sexta-feira, 6 de maio de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

O PM admite possibilidade de reajuste salarial aos funcionários públicos ainda no decorrer de 2011

Bissau, ( Rádio Galáxia de Pindjiguiti ) - O Chefe do governo admitiu quinta-feira a possibilidade de um reajuste salarial aos funcionários públicos ainda no decorrer deste ano em função da subida do preço dos produtos da primeira necessidade no mercado.

Carlos Gomes Jr falava aos jornalistas no âmbito do acto de inauguração de uma nova agência do Banco da África Ocidental (BAO) no mercado de Bandim, em Bissau, tendo adiantado que esta é uma aposta urgente.

"É uma aposta que temos que fazer agora, já discuti isso com o ministro das finanças, temos que analisar a situação das pensões às camadas mais desfavorecidas para tentar continuar a fazer a compressão, enfim, para que haja uma justiça social efectiva que abranja toda a gente", afirmou.

- Isto pode ser ainda este ano?

- "Naturalmente que é urgente. É urgente porque nós não podemos permitir que uma pessoa com o salário de 14.000 francos Cfa vai poder comprar um saco de arroz (50 quilogramas) de 24.000. Portanto, para haver a justiça social para permitir a que a nossa população, embora com carências, possa viver condignamente e possa mandar os seus filhos à escola", reconheceu Gomes Jr.

O PM disse ainda que o seu governo está empenhado na tentativa de equilibrar o mercado nacional através de políticas de subvenções.

"O governo tem, através de certas subvenções, mantido e tentado equilibrar o mercado. Mas, mesmo assim, nós não desanimamos a continuar a luta, vamos investir fortemente no financiamento da juventude para irmos ao campo, para investir seriamente na produção agrícola. Isto é que é o caminho mais certo. Eu penso que é um investimento a médio prazo, mas que brevemente sofrerá efeito", adiantou.

* * *

Director-Geral do BAO admite ter havido volume de negócio diário de mais de 1 milhão de USD no mercado de Bandim

Bissau, ( Rádio Galáxia de Pindjiguiti ) - O Director-Geral do Banco de África Ocidental (BAO) admitiu quinta-feira ter havido um volume de negócio diário de mais de 1 milhão de dólares norte-americanos no mercado de Bandim.

Rómulo Pires intervinha pela ocasião da cerimónia de inauguração de uma agência do BAO junto ao mercado de Bandim, o maior do país.

"O mercado de Bandim é o maior pulmão económico do país, cuja pujança constitui um atractivo suplementar para aqueles que, como nós, prosseguem o objectivo de popularização dos serviços bancários. Trata-se da zona de maior concentração diária da população de todas as camadas sociais no qual ocorrem as maiores transações comerciais. É o principal destino das importações do país assim como dos produtos locais, com especial destaque para os bens da primeira necessidade", referiu.

"Segundo informações que circulam, o mercado de Bandim movimenta diariamente acima de um 1 milhão de dólares norte-americanos", adiantou Rómulo Pires.

Sem comentários: