terça-feira, 10 de maio de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PR deixa Bissau com destino à Istanbul para assistir à cimeira dos países menos desenvolvidos

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - O PR deixou Bissau segunda-feira para uma viagem à Turquia, onde vai assistir a conferência dos países menos desenvolvidos a presidir pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban-ki moon.

A conferência vai estudar um novo plano de dez anos de ajuda aos estados mais pobres do planeta terra.

No Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, Malam Bacai Sanha disse, citamos: "Neste momento há um virar de atenção da comunidade para os países menos avançados. Porque o mundo não pode andar assim tão distante como está neste momento. Portanto, é preciso reduzir esse fosso de diferenças. E esse programa tem um objectivo concretamente nos aspectos seguintes: dar ajuda, capacitar os países menos avançados no sentido de poder instaurar um pouco o processo de desenvolvimento. Isso é que é a nossa vantagem", disse.

Referente a encontros bilaterais com os seus parceiros, Bacai Sanha apontou o seu homólogo da Turquia, com o Secretário-Geral da ONU e eventualmente com outros chefes e amigos.

Aquela cimeira de Istanbul a que participam 48 países menos avançados, doadores e instituições internacionais, encerra as suas portas no próximo dia 13 deste mês.

* * *

O Presidente da ANP está a caminho da Europa onde vai participar da vigéssima-primeira sessão da assembleia parlamentar paritária ACP-U

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional ) - O Presidente da ANP está a caminho da Europa, onde vai participar da vigéssima-primeira sessão da assembleia parlamentar paritária ACP-UE.

Igualmente, Raimundo Pereira, que se faz acompanhar por quatro deputados, toma parte de vigéssima-quarta sessão da assembleia parlamentar da ACP, a decorrer de 11 a 18 deste mês em Budapeste.

* * *

Dois mortos e vários feridos é resultado de conflito pela posse de terreno na localidade de Djaál

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - Dois mortos e vários feridos é o resultado de conflito pela posse de terreno na localidade de Djaál, na proximidade da ponta Rocha, área de Ensalma.

O presidente da associação dos filhos de Djaál, António Gomes Có, explica como tudo aconteceu:

"Tudo aconteceu, porque, em 2009, tivemos um encontro de reconciliação. Mas eles alegaram que aquela parte que fica um pouco acima lhes pertence a eles e nós ficamos com a parte que fica junto à bolanha. Mas, o que está confirmado é que toda aquela área nos pertence a nós. Há cajueiros plantados ali. Nos últimos dias, a nossa gente foi lá buscar o caju, eles deteram-na. Fomos vê-los, conversamos e largaram a nossa gente. Ainda, ontem, domingo, uma mulher foi para lá buscar caju, eles atacaram-na e bateram-na até lhe deixarem com olho enchido. E logo que fomos vê-los no sentido de acalmarmos as coisas, eles acuteram um dos nossos homens e foi assim que começou o pânico".

"Logo, esta manhã, todos nós sentados no local para onde uma reunião havia sido marcada, na presença da Administradora, eles surgiram de repente e começaram a acutelar os nossos anciãos. Pela confirmação que posso fazer, quatro elementos de nós foram feridos e mantivemos um deles na nossa posse", adiantou António Gomes Có.

A governadora da região de Biombo, Maria Evarista de Sousa já lançou um apelo para que as duas populações, Papel e Balanta, abondanem o terreno por que disputam até a resolução final do problema.

O conflito ocorrido no último fim-de-semana naquela localidade da área de Ensalma resultou na morte de duas pessoas e várias outras ficaram feridas.

* * *

Um agente da POP terá espancado uma mulher grávida ao ponto de ser admitida no hospital em Cossé

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - Um agente da polícia da ordem pública (POP), é descrito como quem terá espancado uma mulher grávida ao ponto de a mesma ter sido admitida no hospital do sector de Cossé na região de Bafatá, leste do país.

De acordo com a nossa colega, "mais um caso de violência na região de Bafatá, concretamente no sector de Cossé, onde uma mulher grávida de quatro meses, Mariama Baldé, foi espancada no sábado findo por um jovem agente da POP local, conhecido sob a apelação de Mamadján ao ponto de a vítima ter sido levada para o centro de saúde local em estado de coma profunda, tal que confirmou o médico de serviço de plantão, Lamine Sambú".

O pai da vítima explica aqui o motivo do desentendimento: "A Mariama mora junto à avó. Eu mandei chamar a sua filha, Mamã, para ir comprar-me o sabão. Imediatamente, respondeu o agente da POP Mamadján - 'você está-se a referir a mim?' Eu lhe disse, que não, não me dirijo a você, eu estou chamando para a minha filha e não você. Então ele entrou na casa. Logo, o filho do dono da casa lhe disse 'olha, aqui você não vai fazer guerra com ninguém'. Ele, Mamadján, jurou a dizer - assim que ele sair cá fora eu vou bater nela. Então, o comissário da POP mandou chamá-lo tentando fazê-lo desistir do seu juramento sobre uma mulher grávida de quatro meses. Mas, em vão, pois o agente Mamadján começou a espancar a Mariama Baldé até a deixar desmaiada".

* * *

A confederação das associações nacionais do sector privado ameaça sair à rua contra processo de pagamento da dívida interna

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional ) - A confederação das associações nacionais do sector privado ameaça sair à rua por um período indeterminado em protesto contra a modalidade de pagamento da dívida interna.

A par desta, a organização reclama a publicação do relatório de pagamentos que visa esclarecer o processo, anunciou em conferência de imprensa o presidente da confederação, Inocêncio Lamba, que justifica a ameaça com o silêncio do governo.

* * *

Emirados Árabes Unidos interessados nos recursos naturais

(AngolaPress,09-05-2011) - Um grupo de investidores dos Emirados Árabes Unidos está interessado nos setores das pescas, prospecção mineira e infra - estruturas portuárias na Guiné-Bissau, revelou hoje (segunda-feira) uma fonte do Ministério da Economia guineense.

Segundo a mesma fonte, o governo de Bissau, representado pela ministra da Economia, Plano e Integração Regional, Helena Embalo, assina hoje um memorando de cooperação com os investidores árabes representantes de duas holdings, a International Comercial Investment e a Plambeck Emirates Global, ambos dos Emirados Árabes Unidos.

O memorando, que prevê investimentos a curto e médio prazo nos sectores das pescas, prospeção mineira e infra-estruturas portuárias, é rubricado por Helena Embaló e por um conselheiro do emir dos Emirados Árabes Unidos.


Sem comentários: