quarta-feira, 11 de maio de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Comissão dos direitos humanos visita o local onde se registaram confrontos entre habitantes de arredores de Bissau

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional - RDN ) - A comissão dos direitos humanos visitou terça-feira a localidade do sector de Safim, onde se registaram no último fim-de-semana confrontos entre as populações de Djaál e de Embacina, arredores de Bissau.

A nossa reportagem apurou que duas pessoas já perderam a vida na sequência desses confrontos.

* * *

Disputa de terreno termina com dois mortos

Bissau – As populações de Embassiná e Djaal, na região de Biombo, no norte da Guiné-Bissau, evolveram-se este fim-de-semana num confronto que resultou em dois mortos e sete feridos graves.

Em causa está a disputa pela posse de um terreno. Trata-se de um lugar que tem plantações de cajueiros, principal produto da economia guineense, e onde se praticam também outras actividades agrícolas. As partes envolvidas usaram catanas, paus e outros objectos cortantes.

Devido à delicadeza do assunto, as autoridades levaram até ao local um dispositivo de segurança, composto por agentes da Polícia da Ordem Pública e elementos das Forças Armadas. A presença da força de ordem no terreno, desde há três dias, acontece enquanto decorrem as negociações entre as duas povoações vizinhas, mediadas pelas estruturas governamentais.

As informações disponíveis apontam que o Executivo pretende delimitar a zona em disputa, dividindo o espaço conforme as razões ou argumentos que vão ser apresentados. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Antonio Indjai, deslocou-se ao local, tendo apelado ao serenar dos ânimos entre os populares. O mesmo apelo foi feito pelas outras figuras civis que se encontravam no espaço de conflito.

A disputa de terreno na Guiné-Bissau tem sido um dos maiores problemas sociais nas comunidades rurais, sobretudo quando se tratam de espaços aráveis.

* * *

Bissau acolhe conferência regional de técnicos da UEMOA

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - Técnicos dos países da União económica e monetária da África Ocidental (UEMOA) reuniram.-se esta terça-feira, em Bissau, numa conferência regional para abordarem compromissos resultantes do encontro de Abril de 2010 em Bamako, Mali, para a criação de um observatório do trabalho e formação profissional para esses países e institucionalização de um quadro de coordenação entre os ministros responsáveis do trabalho e da formação profissional.

A abertura da conferência regional subordinada ao tema - trabalho e formação profissional, uma estratégia regional para o desenvolvimento e inclusão social foi presenciada pelo ministro guineense da função pública, trabalho e modernização do estado, Fernando Gomes.

De acordo com este último, "é o dever do estado qualificar os seus recursos humanos e orientâ-los para a profissionalização".

* * *

Governo dá passos importantes para aproximar a justiça dos cidadãos

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional - RDN ) - O Governo deu passos importantes para aproximar a justiça dos cidadãos no sentido de combater a justiça privada e a impunidade.

Neste âmbito, o PNUD em parceria com o Governo, apresenta esta quarta-feira, um estudo consagrado ao acesso à justiça na Guiné-Bissau.

Para já, Oio, Cacheu e o Sector Autónomo de Bissau são as regiões pilotos para a implementação de centros de acesso à justiça.

O encontro de dois dias consecutivos é financiado pelo PNUD.

* * *

Governo procede à entrega de materiais às vítimas de calamidades

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - Governo, através do Ministério da Mulher, família, Coesão Social e luta contra a pobreza, procedeu terça-feira à entrega de materiais aos beneficiários do projecto de apoio às vítimas de calamidades.

A presente entrega surge no quadro da execução do projecto de apoio às vítimas de calamidades, financiado pelo Governo do Brasil no montante de 200 mil dólares, cuja gestão é co-financiada pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

* * *

Dezasseis agentes da direcção-geral dos serviços prisionais e do Ministério da Justiça recebem formação no software

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional - RDN ) - Dezasseis elementos da direcção geral dos serviços prisionais e do Ministério da Justiça, inclusive o director-geral dos serviços prisionais e chefes dos guardas prisionais recebem formação no uso do SOFTWARE da gestão de dados do sistema prisional.

O novo Software foi instalado nos centros prisionais de Bafatá e Mansoa, respectivamente norte e leste da Guiné-Bissau e na direcção geral dos serviços prisionais, para garantir a eficácia do funcionamento do sistema prisional.

O novo software foi desenvolvido pelo Escritório da NU contra a droga e crime (UNODC), o qual também apoiou tecnicamente e financiou a formação e instalação do novo softawre no âmbito do fundo das NU para a consolidação da paz.

O representante do UNODC, Manuel Pereira, assegurou que o novo sistema irá permitir o maior controlo dos reclusos e para a criação de melhores condições nas prisões.

Por seu lado, o reponsável da SSR e representante do UNIOGBIS no evento, Antero Lopes, reconheceu a existência de capacidades para dar resposta, caso forem disponibilizados, meios necessários para a modernização das instituições.

* * *

A sociedade civil sai à rua quarta-feira numa marcha de protesto contra subida de preços no mercado

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional - RDN ) - A sociedade civil vai participar esta quarta-feira da marcha pacífica de protesto contra a subida de preços dos produtos da primeira necessidade no mercado nacional.

A marcha é organizada pela associação dos consumidores de bens e serviços, ACOBES, que apela a população em geral a participar da manifestação.

O movimento exorta o Governo para exigir os importadores a apresentação das facturas de compra e disponibilização de informações sobre os preços a praticar.

A marcha partirá da discoteca Bamboo 2000 ao Palácio do Governo sito a cerca de um quilómetro dali.

* * *

Política nacional de igualdade e equidade do género em debate em Bissau

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional - RDN ) - A política nacional de igualdade e equidade do género está sendo debatida esta terça e quarta-feira na capital guineense.

O encontro tem como objectivo actualizar os conhecimentos relacionados com os estatutos para a promoção da qualidade do género.

O ministro de saúde pública, Camilo Simões Pereira, presenciou o acto de abertura, na presença da presidente do instituto da mulher e criança, Iracema do Rosário e da chefe do departamento dos direitos humanos e género do UNIOGBIS, Guadalupe de Souza.

* * *

Director-geral do Hospital Nacional Simão Mendes nega que seu pessoal médico se recusou a apoiar missão médica turca

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - O director-geral do maior centro hospitalar do país negou categoricamente terça-feira que o seu pessoal médico tenha-se recusado a prestar apoio à equipa médica turca, presente na Guiné-Bissau por um período de cerca de seis dias, numa missão de tratamento médico gratuíto.

Agostinho Semedo afirma que a sua instituição só teve o conhecimento da missão turca no país na quarta-feira passada, e, já na quarta-feira seguinte, a missão iniciou operações no Hospital Nacional Simão Mendes e noutros centros médicos do país, o que, disse ele, terá desorganizado completamente o lide.

Rumores correram em Bissau que deram conta que o pessoal do maior centro hospitalar do país se tinha recusado a prestar qualquer apoio à missão turca, cuja presença nesse centro suscitou notória afluência de pessoas.

Sem comentários: