sexta-feira, 20 de maio de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Inicia dia 23 deste mês terceira sessão ordinária da oitava legislatura da ANP

( Rádio Sol Mansi, 18 de Maio de 2011 ) - A terceira sessão ordinária da oitava legislatura da ANP inicia no próximo dia 23 de Maio e conta terminar trabalhos em 17 de Junho que vem.

“Estão agendados oito pontos no projectao da ordem dos trabalhos, a saber:

1. a aprovação final e global do projecto de lei sobre as regras do protocolo do estado,

2. a apresentação, discussão e votação da proposta de alteração da lei sobre a criação e classificação das zonas turísticas especiais,

3. apresentação, discussão e votação da proposta de alteração da lei de subvenções a titulares de cargos políticos,

4. aprersentação, discussão e votação do projecto de lei sobre o código de administração autárquica e capacidade eleitoral,

5. a alteração da lei orgânica de bases de organização das forçpas armadas remetida a PR para ponderação com intuito de exclusão do cargo do vice chefe de estado-maior das forças armadas, 6. apresentação, discussão e votação da proposta de lei sobre a proibição da excisão feminina,

7. apresentação, discussão e votação da proposta de lei sobre a punição do tráfico de pessoas, e, finalmemnte,

8. que tem a ver com tratados e convenções internacionais”, reportou Nelsom Cá.

* * *

Directora-geral da PJ, exonerada a seu pedido, diz que solidão na luta contra narcotráfico foi determinante na sua demissão

( Rádio Sol Mansi, 18 de Maio de 2011 ) - A directora-geral da PJ guineense, que foi exonerada da sua função a seu pedido a 13 deste mês disse à agência LUSA que “a solidão na luta contra o narcotráfico foi determinante para a sua demissão da direcção da PJ da Guiné-Bissau”, país referenciado pelos Estados Unidos como narcoestado emergente.

Esta magistrada do ministério público, em declarações que prestou à LUSA, disse que a sua demissão tem a ver com a falta de apoios. “Não tendo condições objectivas e tendo em consideração a alguns fatores, não propriamente ameaças, entende-se que realmente a diretora da Polícia Judiciária estava só".

À margem do "Simpósio Transatlântico para o Desmantelamento de Redes Ilícitas Organizadas", que termina quinta-feira em Lisboa, Lucinda Barbosa, que vai ser substituída no final deste mês por um outro magistrado, João Biegue, lamentou não ter tido as condições necessárias para cumprir o seu trabalho conforme planeara ao longo de três anos e 10 meses à frente da PJ guineense, mas apesar das carências e falta de apoio político, ela considerou positivo o balanço do seu trabalho.

A UNTG comemora seu quinquagésimo aniversário

Bissau ( Rádio Bombolom-FM ) - A União Nacional dos trabalhadores da Guiné (UNTG) marcou quarta-feira cinquenta anos da sua existência como organização dos trabalhadores.

A cerimónia de abertura da comemoração foi presenciada pelo ministro da função pública, trabalho e modernização do estado, em representação do chefe do Governo ausente do país.

Fernando Gomes falou da salvaguarda dos interesses dos trabalhadores e da liberdade sindical como duas das grandes preocupações do Executivo presidido por Carlos Gomes Jr.

“Não obstante o reconhecimento legal e constitucional da liberdade sindical, a necessidade de salvaguarda dos interesses superiores constitui destinada à defesa dos valores nacionais, razão pela qual se introduziu legalmente normas revestidas de limites ao exercício excessivo e inadequado da liberdade sindical”, lembrou Fernando Gomes.

“O país está numa etapa da sua história onde é exigida a todos nós, maiores responsabilidades por forma a adequar a nossa actuação às exigências de momento cada um no setor e cada um na sua área de atividade” adiantou.

Por sua vez, o Secretário-Geral da UNTG, Estêvão Gomes Có, referiu, citamos:

“A nossa central sindical completa cinquenta anos. São cinquenta anos de combate, são cinquenta anos de conquistas, são cinquenta anos de vitórias, mas são, igualmente, cinquenta anos de esperanças frustradas e, sobretudo, cinquenta anos de sofrimento dos trabalhadores que, até então, não viram suas condições de vidas melhoradas”.

O ex-Primeiro-ministro Carlos Correia, abordou durante este acto comemorativo dos cinquenta anos da UNTG o tema “Papel da UNTG na luta de libertação nacional” e o outro assunto, “A UNTG no contexto actual do país” foi apresentado pelo filósofo Fernando Delfim da Silva.

* * *

Suspensa a greve decretada pelo sindicato dos inspectores do pessoal administrativo e observadores marítimos

( Rádio Sol Mansi, 18 de Maio de 2011 ) - A greve decretada pelo sindicato dos inspectores do pessoal administrativo e observadores marítimos foi suspensa na sequência de um acordo a que chegou com o Governo terça-feira.

O porta-voz deste sindicato, Carlos Albino Pereira da Silva, disse terem suspensa a greve tendo em consideração os resultados saidos do encontro tido terça-feira com o patronato.

“Chegamos a consenso, e ficou claro que nós, realmente, gostamos do diálogo, mas deve ser frontal e honesto. Suspendemos provisoriamente a greve”, afirmou ele.

Carlos da Silva revelou que o seu sindicato reivindica o pagamento da dívida com o serviço da previdência social e a efectivação de alguns funcionários que se encontram fora do quadro de observadores marítimos.

* * *

Escolas públicas continuam paradas pelo segundo dia consecutivo

( Rádio Galáxia de Pindjiguiti, 18 de Maio de 2011 ) - As escolas públicas do país continuam paradas pelo segundo dia consecutivo, na sequência de uma greve nesse sentido convocada pelo SINAPROF.

A Rádio Pindjiguiti, numa ronda que efectuou quarta-feira às escolas de Bissau, constatou que todas os estabelecimentos escolares do estado estavam paralisadas.

Ao ouvir o director do Licéu Nacional Kwame N’Krumah, Júlio César, sobre o cumprimento do programa escolar, este ano, este último disse que o Delgado mes está praticamente compromitido.

“Eu não sei qual é o mitivo da retenção, eles nada explicaram, nem o sindicato de base nem nada, é porque as pessoas não entregaram as fichas. Estranhamente, eu penso que nada se deve aos professores. A dívida é só o mês de Maio e não sei o porquê da retenção das fichas do segundo período. Praticamente, nenhum dos licéus da capital publicou os resultados do segundo período”, sublinhou Júlio César Delgado.

* * *

Cumprido quarta-feira segundo dia da greve no setor do ensino

( Rádio Bombolom-FM, 18 de Maio de 2011 ) - A greve decretada pelo SINAPROF observou quarta-feira segundo dia consecutivo de cumprimento.

De acordo com o sindicato, em termos percentuais, a aderência está a rondar os 100%.

De acordo com o porta-voz do sindicato, Malam Li, o SINAPROF não descarta a possibilidade de continuar com futuras paralisações, se, até ao término da presente greve, não forem contactados pelo Governo.

A paralisação já suscitou várias reacções, nomeadamente, da associação dos pais e encarregados de educação dos alunos e da confederação das associações estudantis da Guiné-Bissau.

O vice-presidente desta organização estudantil, Lamine Indjai, já veio a advertir que, se até quinta-feira as partes não encontrarem alguma solução, a CONAEGUIB irá orientar todas as associações estudantis de todo o país para uma saida à rua para sucessivas marchas de reivindicação.

* * *

Disputas pela posse de terreno continuam a ganhar espaço na Guiné-Bissau

( Rádio Sol Mansi, 18 de Maio de 2011 ) - Disputas pela posse de terrenos plantados de cajoeiros continuam a ganhar espaço na Guiné-Bissau.

Desta vez, aconteceu no setor de São Dimingos, onde um jovem foi descrito como que terá alegadamente desferido golpes de catana contra um irmão seu, o qual teria sido admitido num centro médico local.

* * *

Conflitos para a posse de terreno continuam a ser registados no país

( Rádio Galáxia de Pindjiguiti, 18 de Maio de 2011 ) - Conflitos sobre a posse de terreno e casas copntinuam a ser registados um pouco por todos ios cantos da Guiné-Bissau, alguns deles resultando casos de agressões físicas e até mortes.

No Bairro de Bandim, junto à entrada da parragem de Biombo, dois guineenses disputam há vários anos a pertença de duas casas construídas há mais de vinte anos.

O assunto arrastou-se tanto que, agora, foi levado perante as autoridades judiciais do país.

Esta disputa opõe Luis Mendes a Joaquim Gomes. O primeiro diz ser ele alegadamente quem teria acolhido Joaquim Gomes em sua casa quando este último estava sendo vítima de um despejo.

Já recebido na palhota, o Joaquim Gomes fez tudo para se apoderar da casa numa altura em que o provável dono se encontrava a estudar na Argélia.

Levado o caso para a justiça, esta decidiu a favor do Luis Mendes, mas, depois, coma ajuda de um recurso ao STJ, Joaquim Mendes consegue apoderar-se da casa em disputa e fazer despejar o pimeiro e toda a sua família da mesma.

Não sabendo como o quê mais para se fazer a justiça, Luis Mendes foi à uma rádio para aliviar o peso que transporta no toráx.

Sem comentários: