segunda-feira, 16 de maio de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Guiné ambiciona deixar países menos avançados

( RFI, 12 de Maio de 2011 ) - O chefe de Estado da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, participa em Istambul na reunião dos países menos avançados. O estadista guineense ambiciona que o seu país abandone a prazo este organismo.

Até dia 13 de Maio de 2011 a cidade turca de Istambul acolhe a cimeira dos PMA, os Países menos avançados. Uma designação que reúne 48 Estados, entre os quais 33 no continente africano.

Trata-se da quarta conferência do género, inaugurada a 9 de Maio em presença do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon.

Em causa está um novo plano de dez anos de ajuda aos países menos avançados.

* * *

PM reage com satisfação à notícia sobre o perdão dívida externa da Guiné-Bissau pelos países membros do Clube de Paris

( Rádio Pindjiguiti, 13 de Maio de 2011 ) - O PM reagiu com satisfação quinta-feira, à notícia que deu conta do perdão dívida externa da Guiné-Bissau pelos países membros do Clube de Paris em cerca de 283 milhões de dólares.

De acordo com Carlos Gomes Jr, este perdão da dívida ajudará o país a investir noutros sectores da vida pública nacional e na juventude.

“Comentar que efectivamente a comunidade internacional conhece o esforço que este Governo tem vindo a fazer. Conseguirmos no Clube de Paris, como sabem, ontem foi comunicado quase 100% da nossa dívida externa. Isto é um sinal de confiança, e, enquanto chefio o Governo, vamos continuar a trabalhar para continuar a oferecer confiança aos nossos parceiros”, afirmou ele.

- Quais são as vantagens deste perdão da dívida?

Carlos Gomes Jr – “Só o serviço da nossa dívida externa era estimado a cerca de 1.2 biliões de dólares. Só o serviço da dívida e os juros que tem dá para que o país comece a pensar a lançar os sectores mais carentes, como a educação, a saúde e promover o emprego jovem. Quer dizer, temos condições de repensar o país e tentar relançar projectos viáveis, projectos visíveis que possam melhorar a condição de vida da nossa população”, respondeu logo que foi questionado pelos jornalistas.

Num comunicado quinta-feira, o executivo guineense diz que os remanescentes da dívida exsterna da Guiné-Bissau, avaliados a perto de 285 milhões de dólares, 283 milhões desse valor foram desculpados pelos parceiros bilaterais do país membros do Clube de Paris.

No documento, o Governo dá a saber igualmente que este perdão da dívida externa do país aconteceu no âmbito das negociações lçevadas a cabo entre as autoridades nacionais e os seus parceiros, de que fez parte uma equipa chefiada pelo ministro das Finanças.

* * *

Presidente do STJ exorta Governo a hierarquisar as questões da justiça

( Rádio Pindjiguiti, 13 de Maio de 2011 ) - A presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), exortou quinta-feira o Governo a hierarquisar as questões da justiça nas suias prioridades para que a mesma possa chegar a todos os cantos do país.

Maria do Céu Silva Monteiro que intervinha no âmbito da cerimónia de encerramento dos eminário de apresentação do estudo sobre o acesso à justiça realizado nas regiões de Cachéu, Oio e Sector Autónomo de Bissau (SAB), disse que o Governo deve adoptar o orçamento suficiente ao sector da justiça por forma a respeitar o direito fundamental de acesso à justiça.

O Ministro da Justiça, mamadú saliu Djaló Pires presenciou o acto.

* * *

Guiné-Bissau assume presidência do conselho de ministros do emprego e formação profissional da UEMOA

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional ) - A Guiné-Bissau assume a partir desta quinta-feira a presidência do conselho de ministros do emprego e formação profissional da UEMOA.

A cerimónia aconteceu na tarde de quinta-feira no final da conferência sobre o emprego e formação profissional no espaço UEMOA.

Os ministros dos oito países membros da UEMOA encarregados do emprego e formação profissional debateram a criação de um observatório subregional e centro de excelência regional de emprego, profissional e rede de boas práticas.

Sob os auspícios da comissão da UEMOA, a conferência ministerial define a estratégia regional para o desenvolvimento e inclusão social, um assunto que o PM Carlos Gomes Jr considera fundamental para travar a pobreza.

"Apesar da performance económica reconhecida por todos os nossos parceiros nos últimos anos, o crescimento do nosso país continua a ser relativamente baixo, para atender a procura em matéria de criação de empregos", reconheceu.

"A economia guineense é vulnerável, pois depende essencialmente do sector agrícola, que emprega 80% da população e é responsável por mais de 60% do nosso PIB. Este sector emprega preferencialmente pessoal não qualificado e ainda pouco modernizado. Ainda há, portanto, uma enorme potencial não explorada, devido sobretudo, a falta de unidades processamento que contribuam para gerar o valor acrescentado", destacou.

* * *

Conferência regional da UEMOA sobre emprego e formação profissional debatida ao mais alto nível

Bissau, ( Rádio Sol Mansi ) - A conferência regional da UEMOA sobre o emprego e formação profissional foi debatida ao mais alto nível quinta-feira em Bissau pelos ministros da União económica e monetária de África Ocidental.

A UEMOA congrega oito países, a saber, Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.

O PM Carlos Gomes Jr presenciou a cerimónia de abertura, que disse esperar com grande interesse os resultados deste encontro regional a favor da colaboração e sinergia em matéria de cooperação e de influência do mercado de trabalho.

"O nosso Governo espera com grande interesse pelos resultados desta conferência, como produto dos mecanismos de colaboração e de sinergias emergentes em matéria de cooperação, de troca de experiência e de afluência do mercado de emprego", afirmou.

"Nós entendemos que a resolução do problema do emprego requer um ambiente propício ao investimento e ao desenvolvimento das grandes e pequenas empresas, o apoio para certos sectores considerados como alavancas para o crescimento", acrescentou o chefe do Governo guineense.

"A questão do emprego e de formação profissional, tema da presente conferência, é o cerne do nosso combate contra a pobreza, que, infelizmente, continua a ser o destino de uma importante parcela da população do nosso país. A pobreza afecta cada vez mais os mais jovens incluindo aqueles que frequentam a escola. É uma situação desconfortável no presente e insustentável no futuro", lembrou Carlos Gomes Jr.

A conferência deveria findar na tarde de quinta-feira com a finalização de um documento estratégico orientadora cujo objectivo é a promoção do trabalho e formação profissional no seio desta comunidade de África Ocidental.

* * *

Primeiro vice-presidente da ANP recebe embaixadores de Portugal e do Senegal

Bissau, ( Rádio Sol Mansi ) - O primeiro vice-presidente da ANP recebe quarta-feira em separado, os embaixadores de Portugal e do Senegal para solicitar o apoio destes dois países para a realização da conferência nacional na diáspora guineense.

A este propósito, disse o diplomata luso, António Ricoca Freire, a saida da audiência com Serifo Nhamadjo, ter garantido a este último, que preside a comissão organizadora do evento, que o seu país irá conceder o apoio necessário à realização dessa conferência.

Por seu lado, o diplomata senegalês, Mamadou Dieng, revelou que o encontro lhe permitiu explicar a Serifo Nhamadjo aspectos sobre os preparativos da conferência de imigrantes guineenses, que vai decorrer em Dacar nos dias 20, 21 e 22 deste mês. "É no quadro dos preparativos desse encontro a nível de Dacar que o senhor vice-presidente da ANP me recebeu. Vou comunicar as autoridades senegalesas desse facto", adiantou Dieng.

No mesmo quadro, Nhamadjo recebeu igualmente quarta-feira os embaixadores da França, UE e o encarregado de negócios da embaixada de Espanha no país.

* * *
PGR rende visita ao Tribunal Superior Militar

Bissau, ( Rádio Sol Mansi ) - O Procurador-geral da República (PGR), Amine Michel Saad, rendeu quarta-feira uma visita ao Tribunal Superior Militar.

A visita composta de duas partes, a saber, uma protocolar, para cumprimentos ao presidente dessa instância juridicional militar e a outra, para trabalhar com o efectivo da promotoria militar.

"Eu saio daqui muito satisfeito, mas também um bocado triste pelas condições um bocado degradantes onde funciona a justiça militar. A partir daqui, nós combinamos com o senhor presidente do Tribunal Superior Militar continuar este contacto, aprofundando os pontos em que entendemos deverem ser de consenso entre o MP civil e o MP militar. Foi uma reunião de trabalho muito aproveitosa", apontou Saad.

* * *

SINAPROF entrega ao Governo proposta de calendário para o próximo ano escolar

Bissau, ( Rádio Bombolom-FM ) - O sindicato nacional de professores (SINAPROF) procedeu quinta-feira à entrega ao Governo proposta de um calendário para o próximo ano lectivo 2011-2012.

De acordo com o presidente do SINAPROF, Luis Nancassa, a iniciativa visa ajudar o Governo na elaboração de um programa cabal para o melhor funcionamento das aulas nas escolas do estado.

"Esta proposta visa o início do ano-escolar a partir de Setembro à semelhança do que ocorre em todos os países do mundo, para, o mais tardar até 9 de Junho, as aulas findem. Isso, para permitir a que os professores tenham algum descanso, mas também permitir a que o próprio estado promova seminário de enquadramento e de formação dos professores", explicitou Nancassa.

* * *
Assinalado Dia internacional

Bissau, ( Rádio Sol Mansi ) - Foi assinalado quinta-feira, 12 de Maio, Dia internacional do enfermeiro, instituído em memória da Florence Nitinghali, um marco de enfermagem no mundo que nesceu nesse dia, em 1820.

Essa enfermeira britânica de ascendência italiana, destacou-se durante a guerra de Crimeia, em 1854, quando transformou a sua maneira de funcionamento do hospital militar do exército inclusive na Turquia, para introdizir mudanças na prestação dos cuidados de saúde.

No país, a data foi marcada com uma marcha promovida pelos estudantes da escola nacional de enfermagem, marcha essa que culminou na realização de uma palestra por um 'ensino de qualidade na saúde'.

* * *
Missão médica turca despede-se do ministro de saúde pública

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional ) - A missão médica turca despediu-se quinta-feira do ministro de saúde pública, Camilo Simões Pereira.

Os médicos turcos encurtaram sua missão à Guiné-Bissau devido àquilo que consideram como 'falta da colaboração dos médicos nacionais'.

Desta feita, a missão que era a priori de quinze dias, foi suspensa antes do tempo inicialmente previsto.

A RDN pôde apurar junto à uma fonte próxima da equipa médica turca que alguns médicos guineenses estavam a promover campanha de difamação contra os médicos turcos vindos para o país para tratamento gratuíto de pacientes.

Com 4,5 toneladas de medicamentos, a missão previa tratar gratuitamente cerca de sete mil pessoas em todo o território guineense.

* * *

A associação de jovens panafricanistas revolucionários realiza palestra que consagra ao Dia de libertação de África

Bissau, ( Rádio Sol Mansi ) - A associação de jovens panafricanistas revolucionários realizou quinta-feira uma palestra consagrada aos 53 anos de vida do Dia de libertação de África.

O acto decorreu no anfiteatro da escola nacional de desportos (INEFD) sob a presidência do ministro da educação nacional, Artur Silva.

* * *

Empresa angolana de construção civil apresenta projecto habitacional

( Rádio Pindjiguiti, 13 de Maio de 2011 ) - Empresa angolana de construção civil apresenta esta sexta-feira, aqui em Bissau, um projecto habitacional que vai ser implementado no país.

Com a iniciativa, a Freimar Limitada, de construção civil, quer pôr em prática o seu engajamento no sector de construção civil na Guiné-Bissau, considerada como o país carente em termos de infrastruturas em relação aos outros países da subregião.

Sem comentários: