quinta-feira, 12 de maio de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

G8:Cúpula adopta ambicioso plano de acção para travar rota transatlântica de cocaína

( AngolaPress, 11-05-2011 ) - Países consumidores de cocaína reunidos no G8, produtores e de trânsito da América Latina e da África adoptaram terça-feira em Paris um ambicioso para travar a rota transatlântico da cocaína que inclui estudar um fundo alimentado por bens apreendidos do narcotráfico.

"Afirmamos nossa determinação em parar o tráfico transatlântico de cocaína (...), que compromete o desenvolvimento económico, socava as instituições democráticas e ameaça a estabilidade internacional", afirma o projecto de declaração dos 21 países e nove organizações internacionais participantes na reunião ministerial celebrada em Paris.

Os participantes do encontro "A rota transatlântica da cocaína", organizado pela França - que este ano preside o G8 -, reafirmaram seu apego ao "princípio de responsabilidade compartilhada".

"A luta deve ser absolutamente global. Deve interessar os países produtores, de trânsito e consumidores, e deve incluir uma dimensão de luta contra a criminalidade, o reforço da governação e conversão das actividades agrícolas", argumentou o anfitrião da reunião, o ministro francês do Interior Claude Gueant.

Além dos ministros do Interior do G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Japão e Rússia), participaram ministros e embaixadores da Argélia, Marrocos, Senegal, Ghana, Nigéria e África do Sul, Colômbia, México, Brasil, Bolívia, Peru, República Dominicana e Espanha

* * *

Ministério da Justiça e PNUD iniciam divulgação dos resultados de estudo sobre acesso à justiça nalgumas regiões do país

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - O programa de fortalecimento do estado de direito e segurança do Ministério da Justiça em colaboração com o PNUD iniciou quarta-feira um encontro de divulgação dos resultados de estudo sobre acesso à justiça nomeadamente nas regiões de Cachéu, Oio e Sector Autónomo de Bissau.

Os trabalhos decorrem num dos hotéis da capital guineense com a participação de diferentes actores sociais e políticos do país.

O ministro da justiça, Mamadú Saliu Djaló Pires foi quem presidiu a cerimónia de abertura dos trabalhos na presença do representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e dum vice-procurador-geral da república.

Na opinião de Saliu Djaló Pires, o relatório ora apresentado "irá constituir não só o ponto de partida para mudanças planeadas no domínio de acesso à justiça, mas se trata também de um instrumento privilegiado ao dispôr do estado e dos seus parceiros internacionais, para melhor planeamento, intervenção e validação do impacto de medidas a tomar".

Ainda, a esse propósito, indicou que "o Ministério da Justiça está já empenhado na implementação de algumas das medidas concretas aprovadas na política nacional da justiça, na área do acesso à justiça e cidadania. Elaboramos já a legislação necessária para enquadrar a problemática, estamos a criar um gabinete de informação e consulta jurídica, bem como centros de acesso à justiça nessas regiões pilotos que foram alvos deste estudo", adiantou o ministro.

Para o PNUD, "é a questão de acesso à justiça é talvez mais crucial na estratégia do fortalecimento do sector. É indiscutível a necessidade de apoiar os estados em desenvolvimento", sublinhou a representante residente adjunta dessa Organização Onusina no país.

O estudo, cuja duração é de seis meses, foi realizado por um grupo de seis consultores contratados pelo PNUD e com contribuições do UNICEF e outros parceiros.

* * *

Gabinete contra a droga e crime, das NU, diz que narcotraficantes sul-americanos utilizam cada vez mais aviões comerciais e contentores

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - O Gabinete contra a droga e crime, das NU, afirmou que narcotraficantes sul-americanos utilizam cada vez mais seus próprios aviões comerciais e contentores de mercadorias em vez de grandes navios para enviar aos países de África Ocidental, como a Guiné-Bissau e Cabo-verde.

* * *

ACOBES promove marcha pacífica de protesto contra subida de vida

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - A associação dos consumidores de bens e serviços (ACOBES), promoveu quarta-feira uma marcha pacífica de protesto contra a subida do preço dos produtos da primeira necessidade na Guiné-Bissau.

A marcha, que decorreu sob o lema "todos contra o agravamento do nível da vida dos cidadãos" partiu da discoteca Bamboo, junto ao Líbia Hotel, e findou na sede do Governo em Brá. Dezenas de consumidores e membros da sociedade civil participaram da marcha, onde proclamaram palavras, como 'Queremos uma baixa dos preços dos produtos da primeira necessidade', 'Queremos a retirada de todos os produtos fora do prazo do mercado', entre outros.

Os manifestantes foram recebidos pelo ministro dos recursos naturais, Higino Cardoso, indigitado pelo chefe do Governo.

Ao proceder à entrega do caderno reivindicativo, o presidente da ACOBES, Fodé Carambá Sanhã pediu ao Governo para que 'não só recepcione e faça arquivar o documento', e mostrou a disponibilidade da sua associação em negociar pontos constados do mesmo.

"Notei atentamente o que constaram do caderno reivindicativo, estou meramente convencido que o Governo vai debruçar-se seriamente sobre isso. Aliás, a maioria das questões aqui levantadas são questões que constituem também preocupação do Executivo, sobretudo o diálogo a que o Governo está aberto com todos os parceiros da sociedade", afirmou Higino Cardoso.

* * *

Situação na Ponta Rocha está aparentemente calma sob forte vigilância das forças de segurança

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - A situação na Ponta Rocha, mais concretamente na localidade Djaal e Embasiné, está aparentemente calma sob forte vigilância das forças de segurança, tal que constatou a Rádio Sol Mansi.

"Estamos neste momento aqui na Ponta Rocha na área de Djaal e Embasiné, que está muito sobressaltada nos últimos dias, devido a problema de posse terreno entre os habitantes das duas comunidades. Neste momento, a situação está aparentemente calma, mas há uma forte vigilância policial, militar e polícia militar", reportou a nossa repórter.

"as duas comunidades permanecem atentas uma em relação a outra, porque existem ameaças feitas por uma parte que promete retaliar, por isso a presença das forças de ordem. Tentamos conversas com as pessoas, mas estas não estão dispostas a falar para a rádio", acrescentou a nossa repórter.

* * *

Homem de 60 anos de idade mata irmão cadete de 60 anos a facada no sector de Mansoa 'por causa de vinho'

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - No sector de Mansoa foi registado terça-feira mais um caso de violência entre dois familiares, que resultou num morto a facada.

Desta vez tudo parece estar ligado com o vinho, com um irmão de aparentemente setenta anos de idade, que matou o seu irmão cadete de 60 anos a facada no torax, na aldeia de Quinhaqui.

Sem comentários: