segunda-feira, 9 de maio de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

O PR deixa o país hoje com destino a Turquia

Bissau, (Rádio Galáxia de Pindjiguiti) - O Presidente Malam Bacai Sanha deixa Bissau esta segunda-feira para uma viagem à Istanbul, capital da Turquia.

O dirigente guineense vai tomar parte em Istanbul da cimeira de doadores aos países menos desenvolvidos. A cimeira arranca hoje com uma cerimónia de abertura a ser presidida pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban-ki moon.

* * *

Bissau palco da conferência internacional dos ministros do emprego e formação profissional da UEMOA

Bissau, (Rádio Galáxia de Pindjiguiti) - A capital guineense, Bissau, é a partir desta terça-feira palco da conferência internacional dos ministros do emprego e formação profissional da União económica e Monetária de África Ocidental (UEMOA).

Este encontro foi anunciado através de um comunicado do gabinete de imprensa do ministério da função pública guineense.

O encontro a que participarão os ministros do emprego e formação profissional dos 8 estados membros da Organização, decorrerá sob o lema "emprego e formação profissional, uma estratégia regional para o desenvolvimento e inclusão social".

* * *

Rotas do tráfico de cocaína serão analisadas em reunião do G-8

(VisaoNews,Sunday, 08 May 2011) - Para chegar aos quatro ou cinco milhões de consumidores na Europa, a cocaína sul-americana pode transitar pela África (como a Guiné-Bissau), pelas Antilhas ou directamente, rotas que serão examinadas na terça-feira pelos ministros do Interior do G-8.

Esta reunião, em Paris, à qual irão juntar-se ministros de países americanos e africanos devido ao papel que têm no tráfico de drogas, tinha sido solicitada em Junho pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, para "lutar contra as máfias do crime."

"A cocaína é produzida na América Latina, principalmente na Colômbia, Bolívia e Peru. A droga passa através da plataforma do Caribe e, infelizmente, agora também pelo oeste africano", revelou o presidente francês.

De acordo com a estimativa de um especialista francês em luta contra o tráfico de droga, das 700 toneladas produzidas por ano na América Latina, cerca de 300 são destinadas a Europa.

Sem comentários: