDN ) - Ex-dirigentes refugiados na delegação da UE em Bissau, foram quarta-feira descritos como que regressam às suas casas, onde já estarão a receber visitas de familiares.

A ex-ministra da presidência do conselho de ministros já se encontra na sua residência, o mesmo sucedendo ao presidente da CNE, Desejado Lima da Costa. 

*       *       *

Governo reafirma determinação em combater as razões de constantes sublevações com vista a garantir estabilidade efetiva no país

Bissau, ( Fonte: RDN ) - O governo reafirma determinação em combater as razões de constantes sublevações com vista a garantir a estabilidade efetiva no país, disse terça-feira o MNE.

Intervindo após audiências separadas que teve com alguns embaixadores acreditados no país, Faustino Fudut Imbali defendeu aquilo que considera como 'restauração da justiça' em toda a Guiné Bissau.

"os nossos parceiros para informar sobre três aspectos fundamentais; aconteceu o que aconteceu no dia 12, o objetivo aqui não é de explicar quais foram as motivações, é a situação que nós conhecemos e que temos neste momento, o nosso objetivo é informar aos nossos parceiros da determinação deste governo em particular do MNE para atacar as razões quanto a estiveram na origem das diferentes situações de sublevações na Guin~´e Bissau", pensou.

"A Guiné Bissau viveu durante todo esse período em situação muito difícil, situação de instabilidade. Quanto a nós pensamos que é devido ao facto do que se diz aqui, e nós concordamos que há  uma situação de injustiça, uma situação de restabelecimento da justiça na GBissau", defendeu Imbali.

O embaixador da França, porém, reafirmou a condenação pela França do golpe de estado de 12 de abril. Michel Flesch apontou, como imperativo, a implementação da reforma no setor da defesa e segurança e o combate ao narcotráfico.

O representante interino da UA, Mateus Quinoani, prometeu analisar as novas diretrizes do governo de transição para um eventual apoio.
*       *       *
França quer luta contra impunidade e narcotráfico e eleições rápidas - embaixador
Bissau, ( Fonte: Lusa, 30-5-12 ) - A França espera que o novo Governo da Guiné-Bissau lute contra a impunidade, combata o tráfico da droga e organize eleições credíveis no mais curto espaço de tempo, e só então poderá avaliar a atuação do executivo de transição. 
Os "imperativos" foram apresentados pelo embaixador de França em Bissau, Michel Flesch, após uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros de transição, quando considerou fundamental que o povo se exprima em liberdade e se façam eleições rapidamente. 
"Mas há outros dossiês que estão em cima da mesa como são os casos da reforma do setor da Defesa e Segurança e luta contra a impunidade, toda a forma de impunidade, e a luta contra o narcotráfico", observou Michel Flesch em declarações após uma audiência na terça-feira com Faustino Imbali e hoje divulgadas pela Rádio Nacional.
*       *       *

Crise bissau-guinéenne : le retrait de la mission militaire angolaise reporté

BISSAU, (Xinhuanet 31/05/2012) -  Le retrait de la mission militaire angolaise d'assistance à la mise en oeuvre de la réforme dans le secteur de sécurité et de défense en Guinée-Bisaau (MISSANG), prévu ce mercredi, a été reporté, ont indiqué des sources proches de l'état-major des armées bissau-guinéennes.

La MiSSANG, constituée de quelque 600 hommes, "restera encore quelques jours, voire des semaines", a déclaré un officier de l'armée bissau-guinéenne, sous le couvert de l'anonymat.

Aucune autre date n'a été officiellement avancée alors que la Communauté économique des Etats d'Afrique de l'Ouest (CEDEAO) avait affirmé la semaine dernière que le retrait débuterait ce mercredi et pourrait durer "quatre ou cinq jours".

"Le bateau qui doit transporter nos troupes et nos affaires n'est toujours pas venu de Luanda, alors nous attendons", a indiqué un officier angolais.

La MISSANG est présente en Guinée-Bissau depuis mars 2011 dans le cadre d'un accord bilatéral de coopération militaire.

C'est la présence de cette force qui a officiellement motivé le coup d'Etat militaire du 12 avril, l'état-major bissau-guinéen l'accusant de soutenir les autorités renversées et d'avoir des ambitions "colonialistes".

Les troupes d'interposition de la CEDEAO qui devrait assurer la sécurité de leur retrait et sécuriser le processus de transition politique en cours, quelque 600 soldats et policiers venant du Nigeria, du Sénégal et du Burkina, sont déjà arrivées à Bissau.
*       *       *

Governo recebe do EMGFA quinze viaturas retidas na sequência do golpe de estado de abril último

Bissau, ( Fonte: Bombolom-FM ) - Quinze viaturas do estado, retidas pelos militares na sequência do golpe de estado de 12 de abril findo, foram devolvidas ao governo.

A devolução das quinze viaturas civis aconteceu no reduto militar de Amura na presença dos ministros da presidência do conselho de ministros e porta-voz do governo e da defesa nacional e CEMGFA.

O titular da defesa nacional, Celestino de Carvalho,  agradeceu a atitude dos militares que considerou como "proteção do património do estado durante o golpe de estado".
*       *       *

Forças da ordem começam desmantelamento de grupos de bandos organizados em Bissau

Bissau, ( Fonte: Bombolom-FM ) - Informações na terça-feira, em Bissau, deram conta que a reacção da polícia de intervenção rápida terá levado à detenção, nesse mesmo dia, de muitos elementos pertencentes a esses grupos de bandos organizados.

À este propósito, uma conferência de imprensa está agendada para esta quinta-feira do comissário-geral da POP.

                                                                *        *       *
Grupo de bandos munidos de armas brancas invade mercado de Bandim causando pânico entre utentes e pessoas no local

Bissau, ( Fonte: Bombolom-FM ) - Um grupo de bandos munidos de armas brancas invadiu terça-feira o tão populoso mercado de Bandim, causando o pânico entre os utentes e pessoas presentes no local.

O ato já mereceu a condenação do presidente da associação de retalhistas dos mercados da Guiné Bissau, Aliu Seidi, que denunciou o roubo de jóias e outros haveres de pessoas, sobretudo, das mulheres, que se encontravam no local na altura da ocorrência.

"Pessoas vieram cá ontem para nos provocarem; elas entraram, obstruíram um lugar dentro do mercado, feriram algumas pessoas, roubaram jóias de ouro e, depois, houve uma grande confusão", explicou Seidi, que apelou, por outro lado, aos seus associados para procederem ao pagamento de impostos em dívida à Câmara Municipal de Bissau.

Ataques do género estenderam-se à várias outras localidades de Bissau por parte de grupos de bandos organizados que têm estado a atuar há alguns anos sem qualquer interpelação pelas forças da ordem.
*       *       *

Jornalistas de diferentes estações de rádios comunitárias do país terminam quinta-feira mais uma formação

Bissau, ( Fonte: RSM ) - Jornalistas de diferentes estações de rádios comunitárias do país concluem esta quinta-feira mais uma formação de dez dias que decorreu nas instalações da Rádio Sol Mansi de Mansoa.

O curso, que versou sobre o papel do jornalista na paz e noção de algumas palavras ou ideias muito comuns nos momentos de crises político-militares, foi ministrado pelo jornalista luso, António Pacheco.

O responsável do departamento de informação pública e porta-voz do UNIOGBIS, Vladimir Monteiro, presenciou e  acompanhou a formação na vila de Mansoa.

Questionado sobre o papel do UNIOGBIS neste momento no país, Vladimir Monteiro respondeu que, as Nações Unidas, de acordo com o seu mandato, é ajudar na consolidação da paz na Guiné Bissau.

"O departamento de informação do UNIOGBIS tem um papel importante, por isso estamos cá para trabalhar com o formador Pacheco no quadro deste projeto - rádio da paz, porque entendemos que a imprensa, os média têm um papel extremamente importante, inclusive as próprias estações de rádios comunitárias. Porque? Porque muitos conflitos - regionais, os problemas de posse terra e problemas entre os agricultores e criadores de gado, os jornalistas destas estações têm o papel de alertar e ajudar as pessoas a solucionarem os problemas antes que atinjam pontos mais importantes. Dai a nossa participação desta formação", sublinhou.
*       *       *

Governo reúne-se com dois sindicatos do setor de ensino nacional para salvar ano escolar

Bissau, ( Fonte: RSM ) - O ministro da educação nacional e secretário de estado do ensino voltaram a reunir-se quarta-feira com os dois sindicatos do setor de ensino público - SINAPROF e SINDEPROF, para salvar o ano escolar.

As partes não puderam alcançar nenhum acordo a favor do reinício das aulas.

O presidente di SINAPROF, Luis Nancassa, disse à este propósito que a retoma das aulas nas escolas do estado depende em larga escala do pagamento dos salários em atraso aos professores.

"O compromisso que tomamos é de que, se o governo pagar, vamos colaborar no máximo, para, no sentido de fazer com que o ano letivo 2011-2012 não vâ em vão, que o investimento dos pais e o esforço dos alunos não sejam nulos", afirmou.

Sem comentários: