quarta-feira, 18 de maio de 2011

Embaixador do Reino de Espanha entrega cartas credenciais a PR

( Rádio Difusão Nacional, 17 de Maio de 2011 ) - O embaixador do Reino de Espanha procedeu terça-feira à entrega das cartas credenciais a Presidente da República, Malam Bacai Sanha.

Após a entrega, Dom Afonso Lopes Verona, prometeu lidar para o reforço da cooperação bilateral entre Bissau e Madrid, e anunciou a disponibilização de uma verba para financiar estudos sobre a construção de estradas nas regiões do sul da Guiné-Bissau.

* * *

O Chefe do Governo segue para visita a Timor-Leste

( Rádio Sol Mansi, 17 de Maio de 2011 ) - O Primeiro-Ministro guineense, Carlos Gomes Jr, seguiu segunda-feira para uma visita a Timor-Leste, onde participará da cerimónia comemorativa do dia da independência nacional daquele estado asiático lusófono prevista para esta sexta-feira.

O comunicado do Governo, que deu conta da viagem, diz que Carlos Gomes Jr se fez acompanhar pelo chefe da diplomacia guineense, Adelino Mano Queta e ministra da economia, plano e integração regional, Helena Nosolini Embaló.

* * *

A comissão parlamentar para revisão constitucional inicia dabate público sobre a matéria

( Rádio Sol Mansi, 17 de Maio de 2011 ) - A comissão parlamentar para revisão constitucional iniciou terça-feira um dabate público sobre a revisão da constituição da Guiné-Bissau depois de cerca de quinze anos sem qualquer apreciação dessa carta mágna do país.

A revisão do texto que foi dividido em dois painéis juntou nesta primeira fase técnicos ligados a área e diferentes sensibilidades, que vão proporcionar subsídio importante no sentido de alteração e introdução de melhorias na constituição por forma a torná-la moderna e adequada à realidade guineense.

"A revisão constitucional é uma oportunidade extraordinária para o país uma vez que tem estado a reclamar há vários anos um consenso nacional para sua melhoria", sublinhou o segundo vice-presidente da ANP, Sori Baldé, durante o acto de abertura do debate público.

Por sua vez, Ansumane Sanhã, coordenador da comissão técnica para a revisão constitucional, disse haver toda a necessidade para a mudança da constituição de república, pelo facto de não prevêr a fiscalização preventiva que permite detectar a inconstitucionalidade das leis.

Esse debate público pela revisão da constituição da Guiné-Bissau cujo segundo painel será organizado a nível dos partidos políticos, foi financiado pelos quadros do Programa de apoio dos órgãos de soberania e estado de direito (PAOSED).

* * *

Segunda assembleia-geral de Cáritas inicia trabalhos em Bissau

( Rádio Sol Mansi, 17 de Maio de 2011 ) - A segunda assembleia-geral de Cáritas iniciou terça-feira os trabalhos sob o lema 'Cáritas, um serviço renovado para a Guiné-Bissau'.

A ministra da família, coesão social e luta contra a pobreza, Maria de Lurdes Vaz, representou o Governo na cerimónia de abertura desse encontro de assembleia-geral, que decorre de 17 a 19 de Maio no salão da Cúria Diocesana de Bissau.

* * *

Greve do SINAPROF tem aderência na cidade de Bafatá

( Rádio Sol Mansi, 17 de Maio de 2011 ) - A greve decretada pelo Sindicato nacional de professores ( SINAPROF) tem aderência na região de Bafatá, testemunhou o nosso correspondente local, Braima Siga.

“A greve de três dias consecutivos decretada pelo SINAPROF teve uma aderência de 100% na cidade de Bafatá, de acordo com o que pudemos constatar nalguns estabelecimentos de ensino”, reportou Braima Siga.

* * *

A greve nas escolas públicas está de pé

( Rádio Difusão Nacional, 17 de Maio de 2011) - A greve nas escolas públicas está de pé.

As aulas estão parcialmente paralisadas de hoje até quinta-feira. Esta greve do SINAPROF visa reclamar o cumprimento de acordos que firmou com o Governo em finais de 2010.

* * *

Catorze raparigas, descritas como que estariam a fugir de alegado casamento forçado, refugiam-se numa Igreja em Catió

( Rádio Sol Mansi, 17 de Maio de 2011 ) - Catorze raparigas, descritas como que estariam a fugir de alegado casamento forçado, encontram-se refugiadas na Igreja evengélica de Catió.

Na segunda-feira, o grupo de raparigas recebeu a visita da Governadora e uma deputada daquele sector, na região de Tombali.

“Dentre o grupo de raparigas, doze delas provieram do sector de Como e as outras duas são do sector de Catió”, avançou o nosso repórter local.

Sem comentários: