terça-feira, 24 de maio de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

ANP - inicia a terceira sessão ordinária da oitava legislatura de 2010-2011

Bissau - ( Rádio Sol Mansi ) - A terceira sessão ordinária da oitava legislatura da ANP para 2010-2011 iniciou segunda-feira no Palácio Colinas de Boé. A sessão irá decorrer até ao dia 17 de Junho que vem.

Depois da abertura, os deputados debateram alguns projectos-leis contidos da ordem do dia, ao que se seguiu uma breve concertação entre os do PAIGC e PRS sobre o quinto ponto, referente à alteração da lei orgânica de prazos e organização das forças armadas, que o PR remeteu aos deputados para ponderação, com o intuíto de inclusão do cargo de vice Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas.

Para esta sessão da ANP, foram agendados oito pontos fundamentais no projecto da ordem do dia.

* * *


Brasil perdoa 95 porcento da dívida da Guiné Bissau

( Angop, 23-05-2011 ) - A Guiné Bissau vai se beneficiar de um perdão de 95 porcento da sua dívida para com a República Federativa do Brasil, disse à Angop o ministro das Finanças daquele país africano, José Mário Vaz.

José Mário Vaz disse, à margem da II reunião dos ministros das Finanças da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizado a 20 de Maio, em Luanda (Angola), que o Brasil já confirmou a redução da dívida e que, nessa altura, correm apenas os procedimentos formais para se extinguir aquela percentagem.

O titular não revelou o valor que o seu país deve ao Brasil, mas mostrou-se satisfeito por essa posição do seu credor.

* * *


Jornalistas angolanos formam e capacitam jornalistas guineenses no Centro Cultural Brasil-Guiné-Bissau

Bissau - ( Rádio Sol Mansi ) - Com a duração de uma semana, começou segunda-feira no Centro Cultural Brasil-Guiné-Bissau uma formação e capacitação dos jornalistas dos órgãos públicos e privados do país, promivida por uma equipa técnica da comunicação social angolana.

A ministra da Comunicação Social, Maria Adiatu Djaló Nandigna, presenciou o acto de abertura rodeada dos embaixadores de Angola, Brasil e Portugal. O curso, intensivo, deveria durar quinze dias consecutivos, mas ao que parece, pode ser comprimida por razões de exigências profissionais dos formadores angolanos.

* * *

Constatado em Bissau fraca participação dos alunos em algumas escolas públicas esta segunda-feira

Bissau - ( Rádio Sol Mansi ) - A nossa reportagem constatou segunda-feira, em Bissau, fraca participação dos alunos em algumas escolas públicas.

Isto acontece numa altura em que os alunos já perderam vários dias de aulas, devido a sucessivas ondas de greves nesse setor da vida nacional. Para já, à semana finda, o SINAPROF já havia entregue um novo pré-aviso de greve de trinta dias ao Governo a contar desta terça-feira, 24 de Maio, devendo prolongar-se até 17 de Junho próximo.

O presidente do SINAPROF, Luis Nancassa, disse que, em princípio, a greve terá de ter lugar, mas tudo pode depender das negociações com o Governo. "Está previsto que a greve inicie amanhã (terça-feira, 24), mas tal início depende do Governo. Se o Governo quiser que a greve não se inicie amanhã, então ele terá que negociar", sublinhou.

Instado quanto a possibilidade de nulidade do presente ano escolar, Nancassa manifestou a sua disponibilidade para negociar com o Executivo, embora não assumir qualquer responsabilidade sobre essa nulidade do ano lectivo.

Por outro lado, o Ministro da educação, Artur Silva, negou em entrevista ter conhecimento de um novo pré-aviso de greve entregue pelo SINAPROF e rejeitou a responsabilidade à essa organização social dos professores

* * *

Presidente do SINDEPROF acusa seu homólogo do SINAPROF de agir de má fé

( Rádio Galáxia de Pindjiguiti ) - Uma polémica instala-se no seio dos sindicatos do setor do ensino público guineense, com o presidente do SINDEPROF a acusar o seu homólogo do SINAPROF, Luis Nancassa, de estar a agir de má fé face ao Governo.

Num encontro com a imprensa nesta segunda-feira, Lauriano Pereira da Costa disse que o Governo cumpriu cerca de 70% o seu compromisso para com os professores, tendo sido esta posição o que impulsionou o SINDEPROF a desaconselhar qualquer aderência dos seus associados nessa greve do SINAPROF.

"Algumas vezes, até parece ser a má fé ou malvadeza, porque, somente uma pessoa má é que pratica esses tipos de actos. Porque não se pode ser incoerente perante coisas que sabemos que esse tal fulano não é todas as coisas, você tapa o seu rosto, dando ares que ele não fez nada em proveito dos eu belo-prazer, our talvez, que você tem outras intenções subjacentes que ninguém sabe", atacou Lauriano Pereira da Costa.

Este presidente do SINDEPROF teceu igualmente duras críticas ao Herculano Cubaba, membro desta organização sindical de base, que tem exigido a realização de um congresso, o qual, de acordo com as suas revelações, foi suspenso das suas funções por motivos de certas práticas de irregularidades neste sindicato.

* * *

Carbunculo hamático provoca morte na região de Gabú

( Rádio Galáxia de Pindjiguiti ) - Algumas aldeias da região de Gabú, a saber, Djariá e Bantandô, estão confrontando com problemas de carbunculo hemático que já terá provocado a morte de cerca de trinta bovinos naquela localidade do leste do país.

Para já, o responsável da direcção do serviço de veterinária local já confirmou a existência da epidemia, e manifestou a sua preocupação pela forma como o corpo dos animais mortos são abandonados ao ar livre, com os riscos de poderem contaminar outros entes vivos.

* * *

Guiné-Bissau e Timor-Leste assinam acordo em sete areas

( Portuguese News Network, 2011-05-23 ) - Os Governos de Timor-Leste e da Guiné-Bissau assinaram a semana passada um Acordo Geral de Cooperação que visa os domínios da cultura, ciência, economia, recursos naturais e cooperação política.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros guineense, Mano Queta, esteve em Timor-Leste na semana passada, onde foi recebido pelo seu homólogo timorense Zacarias Albano da Costa, integrado na delegação da Guiné-Bissau para as comemorações do 9º aniversário da restauração da independência timorense.

Sem comentários: